quinta-feira, 4 de março de 2021

O Movimento Pentecostal Estados Unidos Pastores e Missionarios

 O Movimento Pentecostal

O século XX é lembrado principalmente como o século das grandes guerras ou como o século do grande progresso tecnológico. Preferimos defini-lo como o século do Despertar Pentecostal. Como veremos, ele nasceu no primeiro dia deste século e, no decorrer dele, se espalhou por todas as partes do mundo.

Existem 470 milhões de pentecostais protestantes no mundo hoje, e a meta de meio bilhão de fiéis não parece muito distante. Eles, portanto, representam o maior entre os fenômenos religiosos nascidos no século XX e mais da metade do protestantismo mundial. O número é desconhecido para muitos, mas em nosso país três em cada quatro protestantes são pentecostais. O Movimento Pentecostal representa assim, no mundo, o maior Movimento do Despertar da história do Cristianismo. Nos escritos a seguir, tentaremos traçar um relato histórico do Movimento Pentecostal, desde suas origens no Kansas até sua difusão na Itália.


Pentecostes em Topeka (Kansas)

Era a noite de  de janeiro de 1901 , primeiro dia do século XX, quando, na " torre de oração " de uma modesta Escola Bíblica em Topeka, uma cidade do estado de Kansas, nos Estados Unidos, o batismo pentecostal com o sinal de línguas. O nome da escola bíblica era " Bethel Bible College". O recinto era muito original, um edifício construído no modelo de um castelo inglês em pedra vermelha e branca e que, de acordo com o projecto inicial, devia ter três torres com preciosas janelas de madeira e vitrais. Infelizmente, porém, o proprietário chamado Stone, por falta de recursos, teve que limitar a obra aos dois primeiros andares e, portanto, apenas duas das torres foram concluídas e o restante foi acabado da melhor maneira possível com material comum.

Charles Fox ParhamNão sabemos se Charles Fox Parham (1873-1929), ex-pastor metodista, mais tarde parte do "Movimento de Santidade", comprou ou alugou aquele edifício muito original. Certamente terá sido escolhido por razões econômicas. Na verdade, a Escola não contava com grandes recursos porque era mantida “pela fé”, sem mensalidades ou mensalidades.

O "Colégio" foi inaugurado em outubro de 1900. 34 alunos matriculados naquele curso, vinte dos quais já eram reconhecidos como pregadores metodistas ou de outras igrejas evangélicas. Os alunos inscreveram-se com um " propósito muito sério: descobrir a força espiritual que os habilitaria a enfrentar o desafio espiritual do novo século ", redescobrir, com uma busca espiritual profunda, o poder pentecostal da Igreja da era apostólica . Essa escola não era para ser permanente. “ A ideia era de um período de preparação intensiva na palavra de Deus, na oração e na evangelização. Esperávamos que Deus tivesse cumprido um"(As partes assinaladas em itálico são escritas pelos mesmos protagonistas do conto Ed.) Na prática, tratava-se de um curso de estudo segundo o método temático, em preparação para a atividade evangelística e missionária. Seguia-se o método apostólico, isto é dedicar-se " à oração e ao ministério da Palavra " (Atos 6: 4). Uma porta foi aberta em uma das duas torres do edifício e tornou-se " a torre de oração " para os alunos que organizaram uma incessante " oração em cadeia ""para a busca dessa autoridade espiritual, que os tornaria elegíveis para o futuro ministério cristão. Em dezembro foi realizado um exame sobre os seguintes temas doutrinários: arrependimento, conversão, consagração, santificação, cura divina e o retorno do Senhor. no final do mês do ano, o Parham, antes de se ausentar da Escola para uma série de reuniões evangelísticas, pediu aos alunos que pesquisassem as Escrituras a respeito da evidência do Batismo no Espírito Santo: " Ora, ele disse: 'Tendo ouvido isso tantos grupos religiosos afirmam diferentes provas da manifestação do Batismo Pentecostal, estudam cuidadosamente as evidências do Batismo do Espírito Santo para ter algo indiscutível com base nas Escrituras"Os alunos começaram a fazer aquela pesquisa bíblica no livro dos Atos dos Apóstolos e descobriram que a evidência do Batismo no Espírito Santo estava constantemente falando em outras línguas. Eles imediatamente quiseram colocar essa" descoberta "em bom uso e em oração pediram a Deus que o cumprisse neles.

Agnes Ozman É assim que Agnese Ozman (1870-1937) narra essa experiência) o primeiro crente batizado no Espírito Santo no século XX: "Como alguns outros, senti que havia recebido o batismo do Espírito Santo no momento de minha consagração, mas ao saber que o Espírito Santo ainda não havia sido dispensado em maior plenitude, meu coração ficou faminto pelo poder do alto. .. durante o primeiro dia de 1901, a presença do Senhor esteve entre nós de maneira relevante, dando-nos uma profunda quietude no coração para obter coisas maiores Dele. Um espírito de oração se manifestou sobre nós. Naquela noite, por volta das 23h, senti no coração pedir que mãos fossem impostas sobre mim para receber o dom do Espírito Santo. Como eles foram impostos na minha cabeça, o Espírito Santo desceu sobre mim e comecei a falar em línguas e glorificar a Deus ... Foi como se rios de água viva jorrassem do fundo do meu ser“Essa descoberta teológica e aquela primeira experiência espiritual deram início ao Despertar Pentecostal do século XX.

J. Roswell FlowerJ. Roswell Flower (1888-1970), um dos pioneiros das Assembléias de Deus nos EUA , por mais de cinquenta anos uma das personalidades mais representativas do Movimento, observou: “Essa foi a decisão mais importante daquele momento. Houve muitos casos de pessoas que falaram em outras línguas antes de 1900, mas esta manifestação sempre foi considerada um fenômeno espiritual ou, na melhor das hipóteses, um 'dom' do Espírito, nunca dando ênfase especial ao fato de que aqueles que buscou o enchimento do Espírito Santo deve esperar falar em outras línguas. Mas esses alunos deduziram da Palavra de Deus que no período apostólico falar em outras línguas era considerado a evidência inicial do batismo no Espírito Santo (ver Atos 10:46: “porque os ouviram falar em outras línguas e glorificar a Deus”). Foi esta decisão que deu início ao Movimento Pentecostal do Século XX . "

Esses poucos alunos estabeleceram um princípio que continua a ser fundamental para o Movimento Pentecostal mundial: toda experiência espiritual cristã deve ter um certo fundamento no Novo Testamento, porque a Escritura, e somente ela, é a regra autorizada de nossa fé e conduta.


Pentecostes na Rua Azusa, Los Angeles

William Joseph SeymourEm 1905, William Joseph Seymour (1870-1922) frequentou como auditor outra Escola Bíblica em Houston, Texas, fundada e editada pelo próprio Parham. Em fevereiro de 1906 em Los Angeles, ele pregou para uma comunidade evangélica em Atos 2: 4. Ele foi imediatamente expulso. Em seguida, organizo reuniões com a família anfitriã na rua Bonnie Brae e o Senhor começou a manifestar Seu poder batizando no Espírito Santo. Um local logo teve que ser encontrado, e os crentes mudaram-se para a Rua Azusa , 312 , que já fora uma Igreja Episcopal Metodista Africana. Aqui centenas de pessoas receberam o batismo no Espírito Santo, entre eles muitos visitantes, alguns dos quais se tornariam bem conhecidos no mundo pentecostal: William Durham(1873-1912), Charles Mason (1866-1961, afro-americano fundador da Igreja de Deus em Cristo), Thomas Ball Barratt (1862-1940, animador do Despertar Pentecostal na Escandinávia e Grã-Bretanha), Cecil Pollhill (1860- 1938, fundador da primeira sociedade missionária pentecostal).

312 da Rua Azusa

(O clube na Rua Azusa) 

 

Missão da Avenida Norte, Chicago

William Durham William Durham (na foto) , pastor de uma igreja batista geral, tornou-se ministro da Missão da Avenida Norte em Chicago, uma comunidade simpática ao Movimento Keswick , em 1901 Em 1907 ele foi batizado no Espírito Santo na Rua Azusa. De volta a Chicago, ele apresentou a mensagem pentecostal que se espalhou por todo o leste dos Estados Unidos. Pregador de oratória excepcional foi o afirmador autorizado da Obra Perfeita do Calvário , que repudiou a santificação como a segunda obra da Graça. Essa posição teológica levou, entre outras coisas, à constituição das Assembléias de Deus .

 

Os italianos Luigi Francescon, o primeiro italiano batizado no Espírito Santo, Rosina Francescon, Dora De Cicco, Giovanni Garrou, Pietro e Emma Ottolini chegaram à Missão da Avenida Norte .

Luigi e Rosina Francescon

Esses crentes emigrantes italianos, por meio de várias vicissitudes, se reuniram na Assembleia Cristã de Chicago, comumente conhecida como a Grand Avenue Mission ou como "a igreja dos toscanos", já que a maioria dos crentes vinha da província de Lucca. Será a primeira Igreja Evangélica Pentecostal italiana.

 

As origens do Movimento Pentecostal Italiano

 “O dia 15 de setembro de 1907 deve ser considerado uma data de fundamental importância para o Movimento Evangélico Pentecostal Italiano, porque coincide com o início de um Despertar em massa entre nosso povo.” A plenitude dos tempos havia chegado para o nascimento do Movimento Pentecostal Italiano ". Um novo Despertar que surgiu no seio do mundo evangélico começou sua vida autônoma, despertado pelo Espírito Santo, destinado a crescer e se expandir muito além das fronteiras de Chicago. Nossas declarações podem parecer excessivas, talvez triunfalistas, mas se o acontecimento é considerada à luz de sua difusão entre os italianos no mundo, sua objetividade não pode ser negada.

Durante o culto matinal daquele distante domingo aconteceu algo incomum e extraordinário: Pietro Ottolini o descreve como " um dia de memória sagrada " e Luigi Francescon: " O inesquecível 15 de setembro ". O culto começou às 10 horas e de repente um "novo Pentecostes" se manifestou. Enquanto John Garrou, que havia sido batizado no Espírito Santo algumas horas antes na comunidade de Durham, levantou uma oração ao Senhor, o poder de Deus desceu sobre a comunidade e os presentes foram permeados pelo divino Consolador.

Ottolini descreve esse evento excepcional da seguinte maneira: "Ao ver essa demonstração, senti que estava ligando para Francescon. Instruí G. Marin a ir e dizer a Francescon que o Senhor o queria entre nós. Quando Marin chegou em casa, não encontrou ninguém e escreveu um bilhete que dizia: "O Senhor manifestou Seu poder em nossa igreja na Grand Avenue, Ele quer você lá", e colocou o cartão por baixo da porta. Quando Francescon voltou para casa, ele leu o aviso, foi até De Cicco, que morava perto, e mostrou-lhe o bilhete acrescentando: "Visto que o Senhor manifestou Seu poder na Igreja dos toscanos e eles solicitaram nossa presença, é bom que aqui vamos nós ". Francescon chegou por volta das 14h e encontrou um grande número dos presentes investidos pelo poder de Deus, naquele dia o Senhor batizou Pietro Menconi, Esterina Giometti e Caterina Gardella."

O irmão Francescon hesitou em aceitar o convite, mas o Senhor o investiu com um poder sobrenatural. Ele se levantou e disse: “ Agora estou certo de que o Senhor falou por meio de seu irmão Ottolini ”, então deu uma mensagem poderosa. As bênçãos daqueles dias foram inúmeras e não é possível levar em conta cronologicamente os batizados no Espírito Santo. Uma coisa pode ser dita, parecia que o dia de Pentecostes havia reaparecido e Chicago havia se tornado o centro desta obra divina, que estava destinada a conceder bênçãos especiais ao povo italiano.

Francescon narra o evento de Chicago com vários outros detalhes: "No inesquecível 15 de setembro do mesmo ano, no encontro n ° 1139 W. Grand Avenue, o Senhor se manifestou sobre seu irmão A.Lencioni. Criou-se uma perturbação por não se discernir a obra de Deus: dois dos presentes, vendo isso, vieram chamar-me, os quais eram o Pe. Menconi e o Luigi Garrou, dizendo-me que fosse ao local onde estavam reunidos. Antes de ir, orei ao Senhor, que me mandou ir. Quando entrei naquela sala, o Senhor encheu minha boca para lhes falar sobre o poder do sangue da aliança eterna e que somente por meio dela alguém pode estar na presença de Deus e obter Suas promessas fiéis. Imediatamente o Senhor se manifestou com Sua presença, selando os irmãos P. Menoni, A.Andreoni, A.Lencioni, e outros, e a fama de nosso Senhor, e Suas grandes obras foram difundidas, e conhecidas por muitos, que ainda vieram para ver, e o Senhor os convenceu e selou, velhos e novos (na fé) entre eles também os irmãos G. Marin e Umberto Gazzari ... quando voltei ao encontro na Grande Avenida, irmão Ottolini abriu o culto e o P. Menconi presidiu. No terceiro culto que tivemos, aconteceu que o irmão P. Menenconi subiu ao púlpito, o irmão P. Ottolini ... gritou dizendo: "Irmão Monconi pare, o Senhor me disse que enviou o irmão Francescon entre nós para ensina-nos. O irmão P. Menconi foi confirmado pelo Senhor para sentar-se no presente, e que mais tarde ele também o usaria. Por isso voltei a ocupar o cargo de presbítero daquela igreja até 29 de junho de 1908 ". velhos e novos (na fé) entre eles também os irmãos G. Marin e Umberto Gazzari ... quando voltei ao encontro na Grand Avenue, o irmão Ottolini abriu o culto e o P. Menconi presidiu. No terceiro culto que tivemos, aconteceu que o irmão P. Menenconi subiu ao púlpito, o irmão P. Ottolini ... gritou dizendo: "Irmão Monconi pare, o Senhor me disse que enviou o irmão Francescon entre nós para ensina-nos. O irmão P. Menconi foi confirmado pelo Senhor para sentar-se no presente, e que mais tarde também o usaria. Por isso voltei a ocupar o cargo de presbítero daquela igreja até 29 de junho de 1908 ". velhos e novos (na fé) entre eles também os irmãos G. Marin e Umberto Gazzari ... quando voltei ao encontro na Grand Avenue, o irmão Ottolini abriu o culto e o P. Menconi presidiu. No terceiro culto que tivemos, aconteceu que o irmão P. Menenconi subiu ao púlpito, o irmão P. Ottolini ... gritou dizendo: "Irmão Monconi pare, o Senhor me disse que enviou o irmão Francescon entre nós para ensina-nos. O irmão P. Menconi foi confirmado pelo Senhor para sentar-se no presente, e que mais tarde também o usaria. Por isso voltei a ocupar o cargo de presbítero daquela igreja até 29 de junho de 1908 ".

Ottolini confirmará esta estrutura "apostólica" na comunidade com estas palavras: " Minha posição na igreja neste período era presidir a reunião e Francescon administrar a Palavra ".

Como havia acontecido no dia de Pentecostes, quando " todos os que criam estavam juntos ... e todos os dias iam assíduos e de acordo ao templo ... juntamente com alegria e simplicidade de coração " (Atos 2: 44,46) , as tensões e as disputas entre os dois grupos de evangélicos italianos cessaram como num passe de mágica. A harmonia total agora reinava. Todos ... perseveraram unânimes na oração " (Atos 1:14). Este foi o primeiro milagre daquele inesquecível 15 de setembro. Naquele dia, o Movimento Pentecostal Italiano nasceu oficialmente!

(...) Daquele domingo, "dia da memória sagrada", só pudemos descrever o que está relatado nos únicos documentos escritos de próprio punho pelos dois pioneiros, que por modéstia escreveram muitos anos depois dois pequenos folhetos, abaixo forma de testemunho, que denota, entre outras coisas, a diferença de origem, caráter e estilo dos dois autores.

(...) 15 de setembro de 1907 não pode ser considerado apenas uma manifestação ocasional e emocional de um grupo de indivíduos que presumiam ter experimentado a experiência da Igreja Cristã primitiva. Esses não eram alguns fanáticos barulhentos. Esses "plebeus sem instrução", tocados pelo poder de Deus, experimentaram o que outros cristãos experimentaram nos séculos anteriores.

Sem saber, aqueles cristãos estavam ligados a essa "genealogia espiritual" que, a partir da Igreja da era apostólica, por meio de eventos alternados, se manifestou novamente como um Despertar em massa entre o povo italiano, produzindo o que o Evangelho sempre cria e que é a liberdade, emancipação social, dignidade, amor ao próximo e acima de tudo uma mensagem ardente de libertação espiritual para todos os que nela acreditam ”.

 


 

O Movimento Pentecostal na Itália

Julgamos oportuno incluir neste trabalho algumas palavras de testemunho que a irmã ítalo-americana Lea Palma, esposa do irmão Rinaldo Remoli  e filha de Michele Palma e Caterina Gardella, duas pioneiras do Movimento Pentecostal, nos libertaram em 2003. Irmã Lea com seus 96 anos é quase um testemunho direto das origens deste glorioso Despertar. Aqui está o que ele nos disse:

 “ Em 1897 os irmãos se reuniram em uma igreja valdense e durante uma oração o irmão Giuseppe Beretta começou a falar em línguas desconhecidas. Nenhum irmão sabia o que era essa experiência, com tanto medo que o correram à farmácia para encontrar um remédio para essa estranha doença. Dez anos depois, em 1907, com o primeiro derramamento do Espírito Santo em uma Igreja italiana, eles se lembraram do evento e compreenderam o significado daquela experiência. Beretta após a experiência de Pentecostes anunciou o Evangelho a leste de Chicago, precisamente em Holley New YorkLá ele testemunhou a um homem que respondeu: "Se você começar a arar minha terra em vez de bois, eu acreditarei em você." Beretta fez o que esse homem pediu e o Senhor o salvou e várias igrejas se desenvolveram naquela área. De volta a Siracusa, Beretta encontrou 8 italianos que se converteram e se reuniram no local de culto presbiteriano. Com grande sacrifício, os irmãos conseguiram comprar o lugar dos presbiterianos. Beretta se lembrou de meu pai em Chicago, que tinha 35 anos, e escreveu-lhe uma carta onde estava escrito: "Informo que o Senhor, em Sua grande bondade aqui em Siracusa e arredores, fez um trabalho maravilhosamente grande, tendo chamado um grande pessoas para si ... Eu tenho mantido você na frente deste trabalho por muito tempo,

Naquela época, a Igreja não tinha apenas um presbítero como hoje, mas quatro, e eram: Ottolini, Menna, Francescon e Menconi. Meu pai fez a proposta aos élderes que oraram por ele e se mudaram em 1919 para cuidar da Igreja Syracuse de Nova York . O Senhor trabalhou muito e esta comunidade existe até hoje.

Giacomo Lombardi foi o primeiro a dar o testemunho pentecostal na Itália Ele sentiu o chamado do Senhor para ir para a Itália, então ele pegou todas as suas economias: $ 500 e deu para os idosos cuidarem de sua família. Ele chegou na estação e fez uma oração dizendo "Senhor, você sabe que não tenho dinheiro, se você quer que eu vá para a Itália, por favor me mande o dinheiro". Enquanto ele levantava esta oração, um homem se aproximou dele e lhe deu um envelope com dinheiro suficiente para pegar o trem. O mesmo milagre aconteceu antes de ele embarcar no navio que o levaria a Nápoles. Em Nápoles, ele pediu uma carona para Roma. Ele foi para a casa de um amigo Ignazio Rocchie eles tiveram uma reunião onde o Senhor batizou os primeiros crentes na Itália no Espírito Santo. Caminhando pela Villa Borghese em Roma, Lombardi conheceu um homem a quem disse que tinha uma mensagem de Deus, este homem que se chamava Sforza respondeu que nunca perseguiria um homem que veio do Senhor a ele, Lombardi ele anunciou sua salvação e esse cavalheiro aceitou a Cristo como seu Salvador pessoal, pouco depois de sua morte. Gradualmente, um núcleo de crentes foi formado e em 1910 havia três comunidades pentecostais.

Vamos agora conhecer de perto os três principais pioneiros pentecostais na Itália por meio de pequenas biografias: Luigi Francescon, Giacomo Lombardi e Pietro Ottolini :


Luigi Francescon (1866-1964)

Luigi FrancesconNasceu em Udine em 26 de março de 1866 e emigrou para a América em 1890. Em Chicago iniciou a profissão de mosaico. No mesmo ano ele se converteu ao Evangelho. Ele estava entre os membros que formaram a primeira Igreja Presbiteriana Italiana em Chicago e foi eleito um dos presbíteros e secretário da comunidade. Meditando as escrituras, ele entendeu a importância do batismo nas águas por imersão. Ele renunciou à Igreja Presbiteriana e se juntou ao grupo evangélico livre, presidido por Giuseppe Beretta. Ele foi o primeiro italiano a ser batizado no Espírito Santo. Em 15 de setembro de 1907, ele testemunhou a bênção pentecostal na Assembléia Cristã de Chicago, que se tornou a primeira Igreja Cristã Evangélica Italiana da fé Pentecostal. Missionário no Brasil, formou os primeiros grupos italianos do “". Em 1925 formou a Congregação Cristã de Chicago e foi seu regente, mantendo a mente limpa até sua morte em 7 de setembro de 1964.


Giacomo Lombardi (1862-1934)

Giacomo LombardiNascido em Prezza em 3 de outubro de 1862, ele emigrou para os Estados Unidos em 1892. Ele se converteu ao evangelho em Chicago e tornou-se membro da Igreja Presbiteriana Italiana. Em dezembro do mesmo ano ele foi curado de uma doença e foi batizado no Espírito Santo e testificou de sua fé no Senhor sendo batizado em água por imersão. Em julho de 1908 ele ouviu o chamado para o ministério e junto com Francescan colaborou em uma missão em St. Louis, Missouri, e foram juntos para a Califórnia. Por boas 5 vezes ele partiu para a Itália para realizar um ministério evangelístico e de edificação entre as igrejas que surgiram. De volta a Roma, ele decidiu alugar um local aberto ao público. O primeiro local de culto na Itália. Ele voltou para Chicago, cumpriu sua missão por alguns anos,


Pietro Ottolini (1870-1962)

Pietro Ottolini casou-se com Emma PaciniNasceu em Lucca em 11 de novembro de 1870, emigrou para a América em Chicago e se casou com Emma Pacini . Ela foi a primeira a se converter ao Evangelho, comprando a Bíblia de Giuseppe Beretta. Peter foi convertido pouco depois. Ele se tornou um dos presbíteros do grupo evangelístico livre que em 1907 era a Assembleia Cristã.

Recebeu de Francescon o convite para participar dos cultos na comunidade de Guglielmo Durhan, onde experimentou o Batismo no Espírito Santo junto com sua esposa. O Missionário dos Estados Unidos fundou a Assembleia Cristã em St. Louis, Missouri. Foi missionário na Itália, fundou as comunidades de Milão e Lucerna, San Giovanni (Torino). Retornando à igreja de São Luís, realizou uma vasta obra de evangelização e permaneceu como pastor até sua morte em 3 de janeiro de 1962.

 

Dois bons servos do senhor

No próximo capítulo falaremos sobre as "Assembléias de Deus na Itália" (ADI) por enquanto apenas rastrearemos as biografias de Umberto Gorietti e Roberto Bracco, as duas principais figuras do Movimento Pentecostal Italiano e das Igrejas ADI.

Umberto Gorietti (1904-1982)

Umberto GoriettiNascido em Roma em 28 de dezembro de 1904 de uma família de origem umbria, teve uma adolescência difícil devido à separação de seus pais, aos quais estava unido por um profundo vínculo de afeto.

O pai foi o primeiro a se converter ao evangelho. Em 1930, já casado e com 2 filhos, enquanto sua família passava por uma grave crise, ele se converteu ao Evangelho. Após o baptismo na água e no Espírito Santo, como consequência da sua profissão de representante comercial, deu por si a visitar as comunidades pentecostais existentes em várias zonas da Itália e, por isso, a exercer um ministério de "evangelista itinerante".

Será um instrumento usado por Deus para conduzir sua mãe a Cristo e reconstruir a família paterna após 15 anos de separação. Em 1933, ele testemunhou a Salvatore Anastasio, o primeiro a aceitar a mensagem pentecostal em Nápoles. Após o triste interlúdio da ocupação fascista, Gorietti foi o primeiro a voltar a ter contato com os crentes e grupos de igrejas e a encorajá-los. Quanto à aplicação de formas de perseguição na Itália, Umberto Gorietti foi o instrumento utilizado por Deus para resolver o problema da liberdade de pregar o Evangelho, sem que o Movimento Pentecostal Italiano perdesse sua independência e autonomia espiritual, obtida do Presidente da República o reconhecimento jurídico das "Assembléias de Deus na Itália" das quais foi também o primeiro presidente.

Embora gravemente doente, ele nunca deixou de se interessar pela obra de Deus.

Em 28 de abril de 1982, seu coração parou de bater e ele foi promovido à glória.


Roberto Bracco (1915-1983)

Roberto BraccoNasceu em Roma em 27 de maio de 1915. Órfão na infância, viveu em um ambiente cheio de ressentimento para com Deus pelas dificuldades de sua família. Abandonou os estudos aos 11 anos e iniciou a sua própria atividade laboral. Com sua inteligência incomum e um profundo desejo de aprender, ele satisfez sua sede de conhecimento escrevendo poesia. Com a ardente curiosidade que o animava, impressionava-se com as palavras ditas por um simples crente, frases tiradas da Bíblia completamente desconhecidas e incompreensíveis para ele, quando lhe testemunhava a salvação em Cristo pelo Evangelho. Intrigado, ele obteve o endereço da Igreja e, pouco depois de se converter ao Evangelho, aceitou o Batismo e foi batizado no Espírito Santo.

Em 1943 ele se casou com Anna Stella e foi eleito pastor da comunidade de Roma.

Sua habilidade oratória incomum e seu conhecimento doutrinário conseguiam esconder seu caráter notoriamente tímido, o que muitas vezes o impedia de ter relacionamentos interpessoais afetuosos.

Ele será eleito secretário do primeiro Comitê Executivo da erigenda "Associação Religiosa das Assembléias de Deus na Itália" e será o diretor da fundação do Instituto Bíblico Italiano .

Após 16 anos de serviço, ele renunciou ao cargo de pastor da comunidade de Roma. Sua condição física estava piorando cada vez mais depois de um ataque cardíaco muito sério. Durante uma visita pastoral ao lar de idosos dependente da comunidade, ele sofreu outro ataque cardíaco e prematuramente, aos 68 anos de idade, em 25 de julho de 1983, foi chamado de volta à presença de seu Salvador, a quem ele amava e serviu fielmente.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Usar a internet, celular e outros meios de comunicação para ofender ou prejudicar o outro é crime. A prática é conhecida como Cyberbullying e pode acarretar processos tanto no campo cível, com dano moral, quanto na área criminal, como injúria, calúnia e difamação
Cuidado reconheço IP e posso usar lei 12.737 contra usuarios mal intencionados ,

DESMASCARANDO CCB BRÁS SP ! CHEGA DE MENTIRAS

  A História por trás da história , vejam nesse vídeo fatos que a Congregação Cristã no Brasil escondeu por mais de cem anos , ex membro e p...