quinta-feira, 4 de março de 2021

Maçom Francesco Toppi

 O pastor Francesco Toppi nasceu em Roma em 1º de janeiro de 1928, filho de Gioacchino e Gina Gorietti, em uma modesta casa localizada na Via Labicana, a poucas centenas de metros do Coliseu. Sua mãe, ainda não crente, - seu pai já havia aceitado o Evangelho e se convertido -, mandou batizá-lo segundo o rito católico romano na vizinha Igreja de Sant'Alfonso, no final da Via Merulana, na esquina com a via Labicana.

A família logo se mudou para outra área de Roma, no distrito de Trieste, onde Francesco Toppi passou a infância e o início da adolescência. Nesse ínterim, a mãe também se converteu ao Evangelho e a família compareceu às reuniões no local de culto localizado na via Adige, o primeiro local histórico da comunidade de Roma. Em 1935 começou o duro período de perseguições fascistas, que durou até 1944. Em 6 de junho de 1943, seu pai Gioacchino, sua mãe, sua avó, junto com dezenas de outros crentes, foram presos durante uma batida policial fascista, em um casa onde se encontraram clandestinamente para celebrar a adoração ao Senhor. Eles permaneceram na prisão por vinte e três dias. Após o período de perseguição e liberdade religiosa obtida, durante as reuniões extraordinárias realizadas nas instalações do YMCA, na Via Curtatone, não muito longe da estação Termini, acolhido pelo pastor suíço Herman Parli, Francesco Toppi se converteu ao Evangelho quando tinha apenas dezessete anos, realizando a experiência do novo nascimento junto com um grande número de jovens da igreja de Roma, Via dei Bruzi, incluindo seu amigo fraterno e companheiro inseparável de muitas experiências no ministério cristão, Paolo Arcangeli. Após concluir o ensino médio e obter o diploma em contabilidade, optou por se matricular na Escola Bíblica da Grã-Bretanha, o IBTI, que na época tinha sede em Leamington Spa e era dirigido pelo inesquecível pastor Fred Squire, usado com força por Deus pelo estabelecimento de dezenas de igrejas na Inglaterra. convidado o pároco de origem suíça Herman Parli, Francesco Toppi converteu-se ao Evangelho quando tinha apenas dezessete anos, realizando a experiência do novo nascimento junto com um grande número de jovens da igreja de Roma, Via dei Bruzi, incluindo seu fraterno e Amigo inseparável companheiro de muitas experiências no ministério cristão, Paolo Arcangeli. Depois de concluir o ensino médio e obter o diploma em contabilidade, optou por se matricular na Escola Bíblica da Grã-Bretanha, o IBTI, que na época tinha sede em Leamington Spa e era dirigido pelo inesquecível pastor Fred Squire, usado com força por Deus pelo estabelecimento de dezenas de igrejas na Inglaterra. convidado o pároco de origem suíça Herman Parli, Francesco Toppi converteu-se ao Evangelho quando tinha apenas dezessete anos, realizando a experiência do novo nascimento junto com um grande número de jovens da igreja de Roma, Via dei Bruzi, incluindo seu fraterno e Amigo inseparável companheiro de muitas experiências no ministério cristão, Paolo Arcangeli. Depois de concluir o ensino médio e obter o diploma em contabilidade, optou por se matricular na Escola Bíblica da Grã-Bretanha, o IBTI, que na época tinha sede em Leamington Spa e era dirigido pelo inesquecível pastor Fred Squire, usado com força por Deus pelo estabelecimento de dezenas de igrejas na Inglaterra. experiência do novo nascimento junto com um grande número de jovens da Igreja de Roma, Via dei Bruzi, incluindo seu amigo fraterno e companheiro inseparável de muitas experiências de ministério cristão, Paolo Arcangeli. Após concluir o ensino médio e obter o diploma em contabilidade, optou por se matricular na Escola Bíblica da Grã-Bretanha, o IBTI, que na época tinha sede em Leamington Spa e era dirigido pelo inesquecível pastor Fred Squire, usado com força por Deus pelo estabelecimento de dezenas de igrejas na Inglaterra. experiência do novo nascimento junto com um grande número de jovens da Igreja de Roma, Via dei Bruzi, incluindo seu amigo fraterno e companheiro inseparável de muitas experiências de ministério cristão, Paolo Arcangeli. Após concluir o ensino médio e obter o diploma em contabilidade, optou por se matricular na Escola Bíblica da Grã-Bretanha, o IBTI, que na época tinha sede em Leamington Spa e era dirigido pelo inesquecível pastor Fred Squire, usado com força por Deus pelo estabelecimento de dezenas de igrejas na Inglaterra.


Francesco Toppi iniciou seus estudos em 1947 e os concluiu em 1949. Durante sua estada na Escola Bíblica foi batizado no Espírito Santo e durante uma inesquecível reunião de oração, também durante o curso de estudos, o Senhor profeticamente anunciou-lhe que o faria usá-lo de forma eficaz em seu país de origem. Após um breve parêntese no estrangeiro, precisamente no Norte da Europa, na península escandinava, regressou à Itália e foi inscrito na Função Geral dos Ministérios a 21 de Dezembro de 1949 e enviado para a Calábria, em Casabona (KR), onde o O Senhor usou para o desenvolvimento de um grande grupo de crentes.

Após um período em que exerceu o seu ministério nas aldeias do Vale do Caudina, na província de Benevento, foi pastor em Turim, de 1953 a 1958, onde conheceu Annamaria Ferretti. Casaram-se em 14 de junho de 1959 e estão unidos pelo vínculo matrimonial há mais de 55 anos, em uma relação que podemos definir como complementares e, justamente por isso, denominada de irmão e irmã Toppi. Lembro-me que durante a celebração de um casamento na igreja da Via dei Bruzi, enquanto seu irmão Toppi exortava os esposos à
colaboração mútua no serviço ao Senhor, ele ergueu o olhar para a galeria onde estava o órgão do sor. Toppi e disse: “Nossa vida não foi fácil, mas foi uma vida linda, porque a vida mais linda é aquela que se consumiu para o Senhor”.

Depois dos anos passados ​​em Turim, Francesco Toppi voltou a Roma, porque os irmãos responsáveis ​​pelas Assembléias de Deus na Itália haviam entretanto iniciado o projeto de construção do Instituto Bíblico Italiano. Foi indicado como Secretário da Escola Bíblica e partiu quase imediatamente para os Estados Unidos onde permaneceu cerca de seis meses realizando um amplo ciclo de visitas para recolha de ofertas entre as igrejas da América do Norte, que quiseram colaborar na construção. do prédio, atual sede do Instituto Bíblico Italiano. Em 1961 foi eleito pároco da histórica igreja de Roma - Via dei Bruzi, da qual manteve a gestão até 2007, auxiliado desde 1995 pelo atual pároco da comunidade, Salvatore Cusumano.

Entretanto, aos vinte e seis anos, já tinha sido eleito membro do Conselho Geral de Igrejas. O tempo foi passando e enquanto exercia a pastoral em Roma e lecionava na Escola Bíblica, onde colaborou até poucos anos dando cursos sobre as mais díspares disciplinas bíblicas, as condições de saúde do pastor Umberto Nello Gorietti, o primeiro inesquecível Presidente e Representante Legal das Assembléias de Deus na Itália, arquiteto da conquista do reconhecimento legal do Corpo Moral "Assembléias de Deus na Itália" e de muitas batalhas pela liberdade de pregar o Evangelho, foram ficando cada vez piores, até que, na Assembleia Geral realizada em Nápoles em 1977, o Pastor Toppi foi eleito Presidente e Representante Legal da organização sem fins lucrativos "

O seu serviço de trinta anos a favor da fraternidade caracterizou-se sobretudo pela adoção de numerosas iniciativas voltadas para a educação bíblica, a evangelização, bem como a organização interna da entidade sem fins lucrativos, mas sobretudo a assinatura da Lei do Entendimento com o Governo Italiano, aprovado pelo Parlamento Italiano após anos de negociações, em 22 de novembro de 1988 e denominado “Lei de 22 de novembro de 1988, n. 517”.

A este respeito, o Pastor Toppi recordou com frequência o que aconteceu no dia da assinatura da Lei do Entendimento com o Presidente do Conselho de Ministros então em exercício, em 29 de dezembro de 1986, no Palazzo Chigi. Enquanto se preparava para afixar sua assinatura no final do documento, veio à mente um episódio de sua adolescência, quando, ainda não convertido ao Evangelho, se viu passando pela Via XX Settembre, em Roma, e ingressou na Igreja Metodista. e formulou uma oração a Deus: "Senhor, não me converto, mas se algum dia me tornar alguém, ajuda-me a fazer algo pelos meus pais, para que o meu povo seja reconhecido com plena dignidade e tenha o direito de pregar o Evangelho em liberdade. .! ". “Pela emoção que despertou naquela memória,

O pastor Francesco Toppi escreveu um grande número de livros, incluindo "Uma pergunta responde", "E vocês serão minhas testemunhas", "O Evangelho segundo Jó", "Mães em Israel", bem como as biografias de Luigi Francescon, Pietro Menconi, Massimiliano Tosetto, Michele Palma, Michele Nardi e Umberto Gorietti, bem como o útil livrinho "O batismo, por quê", enquanto editava a biografia de Vincenzo Federico, junto com a tradução do inglês de vários hinos e canções, como bem como de artigos que foram sendo publicados gradativamente nos jornais pentecostais mais famosos do mundo. Como não podemos esquecer a este respeito a fundação da revista "Cristiani Oggi", quinzenal de evangelização e informação, que começou a ser editada em 1980 e que dirigiu durante vinte e sete anos,

Depois de quase sessenta anos de atividade ao serviço do Senhor, do Evangelho e da fraternidade, o pastor Francesco Toppi passou seus últimos anos em uma pequena aldeia a cerca de vinte quilômetros de Roma, junto com sua esposa Annamaria e sua filha Lucila.

Ele nos deixa o legado:
- de uma fé íntima, profunda, vigorosa e inabalável em Deus. Muitas vezes gostava de repetir: "Deixo isso ao Senhor" ou: "Por mais fraco que seja, o Senhor zelará sempre pela Sua Obra";
- de um amor incondicional pelo seu Salvador e pela Palavra de Deus, superior a qualquer afecto terreno possível, que sempre honrou, livre de qualquer consideração e interesse pessoal, livre de qualquer predileção e ênfase nos aspectos mais externos e ostentosos da vida terrena. A este respeito, eu me permitiria a memória de alguns outros apenas de suas muitas afirmações, que tiveram o efeito de suscitar reflexão e meditação no interlocutor: "No dia em que nos afastarmos da Escritura estaremos em gravíssimo perigo" ou " O Senhor não pode nos aprovar por nossas ações, que sempre serão imperfeitas, mas ele pode nos apreciar somente pela bondade de nossos sentimentos ”;
- e recebemos a herança de um zelo pela Obra de Deus, que tantos sofrimentos, provações, adversidades não puderam extinguir, um zelo que muitas vezes foi até ao ciúme de que fala o Apóstolo Paulo: ".. .. Estou com ciúme de ti com ciúme de Deus, porque te desposei com um só marido, para te apresentar como uma virgem casta a Cristo ”(II Coríntios 11: 2).
Por fim, podemos citar e parafrasear parcialmente as últimas palavras do livro de Ester afirmando que o pastor Francesco Toppi era um crente respeitado "pela multidão de seus irmãos; ele buscava o bem de seu povo e falava pela paz de todo o seu povo. "(10: 3).


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Usar a internet, celular e outros meios de comunicação para ofender ou prejudicar o outro é crime. A prática é conhecida como Cyberbullying e pode acarretar processos tanto no campo cível, com dano moral, quanto na área criminal, como injúria, calúnia e difamação
Cuidado reconheço IP e posso usar lei 12.737 contra usuarios mal intencionados ,

DESMASCARANDO CCB BRÁS SP ! CHEGA DE MENTIRAS

  A História por trás da história , vejam nesse vídeo fatos que a Congregação Cristã no Brasil escondeu por mais de cem anos , ex membro e p...