quinta-feira, 4 de março de 2021

Luigi Francescon Movimentos de Despertar do Século 19

 O século dezenove pode ser considerado a " idade de ouro " do avivamento evangélico em várias partes do mundo. Por essa razão, vamos tratá-lo de forma distinta de todos os outros séculos.

Falaremos neste capítulo sobre o Despertar em grande escala que ocorreu na Grã-Bretanha, Escandinávia, Alemanha, Suíça e Estados Unidos. Em seguida, trataremos daqueles movimentos que foram precursores diretos do Despertar Pentecostal, com foco em particular no Movimento Evangélico Italiano.

O Despertar na Grã-Bretanha

As primeiras manifestações desta nova fase dos movimentos do Despertar aconteceram no Reino Unido da Grã-Bretanha e Irlanda, e assumiram vários aspectos devido à multiplicidade e diversidade de forças que ali concorreram.

Ao lado de grupos de crentes pertencentes às igrejas históricas da Inglaterra e da Escócia, havia novas grandes sociedades e igrejas separadas, nascidas do fermento do Despertar.

No final do século XVIII e nas primeiras décadas do século XIX, houve um Movimento de Despertar específico promovido tanto por eclesiásticos quanto por grupos autônomos de crentes dentro da Igreja Anglicana. Eles são comumente chamados de " Partido Evangélico ".

Os anglicanos evangélicos " pertencia àquela alma da Igreja Anglicana, que sempre olhou para a Reforma como sua matriz mais autêntica. Eles sentem sua afinidade com as Igrejas nascidas da Reforma, especialmente com as da tradição calvinista.

O Movimento expressou o seu melhor nas atividades realizadas através das "sociedades". Mais do que pela originalidade das ideias, distinguiu-se pela amplitude de opiniões e pela generosidade do empenho com que realizou um conjunto de iniciativas importantes.

Entre os clérigos anglicanos que estão na origem do Movimento devem ser lembrados: William Grimshaw , John Newton , Henry e John Venn .

O nome Seita Clapham " indica um grupo de leigos influentes formado por pessoas ricas que viviam na área de Clapham. Eles pertenciam à alta sociedade e eram politicamente conservadores.

A fé cristã que professavam era simplesmente direta e ativa. Deles, numerosas iniciativas começaram em vários campos, como a divulgação da Bíblia e as várias missões.

A figura mais importante do grupo foi William WilberforceEle se viu envolvido em muitas atividades, mas seu nome está principalmente ligado à abolição da escravidão no Império Britânico.

Wilberforce também teve um papel importante na fundação da Church Missionary Society " e da British and Foreign Bible Society ".

Entre os grandes leigos da Igreja Anglicana e fora da "Seita Clapham" existe uma figura de alto destaque que merece ser lembrada: Anthony Ashley Cooper . Desenvolveu uma intensa actividade de reformador social em vários campos, passou a interessar-se pelas condições dos doentes mentais, lutou contra a exploração da mulher e das crianças e, em geral, contra o abuso do trabalho infantil.

Em meados do século, ele era a figura mais representativa e autorizada do "movimento evangélico". Ele era contra o racionalismo e o calvinismo. Ele tinha uma visão serena em Deus e uma concepção prática da vida cristã.

Ele anunciou que: “ Assim como Deus, o amor está difundido no universo, por isso nos unimos a Ele, amando o próximo e fazendo o bem ”.

O grupo "Clapham Sect" teve um papel proeminente na fundação de duas importantes sociedades que surgiram do Despertar Inglês: " Church missionary society" e "British Foreign Bible Society".

A Church Missionary Society foi fundada em 1797 por um grupo de cerca de 26 pessoas, incluindo John Venn e Charles Simeon . Foi o próprio John Venn, nos primeiros anos difíceis, a suportar o maior peso da administração da empresa e a traçar as linhas fundamentais de operação. Recrutar missionários também não foi fácil. No entanto, a atividade da empresa ao longo dos anos teve um desenvolvimento grandioso principalmente nas últimas décadas do século XIX.

    A British and Foreign Bible Society foi fundada em Londres em 1804 com o objetivo de traduzir, imprimir e divulgar o texto bíblico em diferentes línguas para o trabalho de evangelistas e missionários. Iniciada por sugestão de um pregador galês, visto que não havia edição popular da Bíblia em galês, a sociedade interdenominacional, portanto, decidiu publicar uma versão das Escrituras sem notas e comentários, como acreditava (no espírito do Despertar) no eficácia da palavra pura e simples de Deus.

    Com o passar dos anos, o clima do Despertar também favoreceu o surgimento de algumas novas Igrejas na Inglaterra. Eles são a Igreja Católica Apostólica e os Plymouth Brethern (Assembléias dos Irmãos).

    Na origem da Igreja Católica Apostólica está uma figura da alta sociedade inglesa: Henry Drummond , em 1826 iniciou uma série de reuniões de estudo bíblico em sua casa.

    Apesar disso, a figura mais emergente do grupo foi Edward Irving , pastor de uma comunidade da Igreja da Escócia, logo chamou a atenção com seus sermões nos quais reafirmou a ideia de que a Igreja dos Apóstolos com suas estruturas e carismas constituía o modelo da Igreja Cristã. Com sua pregação, falar em outras línguas, visões e profecias começaram a se manifestar.

    Precisamente por uma pseudo profecia, Drummond começou a se afastar da sã doutrina e afirmou que, em antecipação ao retorno de Cristo, 12 novos apóstolos deveriam ser eleitos (incluindo o próprio Drummond), que junto com os 12 apóstolos das origens deveriam ter sentou-se nos 24 tronos mencionados no Apocalipse. Gradualmente, outras formas litúrgicas cada vez mais próximas do catolicismo mudaram o Despertar inicial de Irving da pureza evangélica.

    Por volta de 1831, um olhar interessante deveria ser dirigido também às Assembléias dos Irmãos ", um Movimento que nasceu da fusão de pequenos grupos espontâneos e informais que se reuniam para " partir o pão e orar ".

    Eles se reuniram para a meditação das Escrituras e a simples celebração da Ceia do Senhor.

    O Movimento despertou interesse e conquistou numerosos adeptos também porque era apoiado por personalidades de considerável estatura. Entre estes surgiram desde o início John Nelson Darby , dele vêm a maior parte das ideias características do Movimento. Em 1827, Darby se juntou ao grupo de "Irmãos" que se conheceram em Dublin e logo se tornou seu guia por suas qualidades inegáveis ​​que o distinguiam. Suas teorias milenares o levaram a discordar dos demais dirigentes do Movimento, principalmente sua ideia “ da queda da Igreja.", segundo o qual, depois dos apóstolos, a apostasia teria sido tal que, desde então, não houve mais uma Igreja de Cristo. Em 1845 houve, portanto, uma divisão do Movimento em dois ramos, uma minoria que seguiu Darby, o outra maioria, que se manteve fiel aos princípios originais sob a orientação das mais prestigiosas figuras do Movimento.

    O Metodismo também deu uma contribuição constante e consistente para o Movimento do Despertar geral que caracterizou a vida religiosa da Inglaterra no século XIX.

    William BoothNesse clima, o "Exército de Salvação" foi fundado em 1875 sob a liderança do ex-pastor metodista William Booth .

    Com o propósito primordial de evangelizar os mais necessitados, o “Exército de Salvação” chegou à Itália em 1888, conta atualmente com 20 centros e realiza principalmente obras de caráter social e assistencial.


    Charles Haddon SpurgeonFinalmente chamado de " príncipe dos pregadores " por sua oratória inspirada que levou milhares ao Senhor, Charles H. Spurgeon (1834-1892) com a sua actividade de pregador independente de qualquer Igreja, ainda hoje contribui para a difusão do Evangelho, através da produção em todas as línguas dos seus escritos edificantes.

     

     

    Despertar na Escandinávia

    As quatro nações, Dinamarca, Noruega, Suécia e Finlândia, que juntas formam os países escandinavos, foram todas fortemente influenciadas pelo pietismo, o Movimento dos Irmãos Moravian e também pelo Evangelismo Anglo-Saxão. Os despertares mais conhecidos são:


    O despertar haugeniano na Noruega

    A vida religiosa da Noruega, após ser dominada no século XVII pela ortodoxia luterana, experimentou uma vitalidade renovada logo após 1700 devido à influência exercida pelo pietismo.

    O Despertar na Noruega está principalmente ligado à atividade de uma figura incomum do pregador popular, Hans H. Hauge . Nascido em Thune em uma família piedosa de camponeses, ele cresceu nutrindo-se não apenas com a Bíblia, mas com as leituras mais difundidas no mundo luterano. Em 1796, enquanto trabalhava no campo cantando um hino evangélico, viveu uma intensa experiência de encontro com Deus que mudou o curso de sua vida. Ele se sentiu chamado a pregar o evangelho entre o povo norueguês, sua pregação, simples mas poderosa, exigia arrependimento e renovação de vida.

    No período de 1796-1804 Hauge viajou pela Noruega pregando e deixando para trás uma multidão de seguidores, presos várias vezes, ele não desistiu de sua atividade até que sofreu um período de prisão.

    No final de um longo julgamento, ele foi finalmente condenado a pagar uma multa.

    Ele saiu do teste fraco de corpo e alma, aposentou-se perto de Oslo enquanto continuava a escrever livros e panfletos de grande circulação.


    O despertar Laestadiano

    Lars Levi Laestadius Lars Levi Laestadius foi a figura mais importante deste Movimento que se manifestou inicialmente com um Despertar na Lapónia, resolvendo um mal-estar popular, principalmente em consequência do alcoolismo.

    Essa mensagem de conversão cristã foi particularmente difundida no norte da Finlândia e na Suécia.


     

    O despertar dos "Ropares" na Suécia

    No início do século XIX, a Suécia foi atravessada por correntes de pensamento liberal com as quais correntes de despertar religioso também se entrelaçaram. Os últimos foram amplamente influenciados pelo pietismo de origem alemã e, particularmente, pelos Irmãos Morávios.

    Em 1842, um Despertar popular semelhante ao Haugeniano, promovido pelo fazendeiro Erik Jansen, surgiu na Suécia Seus pregadores anunciaram a iminência do julgamento final e por suas altas expressões de louvor foram chamados de "Ropares" (gritadores).

    Foi um Movimento de Despertar espontâneo que permitiu pregar a todos os crentes.

    Este Despertar foi, entretanto, contestado pela Igreja nacional, com a consequência que muitos dissidentes emigraram para a América, preparando assim o caminho para outros movimentos de Despertar subsequentes.

     

    Despertar na Finlândia

    A Finlândia seguiu o destino da Suécia durante séculos, tendo permanecido unida a este país até o ano de 1808.

    Como foi o caso das igrejas escandinavas, a finlandesa foi afetada pela influência vivificante do pietismo a partir do final do século XVII. E os vários movimentos do Despertar que aconteceram no século XIX têm suas raízes no pietismo.

    O mais importante deles é o que se relaciona com a atividade de Paavo RuotsalainenVindo de uma família de camponeses, ele foi acima de tudo um pregador popular. Os temas preferidos de sua pregação eram a consciência do pecado, a angústia da penitência, a experiência interior e pessoal da obra de Cristo.

    Outra figura importante do despertar finlandês foi o pastor Henrik Renquist . Ele estava particularmente interessado na impressão e divulgação da Bíblia e foi o autor de muitos livros sobre evangelização e edificação

    Finalmente, outro pastor da Igreja Luterana Finlandesa que fez uma contribuição notável para o Despertar é Fredrik Gabriel Hedberg . Depois de passar pelas experiências opostas do pietismo e do racionalismo, ele chegou a uma posição doutrinária mais autenticamente luterana.

    No centro de sua pregação estavam os temas tradicionais da graça e do perdão, com ênfase particular no amor infinito de Deus.


    A união missionária de Orebro

    Em 1892 "a união missionária de Orebro" surgiu no centro da Suécia, na cidade de Orebro, por iniciativa do Pastor Batista John Ongman com particular fervor evangelístico e com atividade missionária na Suécia, Brasil, Índia, Congo, China e Japão.

    Este Movimento, vinculado à Aliança Missionária Cristã (CMA) da qual partilha os princípios doutrinais, constituiu também a "Orebro Missionsskolan" (escola missionária de Orebro) frequentada por muitos alunos que no início do Despertar Pentecostal na Suécia tornaram-se missionários e muitos outros pastores conhecidos das comunidades.


    O Despertar na Alemanha

    O Movimento do Despertar no mundo germânico foi afetado tanto pelos fenômenos espirituais que o precederam, como as diferentes fases e escolas do pietismo, quanto pelos paralelos ocorridos no campo da cultura, como as diversas correntes literárias e filosóficas.

    No entanto, uma visão unitária do Movimento não é simples, pois possuía vários centros de irradiação e assumia conotações diferentes dependendo das regiões em que se manifestava.

    O Despertar no Sul da Alemanha

    O " Wurttemberg ", no sul da Alemanha, deve ser considerado o primeiro e mais importante centro de difusão do Despertar Germânico.

    Havia uma forte tradição pietista em Wurttenberg e uma presença notável de círculos de Irmãos Morávios. Nesta região o Despertar ganhou principalmente as classes populares (camponeses e artesãos), e em parte a classe média (comerciantes e pequenos empresários).

    Uma forte influência teve a pregação de um simples fazendeiro, Johann Michael Hahn , em torno do qual se formou uma comunidade de Michaelianer , que chegou a contar com cerca de 15.000 membros divididos em 300-400 localidades, principalmente em Wurttemberg e Baden. No entanto, a figura emergente no Despertar da Alemanha do Sul foi Johann Heinrich Jung-Stilling , nascido em Grund, na Westfália.

    Desde os primeiros anos, fez causa comum com os pietistas do Baixo Reno, sua profissão e sua fama de oftalmologista o levaram a vários lugares e em contato com muitas personalidades. Típico de seu pensamento era o conceito de que Deus o experimentou como providência e guia na vida do crente, e que a biografia de um homem de fé é mais convincente do que uma obra de teologia.

    O despertar de Wurttemberg também expressou outra personalidade, tão original e construtiva quanto Johann Christoph Blumhardt . Pastor em Mottlingen em 1838, ele foi o instrumento de um vivo Despertar, no qual também ocorreram curas de doenças físicas e mentais. O caso mais famoso foi o de Gottliebin Dittus , vítima de possessão demoníaca. Depois de deixar o pastorado, Blumhardt fundou um centro para quem sofre de todos os tipos de doenças em Bad Boll.

    Também em Wurttemberg, como em outros lugares, o Despertar assumiu o caráter de um verdadeiro retorno à Bíblia, que teve sua manifestação na divulgação das Sagradas Escrituras. Em Tübingen, foram os próprios professores do corpo docente de teologia que fundaram uma filial da Sociedade Bíblica Britânica e Estrangeira.


    No Baixo Reno e na Baixa Saxônia

    O despertar do Baixo Reno teve um centro de expansão em Berg e particularmente em sua capital, Wuppertal, ao longo da fronteira com a Holanda.

    À frente desse movimento animado, encontramos os irmãos Gottfried Daniel e Friedrich Adolf Krummacher . O filho deste deu continuidade ao trabalho sobre a morte do pai, ganhando muita notoriedade como pregador, escritor e polemista.

    Em Hamburgo, o despertar teve sua expressão mais viva no círculo que se formou em torno da figura exemplar de Matthias Claudius , escritor e poeta. Aos dons do homem e do intelectual acrescentou o ascendente de uma fé em Cristo puramente evangélica, permeada de força confiante.


    A "Missão Innere" (Missão Interna)

    Uma das maiores figuras do Despertar Germânico, Johann Heinrich Wichern, nasceu e se formou espiritualmente em Hamburgo .

    Retornando a Hamburgo depois de estudar teologia em Berlim, ele se sentiu chamado a se interessar pelas crianças dos bairros mais pobres da cidade. Em 1833 ele fundou um lar para crianças abandonadas que se tornou famoso com o nome de Rauhes Haus (Casa Selvagem). A iniciativa assumiu tamanha dimensão que foi induzido a colocar ao seu lado um instituto para a formação de seus assistentes.

    Quando o primeiro congresso da Igreja Evangélica foi realizado em Wittenberg em 1848, Wichern lançou a proposta de coordenar todas as atividades evangelísticas e de caridade na Alemanha por meio de uma única instituição, a Missão Innere (Missão Interna).

    Deve, aderindo firmemente às confissões das Igrejas Evangélicas, vincular a pregação do Evangelho a um serviço que vá ao encontro das necessidades práticas das classes mais pobres, realizando assim tanto uma antecipação do Reino de Deus como o princípio do ministério universal de crentes típicos da Reforma.   Alguns dos líderes do Movimento Socialista Cristão na Alemanha mais tarde emergiram da Missão Innere .


    O Despertar na Franconia

    O Despertar também encontrou terreno favorável na Francônia, na atual Baviera, entre o sul e o centro da Alemanha.

    Em Nuremberg sob a orientação do comerciante Tobias Kiessling , e em Ansbach e Erlangen graças à atividade de alguns professores da universidade da mesma cidade.

    Gottlieb Heinrich von Schubert , cientista e filósofo, professor de ciências naturais em Munique, também está vinculado ao Despertar da Francônia .

    Wilhelm LoeheAcima de tudo, a figura de Johannes Konrad Wilhelm Loehe surge neste grupo Foi um dos principais pregadores de seu tempo, mas acima de tudo um animador tenaz e brilhante que fez da obscura cidade de Neuendettelsau um centro de iniciativas nos mais díspares campos de atividade da Igreja. Em 1841 ele começou a lidar com os emigrantes luteranos na América, enviando missionários para lá, dentro de poucos anos todo o luteranismo alemão o seguiu nesta obra, para a qual fundou um instituto especial. Outra de suas iniciativas foi a fundação em 1854 de uma casa para diaconisas. Ele também foi um forte apoiador do movimento Innere Mission.


    Na Alemanha central

    Mesmo em regiões que foram o berço do luteranismo, como a Saxônia, o racionalismo teológico ganhou terreno, encontrando principalmente adeptos nos líderes da Igreja. Diante dessa situação, o Movimento Despertar assumiu um caráter de reação vigorosa. Os homens que o conduziram foram particularmente combativos, referindo-se, como é compreensível, aos ensinamentos de Lutero.

    O Movimento está repleto de personalidades representativas. O impulso inicial foi dado por Franz Volkmann Reinhard , um professor universitário, que mexeu com o seu famoso "sermão sobre a Reforma".

    A Universidade de Halle (Saxônia) também se tornou um centro de irradiação das idéias do Despertar para a atividade realizada por Friedrich August Gottreu Tholuck . Em 1826 foi nomeado professor de teologia em Halle, onde durante quarenta e nove anos desenvolveu uma fecunda atividade como professor, pregador e curador de almas, exercendo uma profunda influência nos alunos e nas Igrejas.


    No norte da Alemanha

    outro centro de expansão do Despertar foi a cidade de Hanover, no noroeste da Alemanha.

    Ludwig HarmsA figura emergente, completamente diferente das outras, é a de Ludwing Harms , que foi antes de tudo um grande organizador de missões. Sucedendo seu pai como pastor, desenvolveu uma notável atividade no campo das missões no exterior. Ele deu sua contribuição para a fundação da missão germânica do Norte e fundou uma escola de treinamento missionário da qual partiu um grupo de missionários colonizadores.

    Embora nunca tenha saído pessoalmente da Alemanha, Harms continuou seu trabalho nos anos seguintes, enviando seus missionários agrícolas para fundar outras estações na África do Sul.

    Na Alemanha Oriental, porém, o Despertar assumiu uma conotação muito particular, porque se espalhou entre a nobreza latifundiária e encontrou nela, muitas vezes, um instrumento de expansão em outros estratos sociais.

    Berlim foi durante muito tempo um centro de difusão do Movimento. Aqui, também, o terreno foi preparado pela influência exercida pelo pietismo dos Irmãos Morávios. No início do século XIX, um ex-tecelão da Boêmia, o pregador Johannes Janicke , tinha sido muito ativo em Berlim , tendo fundado uma escola missionária em 1800 (a primeira na Alemanha), em 1805 uma sociedade bíblica e em 1811 uma sociedade para tratado.

    Mesmo na corte a nobreza desperta contribuiu para a criação de um ambiente favorável ao Despertar, o que influenciou a atribuição das cátedras da faculdade de teologia a professores próximos ao Movimento. Entre esses professores emergiram Ernst Wilhelm Hengstenberg e Johann August Wilhelm Neander , um ex-judeu que renunciou ao seu nome original, David Mendel, após sua conversão ao cristianismo em 1806. A partir de 1813, ele ensinou história da Igreja em Berlim por cerca de quarenta anos. E a origem de a historiografia protestante moderna remonta a ele.


    O Despertar na Suíça

    O Despertar do Bourg du Four em Genebra (1817):

    Em Genebra, a venerável Companhia de Pastores e a Academia de Calvino perderam a ortodoxia evangélica e aceitaram o socinianismo que rejeitava a Trindade, a divindade de Cristo e outras doutrinas fundamentais da ortodoxia cristã. Contra essas tendências foi formado um grupo de alunos que aceitou o ensino de Robert Haldane , uma personalidade escocesa do Despertar que, entre outras doutrinas fundamentais da Bíblia, apoiava a inspiração verbal das Escrituras. O Despertar produzido pela pregação de Haldane e outros produziu a constituição da Igreja Livre da Escócia . Henry Drummond então veio para Genebra, o importante expoente do Despertar Inglês, do qual já falamos. Estes formaram uma comunidade independente, que levará o nome de Bourg du Four do distrito de Genebra, onde os membros desta Igreja se reuniam, chamados de "momiers" (dissidentes), realizaram um vasto trabalho missionário e na Suíça francófona muitos independentes comunidades de despertos surgiram.

    O Despertar do Oratoire de Genebra (1832):

    Outro grupo de moniers foi formado por iniciativa de Samuel L. Gaussen, que fundou uma Sociedade Evangélica que, além de divulgar a literatura evangélica, reunia pastores e estudantes e, devido ao zelo excessivo, havia criado problemas em vários cantões suíços. Em 1838, um local de encontro foi estabelecido, chamado Oratoire, no qual jovens pastores e pregadores de outras igrejas podiam pregar além da Igreja Reformada, que exerceria grande influência sobre uma geração de jovens pastores valdenses usados ​​por Deus para a evangelização em meados do século XIX. . na Itália, como Paolo Geymonat (1827-1907), Bartolomeo Malan (1810-1873) e Giovanni Pietro Mille(1817-1885). Do grupo de moniers que fundaram a Sociedade Evangélica, Felix Neff (1798-1829) veio para os Vales Valdenses, que em 1825 começou um trabalho de Despertar entre os Valdenses, e uma comunidade de dissidentes foi formada que em grande parte se reuniu mais tarde com o Igreja valdense em 1832.


    O Despertar nos Estados Unidos

    O Segundo Grande Despertar (1824-1858):

    Charles Grandison FinneyA figura mais importante desse Despertar foi Charles G. Finney (1792-1875). Este pregador foi o editor do Despertar Organizado . Ele era um pastor presbiteriano que conduziu grandes campanhas de avivamento e em 1835, tendo mudado para o congregacionalismo, tornou-se professor de teologia no Oberlin College , Ohio. Naquele ano ele publicou um volume, que teve ampla ressonância no mundo do Despertar, intitulado Lectures in Revivals of Religion . Entre outras coisas, ele afirma: "Quase todas as religiões que existem no mundo foram produzidas pelos Despertar. Deus achou necessário tirar proveito da excitação da humanidade para produzir despertares poderosos em meio a ela, para conduzi-la à obediência . "Para ele, o Despertar" não é um milagre ou viciado em milagre, em nenhum sentido. É puramente o resultado filosófico do uso correto dos meios apropriados. Nem mais nem menos do que qualquer outro efeito produzido pela aplicação de meios ". Os Despertares devem, portanto, ser promovidos" com o uso de meios concebidos e adaptados especialmente para este fim ".

    Finney é bem conhecido dentro do Movimento Pentecostal por descrever uma experiência espiritual. Certamente é uma experiência mística ligada à concepção de Finney da santificação como uma obra imediata da graça, uma doutrina defendida pelo Movimento de Santidade. Mas objetivamente não parece ser capaz de se identificar com a experiência bíblica do Batismo no Espírito Santo.

     

    A Igreja Metodista Livre (1860):

    São comunidades semelhantes em propósito aos metodistas primitivos, com evangelização realizada nas reuniões de campo e com ministério não remunerado. Na prática, eles acabam sendo parte daquele grande Movimento de Despertar espontâneo e desorganizado que foi o Movimento de Santidade .

     

    Dwight L. Moody (1837-1899):

    Dwight Lyman MoodyDwight L. Moody um dos evangelistas de massa mais famosos do século XIX definiu como Moody o inconformista um grande pregador do Despertar que alcançou aqueles que não frequentavam as igrejas realizando reuniões evangelísticas em teatros e tendas de circo. Estima-se que durante seu ministério ele alcançou dez milhões de pessoas com o evangelho. Para aqueles que lhe perguntaram qual era sua teologia, ele respondeu: " Eu não sabia que tinha uma ." Ele reduziu as verdades bíblicas a seus famosos TRÊS ERROS da Bíblia: Ruína, Redenção e Regeneração , ou seja, ruína pelo pecado, redenção pelo poder do sangue de Jesus e regeneraçãopara a obra do Espírito Santo. Além da regeneração, ele cria outra obra do Espírito, algo mais : o Espírito Santo sobre os crentes para serem habilitados a servir ao Senhor. Ele teve essa experiência em 1871 e, nessas raras ocasiões, falou de plenitude, batismo, unção, revestimento de poder. Ele era um amigo próximo de Charles Spurgeon, George Muller e Ruben Torrey .

     

    Ruben A. Torrey (1856-1928):

    Ruben Archer TorreyGraduado pela Connecticut College Theological School, que mais tarde se tornaria a Yale University, em 1878 foi ordenado pastor da Igreja Congregacional. Nos anos 1882-83 ele continuou seus estudos em Leipzig e Erlangen, Alemanha, entrando em contato com os movimentos do Despertar entre os Reformados. Ele abandonou suas teorias teológicas liberais e aceitou a ortodoxia bíblica. De volta à América, ele desempenhou seu ministério como pastor e como orador em conferências de obreiros cristãos. Em 1898, ele começou sua colaboração com Dwight Moody, tornando-se pastor da Igreja de Chicago de 1894 a 1906 e, a partir de 1898, o sucessor de Moody como presidente do Moody Bible Institute, onde permaneceu um dos professores mais ilustres até 1927, um ano antes de seu morte. Suas aulas noturnas no Instituto são famosas,Massimiliano Tosetto (1877-1948)um dos mais conhecidos pregadores do Movimento Pentecostal Ítalo-Americano, autor do primeiro hinário pentecostal cristão do qual derivam nossos "Hinos de louvor".

     

    Os movimentos diretos precursores do Movimento Pentecostal

    Trataremos agora dos dois movimentos dos quais o Movimento Pentecostal nasceu diretamente.

    Em meados do século 19, um Movimento de Despertar entre os Evangélicos se espalhou na América, que recebeu o nome de Movimento de Santidade. Na Inglaterra, um movimento semelhante se desenvolveu entre os anglicanos evangélicos, conhecido como Movimento de Keswich.

    Movimento de Santidade surgiu em 1867, não era organizado e homogêneo, mas formado por grupos evangélicos independentes, inspirados no Despertar Metodista original, que enfatizava principalmente a santificação total ou perfeccionismo wesleyano, que passaram a chamar de Batismo do Espírito Santo. Isso afirmava a santificação absoluta como um ato instantâneo de graça.

    O primeiro a considerar a santificação como uma " segunda bênção ", definindo-a como batismo no Espírito Santo, foi John Fletcher , que escreveu um importante volume intitulado " Freio ao Antinomismo ". O antinomismo é aquela doutrina que considera desatualizada toda lei, mesmo a ética, e, portanto, não conduz à busca da santificação. Este movimento foi aberto a todas as denominações evangélicas que desejam ter uma vida espiritual mais profunda.

    Em 1875, o Movimento de Keswich foi estabelecido na Inglaterra Isso leva o nome de uma vila, onde evangelistas do Movimento de Santidade se reuniam para encorajar uma vida cristã mais elevada.

    Com o tempo, porém, surgiu um problema doutrinário. Os keswickianos, embora acreditassem que a "plenitude do Espírito" era um ato definido de fé distinto do "novo nascimento", muitas vezes também o consideravam coincidente com a regeneração, que se desenvolveu gradualmente ao longo da vida cristã, proporcionando uma vida vitoriosa sobre as tentações. .

    Em tempos de necessidade, derramamentos especiais do Espírito Santo e plenitude tiveram que ser buscados para poder no serviço cristão.

    Albert B. Simpson Mantendo a posição doutrinária do Movimento Keswick está Albert B. Simpson, fundador da ' Missionary Alliance Cristiana (Christian Missionary Alleance).

    Inicialmente pastor presbiteriano, em 1881 ele estabeleceu uma comunidade independente em Nova York com o objetivo de evangelizar as massas. Ele pregou o Evangelho Quádruplo: " Jesus salva, santifica, cura, retorna ".

    Ele foi um pregador do Despertar que proclamou a importância de uma vida cristã mais elevada e mais profunda. Ele proclamou a importância de encher o Espírito como uma segunda experiência após a regeneração em Cristo, capacitando para obter vida santa e serviço cristão eficaz, especialmente para a propagação do evangelho.

    O Despertar Pentecostal, e em particular as " Assembléias de Deus ", deve muito à Associação Missionária Cristã no que diz respeito aos aspectos doutrinários e em particular para a cura divina e o Batismo no Espírito Santo com exceção do sinal inicial de "glossolalia", mas também pela forma de governo presbiteriano-congregacionalista, pela visão missionária e evangelística, pelo exemplo de uma vida santa consagrada a Deus.


    Dalila Mandato, Adriano Montella


     

    O movimento evangélico italiano do século 19

    O fenômeno religioso italiano fora do catolicismo romano era considerado secundário a ponto de não ser considerado um objeto de estudo. As comunidades protestantes sempre foram apresentadas como realidades estrangeiras distantes da história e da cultura do povo italiano.

    A história do Evangelismo italiano, por outro lado, tem sido ao longo dos séculos uma das mais vivas e ao mesmo tempo empolgantes do Cristianismo, marcada pelo surgimento de movimentos religiosos dissidentes que tentaram promover um retorno à Igreja Cristã de a era apostólica. Os movimentos do Evangelical Awakening do século XVIII ao século XX são indiretamente herdeiros de movimentos religiosos populares.

    O Despertar Evangélico Italiano do século XIX começou por volta de 1817, fora das fronteiras nacionais, em Genebra, e se apresentou como uma reação, abrindo novas perspectivas de renovação; enfatizou a autoridade da Bíblia, pregou a necessidade de conversão pessoal e a obra do Espírito Santo.

    Da Suíça, os valdenses atingidos por um Despertar ainda mais avançado posteriormente deram um verdadeiro impulso ao leme para a Igreja valdense, que se lançou na obra de evangelização em toda a Itália, com entusiasmo igual à fé desperta. O propósito do Despertar Evangélico era pregar a Cristo a pessoa e trabalhar em sua simplicidade.

    O último em ordem de tempo é o Despertar Pentecostal Evangélico Italiano que tem características próprias, diferentes das de outras nações, de fato, na Itália se manifestou desde o início como um Despertar totalmente "indígena", apresentando características diferentes em relação ao outras realidades evangélicas já chegaram a nosso país. Os grupos nasceram não a partir de um projeto missionário realizado de fora, mas espontâneo, a partir do testemunho pessoal de pessoas, muitas vezes emigradas para os Estados Unidos e depois voltando para sua pátria.

    Os pioneiros do Despertar Evangélico Pentecostal Italiano acreditavam, por outro lado, se reconectar diretamente à Igreja dos Atos dos Apóstolos e repudiar todas as formas religiosas institucionalizadas, eles simplesmente se consideravam cristãos. Um conhecido historiador da Escola Teológica Valdense de Florença, Emilio Comba, afirmou que a genealogia do Despertar foi composta por diferentes movimentos que se desdobram ao longo do arco de nossa história, presente nos séculos mais sombrios, porque Deus sempre deixou um resíduo fiel a ele, que deu testemunho a povos sem graça. Os crentes desejosos de regressar à simplicidade e ao fervor da Igreja do período apostólico, que desde o século XVIII têm sido definidos como "Movimentos de Despertar". Como a semente de trigo escondida sob o manto de neve parece morta, ao contrário, ela brota a cada primavera e produz seus frutos, assim Deus sempre teve Seus fiéis, muitas vezes espalhados, desprezados e perseguidos, que mantiveram acesa a chama. e liberdade.

    O Despertar Pentecostal é a expressão daquele anseio manifestado pelos cristãos que buscavam retornar às fontes originais do Cristianismo da era apostólica.

    Em particular, no século XIX, numerosos despertares, direta ou indiretamente, do Movimento de Despertar Metodista floresceram em várias partes do mundo. Nos Estados Unidos, em particular, há o Methodist Episcopal Church e do Livre Igreja Metodista , com suas reuniões em casa (Reuniões casa de campo), onde, em 1897 Giuseppe Beretta, um dos pioneiros do movimento pentecostal italiano , convertido .

    In Italia vi furono delle influenze del Movimento di Risveglio svizzero. Nel 1825 Felix Neff, credente dotato di una notevole personalità,di grande zelo ed energia, giunse nelle Valli Valdesi per svolgere un'opera di Risveglio tra le Chiese. Tale Risveglio si diffuse dal 1848 in Italia conseguenza dell'opera fervente di alcuni giovani pastori, che avevano aderito al Movimento di Risveglio mentre seguivano i loro studi in Svizzera come Paolo Geymont che fu insegnante presso la Scuola Teologica Valdese dal 1855 al 1902 e fu uno dei maggiori protagonisti dell'evangelizzazione in Italia. Del gruppo dei pastori del Risveglio faceva parte anche Filippo Grill, pastore della Prima Chiesa Presbiteriana Italiana di Chicago, che per  tre anni istruì nella dottrina evangelica i membri della Chiesa dei Toscani, cioè quell'Assemblea Cristiana che sarebbe divenuta la prima Chiesa Pentecostale italiana nel mondo. Accanto a questo filone di origine Valdese, grazie all'opera di esuli italiani  in Inghilterra si manifesterà in Italia una vasta attività di evangelizzazione indipendente, che ebbe come animatori il Conte Piero Guicciardini e Teodorico Pietroccola Rossetti. Si costituì un Movimento che prese il nome di Chiesa Cristiana libera, che si riconoscerà nella Chiesa Cristiana dei Fratelli e un'altra ala costituisce la Chiesa Evangelica Italiana assorbita dalle Chiese Metodiste in Italia.

    Outro despertar evangélico totalmente italiano tem suas raízes no início da década de 1880, quando Giacinto Bartolomei , um emigrante nos Estados Unidos, entrou em contato com a Bíblia. Em 1900, em Chicago, teve a oportunidade de falar sobre essa descoberta com um parente seu e logo se formou um pequeno grupo de crentes italianos evangelizados por Giuseppe Beretta, que se reuniram em particular para ouvir a leitura e meditação da Bíblia. Entre os emigrantes, vários colportores e evangelistas voluntários italianos, incluindo Michele Nardi, que foi uma das ferramentas usadas pelo Senhor para o início das comunidades evangélicas italianas e para a conversão de Luigi Francescon.o primeiro italiano a ser batizado no Espírito Santo e um dos pioneiros do Despertar Pentecostal Italiano. Os anos entre 1891 e 1895 são os anos em que nascem as Igrejas

    Evangélicos de língua italiana entre nossos emigrantes nos Estados Unidos, várias dessas Igrejas são nascidas dos presbiterianos da América. Uma delas foi a Primeira Igreja Presbiteriana Italiana de Chicago estabelecida em 1892, entre os membros havia quinze evangélicos de Favale (GE) evangelizados por Paolo Geymont e alguns novos convertidos, incluindo Luigi Francescon. Em 1900 essa comunidade passou a ser frequentada pelo grupo com curadoria de Beretta, seguindo opiniões divergentes. Muitos desses emigrantes convertidos ao Evangelho voltaram para a Itália e testemunharam a fé viva em Cristo em seus lugares de origem, muitas vezes países muito pobres.


    Alessandra mandato

     


     

     O século vinte

    Certamente o principal Movimento de Despertar do século vinte é o Movimento Pentecostal, sobre o qual falaremos no próximo capítulo. Mas o século XX é também o século dos grandes escritores evangélicos, que contribuíram com seus escritos e com suas vastas campanhas evangelísticas, em sua maioria interdenominacionais, para a evangelização e a divulgação da Palavra de Deus, contribuindo incisivamente no Despertar de numerosos Comunidades evangélicas em todo o mundo. Abaixo, iremos lembrá-lo dos principais escritores-evangelistas.

    Watchman Nee (Nee To-Sheng) Watchman Nee (Nee To-sheng) nasceu em Fuchow, na província de Fukien, no sul da China. Ele se converteu ao evangelho em 1920, enquanto estudava na universidade. Ele então devotou completamente sua vida ao serviço do evangelho e se tornou um dos líderes mais proeminentes do movimento cristão moderno na China. Ele foi preso, torturado até o martírio, mas na prisão compôs alguns livros sob o poder do Espírito Santo que se tornaram instrumentos de profundas transformações na vida de cada leitor, dando uma visão plena da grandeza de Cristo e do poder de Sua obra de salvação cumprida na cruz. O livro mais conhecido de Nee é certamente " Não mais eu, mas Cristo ".


    Elisabeth Elliott Elisabeth Elliott conhecida no mundo evangélico internacional por seu trabalho missionário, pelos inúmeros livros publicados e por seus ensinamentos bíblicos. O livro de maior sucesso é certamente " Além das portas do esplendor ", no qual conta a comovente história da conversão da tribo amazônica dos Auca (ou Waorani) nos anos 40.

    Missionários Jim Elliot perderam suas vidas nesta missãomarido de Elisabeth, Pete Fleming, Ed McCuly, Nate Saint e Roger Youderian. Recentemente foi produzido o filme " A ponta da lança " que conta a dramática história dos cinco missionários.


    Martin Luther King jrMartin Luther King Jr (1929-1968) Pastor batista que liderou um movimento pelo reconhecimento dos direitos civis dos negros nos Estados Unidos. Seu método era o da não violência, o que lhe rendeu o Prêmio Nobel da Paz. Ele morreu assassinado em Atlanta em 4 de abril de 1968, entrando para a história como um dos grandes homens do século XX. Toda a sua vida e trabalho social tem sido focado na igualdade de todos os homens, negros e brancos, diante de um Deus que traz a salvação.

    Sua declaração é famosa: “ Eu tenho um sonho: que um dia nas colinas vermelhas da Geórgia, os filhos de escravos e os filhos dos escravos do passado possam sentar-se juntos à mesa da irmandade ”.

     

    Corrie ten BoomCorrie ten Boom autora de " In the Father's House " e " The Hideout ". Livros nos quais fala sobre a loucura dos nazistas que se espalhou pela Europa. Naquela época, sua humilde família de relojoeiros na Holanda arriscava tudo pelos outros e por Cristo, oferecendo refúgio a um grupo de judeus perseguidos. Ele acabou com o pai e a irmã na prisão e no campo de concentração. Só ela conseguiu se salvar, seus familiares morreram torturados louvando a Deus.O grupo de judeus que ela escondeu no famoso "esconderijo" foi salvo graças à fé desta humilde mulher de fé e consagração.


    Billy GrahamWilliam Franklin Graham (conhecido como Billy Graham ) nasceu em Charlotte, Carolina do Norte, em 7 de novembro de 1918. Ele entrou no ministério em 1943 e logo depois começou a realizar Cruzadas Evangélicas. Em 1950 ele fundou "a Associação Evangelística Billy Graham"que patrocinou cruzadas e produziu rádio, televisão e até filmes. Ele trouxe uma mensagem de esperança cristã a milhares de pessoas em todo o mundo. Conselheiro pessoal de dezenas de presidentes dos Estados Unidos, ele testemunhou publicamente sua fé bíblica a centenas de presidentes dos Estados Unidos. estado e grandes personalidades (da Rainha Elizabeth II da Inglaterra ao Papa João Paulo II, Mikhail Gorbachev, Boris Yeltsin, Kim il Sung etc.). Em uma grande conferência evangelística realizada em Seul (Coréia) em 3 de junho de 1973, cerca de 1.100.000 pessoas , Os dois quilômetros de comprimento e cerca de meio quilômetro de largura Yoido Plaza foram completamente preenchidos. Esta conferência tem sido chamada de o maior encontro evangelístico da história da humanidade. Autor de " Paz com Deus ", "Tempo de decisão "e" Alerta de tempestade ".


    David WilkersonDavid Wilkerson Pastor pentecostal que começou a evangelizar gangues criminosas nos subúrbios de Nova York. O trabalho árduo valeu a pena e gangues inteiras aceitaram a Cristo como o Salvador de suas vidas. A história é contada no livro A Cruz e a Adaga ", que por sua vez foi uma ferramenta poderosa de evangelização e edificação cristã.

    Um dos convertidos das campanhas evangelísticas de Wilkerson foi Nicky Cruz, o maior criminoso de uma gangue que no início causou grandes problemas a Wilkerson ao impedir seu trabalho evangelístico, mas em uma reunião ele entregou seu coração a Cristo e se tornou um poderoso missionário. Sua autobiografia consta do livro " Corri pupo corri ".


    Joni EarecksonJoni Eareckson, uma jovem crente que em uma tarde quente de julho sofreu um trágico acidente ficando tetraplégica, em uma cadeira de rodas, incapaz de se mover, de usar as mãos e caiu angustiada. Lentamente, a dor foi suplantada pela fé e esperança cristãs. Os longos anos de reabilitação não foram fáceis, mas neles Joni começou a compor livros contando como o Senhor lhe deu força e fé apesar das dificuldades. Ele começa a trabalhar para programas de rádio e projetos missionários. O livro mais amplamente distribuído é certamente Intrusão divina ", no qual o autor conta como Deus está intimamente interessado nos menores detalhes da vida de cada crente, muitas vezes relembrando suas experiências pessoais.

    Nenhum comentário:

    Postar um comentário

    Usar a internet, celular e outros meios de comunicação para ofender ou prejudicar o outro é crime. A prática é conhecida como Cyberbullying e pode acarretar processos tanto no campo cível, com dano moral, quanto na área criminal, como injúria, calúnia e difamação
    Cuidado reconheço IP e posso usar lei 12.737 contra usuarios mal intencionados ,

    DESMASCARANDO CCB BRÁS SP ! CHEGA DE MENTIRAS

      A História por trás da história , vejam nesse vídeo fatos que a Congregação Cristã no Brasil escondeu por mais de cem anos , ex membro e p...