domingo, 26 de maio de 2019

CCB e Surgimento do Pentecostalismo Italiano: Afetividade e Práticas de Adoração Estética

Introdução

O primeiro movimento pentecostal se expandiu entre aqueles que buscavam uma experiência religiosa mais dinâmica e vital. Para alguns, isto implicou a transição através de uma ou mais tradições pré-pentecostais. Os primeiros pentecostais italianos foram convertidos católicos romanos que fizeram a transição através de estágios de santidade protestantes e independentes antes de chegar ao movimento pentecostal. A motivação orientadora para o progresso de uma denominação para a seguinte foi a insatisfação com a ortodoxia convencional e a busca de uma espiritualidade intuitiva e afetiva.

Os americanos italianos encontraram no pentecostalismo um meio termo entre os excessos do formalismo e do sectarismo.
Este ensaio examina a formação espiritual dos primeiros pentecostais italianos. Primeiro, forneço uma visão geral da jornada religiosa dos pentecostais italianos, traçando seu progresso, desde o catolicismo romano e as igrejas denominacionais protestantes, até um contexto de santidade independente e, finalmente, ao movimento pentecostal. Em segundo lugar, examino a psicologia social que sustenta sua transformação espiritual. Em Visão dos Deserdados, Robert M. Anderson se referiu a essa dimensão como o desejo de “santidade revivalista”; a tentativa de superar a privação social e econômica através da intensificação da piedade religiosa e afetividade. [1] Terceiro, abordo a relação entre a experiência religiosa afetiva (ortopatia) e as práticas religiosas (ortopraxia). A experiência de crise do batismo do Espírito iniciou a renovação e a revitalização, sustentadas por meio de comunhão carismática e práticas estéticas. Em Fire from Heaven, Harvey Cox descreveu a teologia pentecostal italiana como sendo enraizada em uma espiritualidade primitiva, incluindo uma nova apreciação por imagens femininas e participação das mulheres na vida congregacional. Práticas estéticas eram transmitidas através de hinos, orações, gestos e literatura que caracterizavam o início do movimento pentecostal italiano.

Trajetória Religiosa dos Pentecostais Italianos

O movimento pentecostal italiano formou-se entre uma comunidade de imigrantes na primeira década do século XX. Os italianos entraram na América como católicos nominais e devotos. O crescente anticlericalismo e a desconfiança pelo catolicismo norte-americano, dominados naquela época pela Igreja irlandesa, forçaram muitos italianos a se desviarem de suas raízes étnico-religiosas. Alguns se aventuraram às igrejas protestantes. Os primeiros pentecostais italianos eram presbiterianos que se tornaram cristãos evangélicos da santidade. O movimento dos italianos para igrejas cada vez mais revivalistas fornece a estrutura conceitual para a compreensão da formação espiritual dos primeiros pentecostais italianos.

A criação da Missão Evangélica Italiana em Chicago na virada do século XX redefiniu a identidade étnico-religiosa italiana. Começando como uma comunidade de crentes de santidade independentes, esta congregação emergiu da vacuidade espiritual criada por uma Igreja Católica Americana negligente e as rígidas exigências do Protestantismo. Luigi Francescon e Pietro Ottolini assumiram as responsabilidades de liderança da Missão Evangélica. Francescon emigrou em 1890 e converteu-se entre um grupo de valdenses antes de fundar a Primeira Igreja Presbiteriana Italiana de Chicago. Ottolini emigrou em 1891, convertido de Catho

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