quinta-feira, 21 de outubro de 2021

O que são os Ritos Maçônicos?

 RITO vem da palavra latina ritus, que era utilizada para designar a ideia de formalismo ou de algo convencional. As práticas antigas eram promovidas nesses atos formais ou convencionais, para que ficassem gravadas na imaginação. Os governantes procuravam imprimir gestos, cores, sinais, símbolos, palavras e sons, para criar condicionamentos uniformes na realização das práticas coletivas, que formam o RITO.

O RITO incute nas pessoas o hábito cerimonial. O termo RITO se aplica no sentido de regra, ordem, método, orientação, diretriz, uso e outras conotações que impregnam a conduta humana de compromisso com um sentimento preconizado. Há ritos religiosos, jurídicos, militares, familiares, morais, etc.
Na vida social, os ritos se interpõem por meios de costumes. A noção de Rito está quase sempre associada a uma fórmula tradicional e a um tipo de reverência ou culto.
As instituições são mantidas através de procedimentos ritualísticos. Ritual é a explicação cultural do RITO. No RITUAL estão contidos os modos como o RITO deve ser executado ou vivenciado. O Ritual se exprime na maneira de fórmulas ou de processos que dão ritmo a harmonia, consistência, permanência, unidade, individualidade e entre outras condições, o envolvimento grupal de sensibilidades. A Maçonaria comunica-se em diferentes Ritos concebidos para atender a determinadas circunstâncias históricas e geográficas mundiais.
RITOS NA MAÇONARIA
Para entendermos os ritos na maçonaria devemos voltar à época onde a maçonaria era operativa, ou seja, na época onde os maçons eram os mestres construtores que tinham por finalidade realizar a construção das mais diversas obras e principalmente das igrejas e lugares de adoração, nesta época a ordem não conhecia distinções todos os maçons eram construtores, arquitetos dedicados a edificar os mais belos e majestosos edifícios nesta época todos seguiam os mesmos costumes e possuíam as mesmas leis e formas de reconhecimento. O ato de transição que tornou a maçonaria operativa na maçonaria filosófica de hoje não foi algo simples ou rápido, durante este período de reforma da instituição, diversas ordens surgiram e de uma maneira ou de outra contribuindo assim para a elaboração da atual maçonaria.
Os Templários, por exemplo, nos concederam grande parte dos seus rituais que agregamos a maçonaria e alguns que praticamos até hoje, a cabala judaica também foi agregada a maçonaria e outros elementos trazidos por membros do clero e da nobreza. Por esta miscigenação de doutrinas que foram agregadas a maçonaria e juntando o conhecimento dos maçons operativos que possuíam o segredo sobre a pedra e arte de trabalhar com metais formou-se uma doutrina filosófica que transmutou a antiga maçonaria operativa numa nova ordem de cunho filosófico chamada de maçonaria especulativa fazendo assim surgir diversas ordens maçônicas com diversos entendimentos, mas com pontos em comum.
O marco da maçonaria moderna aconteceria com a fundação da Grande Loja de Inglaterra, em Londres, em 24 de Junho de 1717, já completamente desvinculada da tradição operativa, como primeira Obediência institucional congregando federadamente lojas particulares ou células de trabalho, surge, em cerca de 1728, a primeira loja maçônica especulativa nacional identificada, fundada em Lisboa. A partir deste ponto a maçonaria especulativa ou filosófica tornava-se uma grande sociedade sem fronteiras sendo difundida em muitos países como a França, a Alemanha e diversas colônias de Portugal e da Inglaterra, por se difundir por vários países com crenças e costumes diferentes a maçonaria foi alvo de transformações e diversificações culminando com o surgimento de diversos ritos.
Mesmo dentro de um mesmo país diversos ritos se difundiram tomando, por exemplo, em Portugal podemos notar que de 1820 a 1869 praticaram-se na maçonaria portuguesa seis ritos diferentes: o Rito Francês, o Rito Simbólico Regular, o Rito Escocês Antigo E Aceito, o Rito De Heredom, o Rito Eclético Lusitano e o Rito De Adoção, a constituição maçônica de 1806 adotara o rito francês como oficial e único no seio do grande oriente lusitano.
Enquanto nesta obediência se esgotaram os trabalhos maçônicos portugueses, o rito francês manteve a sua exclusividade, e mesmo depois, quando já os maçons portugueses se achavam divididos em facções numerosas, o Rito Francês continuou a prevalecer. Depois da Inglaterra e de Portugal a França foi o primeiro país no qual fincou suas raízes a Maçonaria Moderna. As primeiras quatro Lojas parisienses, sobre as que se têm notícias certas, se reuniram em 1736, estando presentes cerca de 60 membros, e procedendo-se pela primeira vez a eleição de um Grande Mestre na pessoa de Charles Radcliff, conde de Derwentwater, fundador que foi da primeira Loja na hospedaria Au Louis dArgent.
A primeira loja maçônica fundada no Brasil surgiu na Bahia em 1.797, portanto 80 anos após a fundação da grande loja de Londres. Esta loja teve suas primeiras reuniões realizadas abordo de uma fragata Francesa, ali se encontravam os homens como José Bonifácio entre outros revolucionários que lutavam pela independência do Brasil e os ideais libertários trazidos pelos militares Franceses. Em 1.834 o GRANDE ORIENTE Lusitano, desejando propagar no Brasil a verdadeira doutrina Maçônica, nomeou para esse fim, três delegados para criarem lojas regulares no Rio de Janeiro filiadas àquela grande Oriente. Foram fundadas então as lojas: Constância, Filantropia e Reunião, que serviram para todos os maçons existentes no Rio de Janeiro. Estas foram as primeiras lojas regulares, pois já existiam anteriormente agrupamentos secretos em moldes maçônicos, funcionando mais como clubes ou academias, mas não como lojas. Depois da fundação destas três primeiras lojas oficiais, espalhou-se nas províncias da Bahia, Pernambuco e Rio de Janeiro, lojas livres ou sob os auspícios do Grande Oriente Luzitano e da França.
A província de Pernambuco tinha uma maçonaria bastante pujante com muitas lojas prósperas, como a Restauração, a Patriotismo, a Guatimozim e a Regeneração, da qual fizeram parte os principais líderes da revolução Pernambucana de 06.03.1817. Em Niterói em 1812 foi fundada a praia Grande a loja DISTINTIVA, republicana e revolucionaria era comandada por Antonio Carlos Ribeiro de Andrada, irmão de José Bonifácio. A primeira obediência Brasileira teve como Grão-mestre: José Bonifácio de Andrada e Silva entre outras personalidades daquela época como dirigentes.
RITOS MAÇÔNICOS
Denomina-se de rito maçônico um conjunto sistemático de cerimônias e ensinamentos maçônicos. Esses variam de acordo com o período histórico, conotação, objetivo e temática dada pelo seu criador; muitos ritos existiram por breves períodos de tempo e foram extintos, muitos mantém suas tradições inalteradas até hoje, estima-se que ao longo da historia tenha existido mais de 140 ritos diferentes, os ritos hoje mais difundidos no mundo são: O rito de York, O rito Escocês Antigo e Aceito, O rito Francês ou Moderno, O rito Schröeder, O Rito de Memphis-Misraim. No Brasil se exercem todos esses, mas se destacam também o Rito Brasileiro e o Rito Adonhiramita.




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Usar a internet, celular e outros meios de comunicação para ofender ou prejudicar o outro é crime. A prática é conhecida como Cyberbullying e pode acarretar processos tanto no campo cível, com dano moral, quanto na área criminal, como injúria, calúnia e difamação
Cuidado reconheço IP e posso usar lei 12.737 contra usuarios mal intencionados ,

DESMASCARANDO CCB BRÁS SP ! CHEGA DE MENTIRAS

  A História por trás da história , vejam nesse vídeo fatos que a Congregação Cristã no Brasil escondeu por mais de cem anos , ex membro e p...