quinta-feira, 21 de outubro de 2021

HISTÓRIA DA ASSEMBLÉIA DE DEUS NO BRASIL

 A Assembleia de Deus nasceu nos Estados Unidos nos idos dos anos de 1890 em uma loja Maçônica de Los Angeles, seu nome completo era Assembleia dos Homens de Deus, que depois ficou sendoAssembleia de Deus. Antes tinha o nome de Missão Fé Apostólica, como foi feita por pastores maçons Presbiterianos, Metodistas, Batistas, Anglicanos, Congregacionais, Episcopais, Padres Católicos etc, o nome dado à união desses homens ilustres da sociedade da época, a principio foi mesmo Missão Fé Apostólica, até com o tempo, o termo mudou para Assembleia dos Homens de Deus e, depois, simplesmente; Assembleia de Deus.

No Brasil, os Missionários Suecos, Gunnar Vigriem e Daniell Berg, discípulos do Pastor Evangélico e Maçom respeitado Charles Fox Partham, tiveram a incumbência de trazer essa nova religião para o Brasil. Gunnar Vigriem e Daniell Berg eram maçons da Loja de Los Angeles e vieram para o Brasil para fundar a primeira filial sul americana da Assembleia de Deus, que por sinal é a maior igreja pentecostal do mundo.
Iniciada em Belém do Pará, por dois missionários suecos que eram discípulos do pastor maçom e membro da Ku Klux Klan Charles Fox Partham, Daniel Berg e Gunnar Vingren não eram membros da Ku Klux Klan, eles eram declaradamente abolicionistas mas pertenciam a Loja Maçônica de Los Angeles, eles deixaram um grande legado e hoje a Assembleia de Deus, é a maior igreja pentecostal do planeta.
Eis a história real da Igreja Assembleia de Deus:
Em 19 de Novembro de 1910 desembarcaram no Brasil dois "pastores batistas".
Gunnar Vingren e Daniel Berg. Estes dois congregavam na Igreja Batista dos Estados Unidos, mas devido o fato de se unirem ao movimento pentecostal realizado na Rua Azuza 312, em Los Angeles, foram excluídos das Igrejas Batistas. A igreja Batista era pentecostal, mas ainda guardava algumas doutrinas anglicanas, Gunnar Vingren e Daniel Berg, foram então acolhidos pelo pastor maçom Charles Fox Partham.
Ao chegarem ao Brasil foram apresentados ao pastor Eurico Nelson, o pastor da Igreja Batista de Belém do Pará e pediram entrada nessa igreja, entrada esta que foi de princípio negada por não terem carta de transferência da igreja batista (e nem poderiam ter, pois tinham sido excluídos) e omitindo (mentindo) que eram membros excluídos, apresentaram-se como verdadeiros pastores batistas, e isso lhes deu o privilégio de morarem no porão da igreja até conseguirem se instalar em outro lugar e arrumarem dinheiro e emprego, etc.
Por aquele tempo o pastor Eurico Nelson precisou viajar para o Sudeste do país, pois fora a uma Convenção Batista. Foi neste tempo que esses dois pastores suecos agiram.
Sem a presença do pastor titular e ajudado por um moderador da igreja, José Plácito da Costa, eles conseguiram filiação na igreja, mesmo sem as cartas de transferência.
Começaram então a induzir alguns membros a ficarem após o culto e assistir as suas reuniões, às quais, eram feitas sem o conhecimento da igreja e no porão onde estavam instalados. Em seus cultos havia muito barulho e êxtases (entravam em mistérios), e alguns começaram a dizer que tinham recebido dos dois pastores o que eles chamam de batismo com fogo (o pentecostes).
Um irmão da igreja, o evangelista Raimundo Nobre, descobriu o caso, e logo comunicou a igreja e foi feita uma reunião para apurar o caso, e nessa reunião os dois pastores e mais onze membros da igreja foram excluídos, isso no ano de 1910. Este caso está registrado na Igreja Batista de Belém, pelo historiador Antônio B. Almeida, Gunnar Vingren e Daniel Berg continuaram a realizar trabalho de proselitismo entre os membros da Igreja. O próprio Gunnar Vingren afirma em seu diário que: "Por onde íamos, buscávamos nas igrejas e nas casas dos batistas infundirem o novo batismo". Este "novo batismo" e “novo culto pentecostal” constituía em fazer os crentes a fazer culto do Espírito Santo, com vigílias avivadas, campanhas nos lares e cultos matinais (consagração), nesses cultos estes aprendiam a buscar o Espírito Santo e aprendiam também o conceito pentecostal do Shekinah, etc.
Com o tempo a Assembleia se divide, devido a divergências teológicas, brigas doutrinárias, desentendimentos e discórdia, surgindo assim a Assembleia de Deus Madureira.
Paulo Leivas Macalão fundou o Ministério de Madureira, um importante movimento da Assembleia de Deus no Brasil, e foi o maior compositor de hinos da Harpa Cristã, e um maçom importante na comunidade evangélica brasileira.
Nascido em Santana do Livramento, se converteu aos 18 anos, estabeleceu amizade com o pastor sueco Gunnar Vingren, pioneiro da Assembleia de Deus no Brasil, e foi consagrado por Vingren e pelo também sueco Levi Pethrus ao cargo de pastor, em 17 de agosto de 1930.
Paulo Leivas Macalão construiu a primeira igreja da Assembleia de Deus no sudeste do Brasil, no bairro carioca de Bangu, em 12 de janeiro de 1933. Transferiu a sede da igreja para Madureira, em 1939, no que seria a origem do Ministério de Madureira, o segundo maior ramo das Assembleias de Deus no Brasil.



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