Um texto predileto
João 10:12 e 16 é o texto preferido para os adeptos da ALGUMAS IGREJAS TRADICIONAIS darem consistência a suas teorias distorcidas sobre a predestinação. Quando observam que algum evangélico simpatizam com eles e desconhecem sua face de seita, aplicam esse texto para o proselitismo. A idéia é a seguinte: ‘Deus restaurou Sua verdadeira Graça através de Alguns Líderes Religiosos ..., essa Verdadeira Graça é a ALGUMAS IGREJAS TRADICIONAIS, a ALGUMAS IGREJAS TRADICIONAIS compõe o único rebanho de Deus cujo único pastor é Jesus Cristo,os pastores evangélicos são os mercenários do texto, e todos os que forem salvos virão mais cedo ou mais tarde para a ALGUMAS IGREJAS TRADICIONAIS, esse é o sinal dos predestinados.’
Mas será que estão corretos os adeptos da ALGUMAS IGREJAS TRADICIONAIS na interpretação que dão ao texto? Uma leitura atenta não deixa margem para dúvidas de que a conclusão tirada pela ALGUMAS IGREJAS TRADICIONAIS além de ser desonesta ao contexto, é tendenciosa. Observe que no capítulo anterior (9) Jesus entra em uma discussão com os fariseus, e dando prosseguimento afirma no início do texto "na verdade, na verdade vos digo..."(verso 1)dando assim as explicações que encontramos na seqüência. Jesus é apresentado como a porta, a pastagem(o alimento) e o bom pastor (João 10:9,11). Os fariseus por sua vez,eram representados pelos mercenários, ladrões e salteadores(João 10:1,8,12-13). Isso acontecia porque eles não queriam entrar pela porta, e não tinham cuidado das ovelhas(João 10:1,13). Os fariseus rejeitavam abertamente a Cristo, fincavam estacas em suas tradições, enquanto rejeitavam as boas novas de Deus. Todo líder religioso que tira a atenção exclusiva que só Cristo merece na salvação da humanidade é ladrão, salteador e mercenário, e o "ministério espiritual" da ALGUMAS IGREJAS TRADICIONAIS está incluído nesse grupo por propagar um falso evangelho. Com o descuido das ovelhas, o lobo pode danificar o rebanho com muita facilidade. O lobo representa Satanás, e esses que não dão a devida atenção a Jesus, são presas fáceis do adversário, que promove o engano religioso, a fim de levar a destruição. A preocupação de Jesus no texto não era a de apresentar a exclusividade de um grupo religioso qualquer, mas a Sua exclusividade. Tanto é que o próprio João havia reclamado ao Senhor que tinha visto um grupo que não os seguia e contudo usava o nome de Jesus, ao que o Senhor lhe ensinou que não devia proibi-los porque "quem não é contra nós é por nós"(Marcos 9:38-41; Lucas 9:49-50). Além disso, em João 4 Jesus havia ensinado que a adoração não estava restrita a um local, fazendo eco as palavras de Paulo aos Coríntios 1:2 - "com todos os que em todo lugar invocam o nome de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo, Senhor deles e nosso." Com base nisso o que Jesus queria dizer com "um só rebanho e um só pastor"? Ele estava claramente mostrando a futura união entre judeus e gentios em um só Corpo, sob o encabeçamento Dele, o Sumo Pastor(I Pedro 5:4;Efésios 4:11; Jeremias 23:4),assim como Paulo mais tarde discursou sobre o tema aos Efésios 2:11-22:
"Portanto, lembrai-vos de que vós, noutro tempo, éreis gentios na carne e chamados incircuncisão pelos que, na carne, se chama circuncisão feita pela mão dos homens, que naquele tempo, estáveis sem Cristo, separados da comunidade de Israel e estranhos aos concertos da promessa, não tendo esperança e sem Deus no mundo. Mas, agora, em Cristo Jesus, vós que antes estáveis longe, já pelo sangue de Cristo chegastes perto. Porque ele é a nossa paz, o qual de ambos os povos fez um; e derribando a parede de separação que estava no meio, nas sua carne, desfaz a inimizade, isto é, a lei dos mandamentos, que consistia em ordenanças, para criar em si mesmo dos dois um novo homem, fazendo a paz, e pela cruz, reconciliar ambos com Deus em um corpo, matando com ela a inimizade. E, vindo, ele vos evangelizou a paz, a vós que estáveis longe e aos que estavam perto; porque, por ele, ambos temos acesso ao Pai em um mesmo Espírito. Assim que já não sois mais estrangeiros, nem forasteiros, mas concidadãos dos Santos e da família de Deus; edificados sobre o fundamento dos apóstolos e dos profetas, de que Jesus Cristo é a principal pedra da esquina; no qual todo edifício, bem ajustado, cresce para templo santo no Senhor, no qual também vós juntamente sois edificados para morada de Deus no Espírito."
O entendimento da irmandade está longe da verdade, Jesus não precisou esperar até 1910 para cumprir as Palavras ditas em João 10. Além disso, é muita pretensão admitir que essa palavra se aplica a ALGUMAS IGREJAS TRADICIONAIS, quando esta é irrelevante e atrofiada no exterior. Será que o rebanho de Deus inclui apenas uma minoria no Brasil e alguns "gatos pingados" no exterior?!
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Usar a internet, celular e outros meios de comunicação para ofender ou prejudicar o outro é crime. A prática é conhecida como Cyberbullying e pode acarretar processos tanto no campo cível, com dano moral, quanto na área criminal, como injúria, calúnia e difamação
Cuidado reconheço IP e posso usar lei 12.737 contra usuarios mal intencionados ,