A primeira onda pentecostal no Brasil se deu no início do século XX, teve consigo a chegada da Congregação Cristã. Trata-se de ser a primeira deste segmento em solo brasileiro. Seu surgimento se deu com a chegada de Franscescon7 , em meados de 1910. Foi membro fundador da Igreja Presbiteriana em sua cidade de morada nos EUA. Mais adiante, desligou-se de sua igreja de batismo, ao descobrir a mensagem pentecostal e ser batizado no Espírito Santo, em 1907. Sua experiência o fez propagar o Pentecostalismo à colônia italiana, por meio da profecia do pastor Durham. A obra era de evangelizar o mundo italiano, mas, em virtude da sua missão, foi revelado que deveria se dirigir à Argentina. Em 1910, fundou uma igreja em Buenos Aires, que ainda persiste, em virtude de uma expressiva comunidade italiana no local (ANTONIAZZI, 1994). Na leitura de Duncan sobre a chegada de Francescon na América Latina, o mesmo relata que 6 Antoniazzi (1994, p. 71) utiliza o termo “pulverização”, como o grande boom das ondas no Brasil, mas é preferível o termo “polinização”. Pulverizar denota destruição, extermínio que não é o caso, já que aqui houve, na verdade a disseminação/irradiação/implantação/expansão da primeira onda pentecostal. 7 Operário de profissão, suas habilidades manuais como artesão (trabalhava com obras em mosaico em fachadas e tetos) propiciaram várias execuções em palacetes em Chicago, galgando um equilíbrio financeiro em prol de sua família e permitindo a possibilidade de viajar para localidades distantes (ANTONIAZZI, 1994).
Na leitura de Duncan sobre a chegada de Francescon na América Latina, o mesmo relata que 6 Antoniazzi (1994, p. 71) utiliza o termo “pulverização”, como o grande boom das ondas no Brasil, mas é preferível o termo “polinização”. Pulverizar denota destruição, extermínio que não é o caso, já que aqui houve, na verdade a disseminação/irradiação/implantação/expansão da primeira onda pentecostal. 7 Operário de profissão, suas habilidades manuais como artesão (trabalhava com obras em mosaico em fachadas e tetos) propiciaram várias execuções em palacetes em Chicago, galgando um equilíbrio financeiro em prol de sua família e permitindo a possibilidade de viajar para localidades distantes (ANTONIAZZI, 1994).
Foi em meio a tantas dificuldades e vontade de obter sucesso em seu intento que fundou a CCB. Francescon não fez daqui seu lar, aliás, nunca residiu permanentemente no País, apenas o visitava, sendo considerado suficiente para formar o pilar de sustentação que deve ser considerado fundamental para aquele momento, pois trouxe a força de expressão de um mover pentecostal. Ao longo de seu percurso, assumiria uma postura tradicional, embora mais adaptada aos valores e representações de regiões como o norte do Paraná e em São Paulo (ANTONIAZZI, 1994). Muitos fiéis se uniram na mesma causa, dando respaldo a Francescon, assim solidificando os grupos, os quais faziam também visitas frequentes aos Estados Unidos. As condições favoráveis dos membros possibilitaram dar seguimento aos propósitos dogmáticos no Brasil. As futuras lideranças demonstravam garantir a continuidade dos trabalhos, ao substituírem o fundador com idade avançada (MONTEIRO, 2010). Apesar de inicialmente a CCB buscar locais dos menos favorecidos, marginalizados e periféricos, o nível social dos seus membros se confirma na atualidade em setores de classe média, com profissionais liberais e empresários fazendo parte da sua membresia (MARIANO, 1999). Não foi uma estratégia da CBB instituir fundações da Igreja nas regiões sul e sudeste do País, a denominação estava em busca dos seus pares, os italianos. Tais regiões estavam tendo crescimento econômico em face da produção cafeeira e ascensão das indústrias. Pela demanda de mão de obra, surgiam as cidades de imigrantes que buscam de condições de vida mais favoráveis, dentre eles italianos (MONTEIRO, 2010). Apesar de ter havido aceitação da cultura e da língua italianas pelo povo brasileiro, houve a necessidade de garantir a sobrevivência da agremiação pela ministração da palavra em português8 para a compreensão mais eficazes, apesar de haver diferenças linguísticas (ANTONIAZZI, 1994). O nascimento da agremiação está ligado ao significado da sua existência. O que Francescon julgava pertinente era a concepção de crença, a partir do pressuposto daquele que crê em algo ou divindade, gerando como resultado a conversão para a predestinação de ser salvo. Nesse ponto, institui-se esta pesquisa da religião do ponto de vista institucional, além de alguns pontos dogmáticos ou doutrinais. O estudo do fenômeno religioso se fez diante do poder carismático de galgar adeptos para sua corrente de pensamento, apelando para uma interferência de ordem sobrenatural. Durante sua permanência em São Paulo, ministrando as convicções das crenças, houve as primeiras conversões. A necessidade de expandir o seu chamado o fez deslocar-se até Santo Antonio da Platina no Paraná. Havia os entraves de língua, acessibilidade e debilidade física, mas mesmo assim criou a primeira Igreja com nome de Assembleia Cristã, sendo mudado para Congregação Cristã do Brasil 20 anos depois, pela semelhança com o nome Assembleia de Deus no Brasil. Somente na década de 60 passa a se chamar Congregação Cristã no Brasil (AMARAL, 2002). Segundo o autor Vasni de Almeida (p. 23), aprofunda a passagem de Francescon no Brasil, através do estudo de Émile-Guillaume Léonard, seus relatos abordam da intenção de Fracescon retornar a São Paulo ainda no ano de 1910, para instituir a organização da igreja. Léonard indica que os fiéis reunidos em grupo por ele, seriam de vários segmentos religiosos como: católicos, presbiterianos e metodistas. Sendo este autor que construiu as bases de uma das definições sociológicas mais clássicas sobre o pentecostalismo brasileiro em seus momentos primários, sendo uma igreja composta basicamente de operários: Em todos os lugares onde aparece, o pentecostalismo apresenta-se como a forma ‘proletária’ do protestantismo. Ao lado de comunidades e denominações mais antigas, aburguesadas ou em vias de aburguesamento, ele espanta por seu caráter muito mais popular. Esse caráter é mantido pela persistência e o crescimento de suas conquistas entre as classes menos afortunadas. No Brasil, o fato que as Congregações têm seu centro mais poderoso no grande polo operário de Sorocaba tenderia a dar, ao 8 Monteiro (2010) discorre que a adoção da língua portuguesa passou a ser a língua oficial do Brasil no governo do Presidente Getúlio Vargas, na década de 30, sendo vedada a utilização e pregações nas igrejas em outras línguas, principalmente as de origem italiana, alemã e japonesa.
Na trajetória de Francescon, relatada pelo mesmo em cartas, são mostradas as dificuldades passadas por ele pela hostilização por parte de fiéis católicos. Mesmo assim, em seu desbravamento, deu início ao grande movimento pentecostal no Brasil. As primeiras igrejas surgiram nos bairros paulistas de grande conglomerado de italianos, tais como: Brás - a primeira a ser fundada, hoje, sede Nacional da CCB - Barra Funda e Bom Retiro. Após os trâmites legais de formalização em instituição jurídica, tomou fôlego para a fundação de novos templos em outras localidades: São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e, posteriormente, nordeste. Todas as igrejas têm suas resoluções e seus direcionamentos, por meio da sede em São Paulo. É fato que o seu crescimento se deu primeiramente em regiões interioranas no Brasil, mas conseguiu atingir os limites transacionais, expandindo-se para outros países (ANTONIAZZI, 1994). Sua sobrevivência, conforme leitura de Mariano (1999), mantém firme suas características por quase nove décadas. Sua expressividade é diferenciada de outras pentecostais no critério de divulgação, automação, conduta de assistências e estrutura denominacional. Apesar de ser uma instituição considerada fechada, foi possível essas observações não apenas por meio de referenciais teóricos, mas por análises dos questionários aplicados aos membros participantes da pesquisa. É contextualizada a chegada da CCB à cidade de Goiânia, particularmente quando foi registrada. De acordo com a funcionária da 2ª Circunscrição do Cartório de Registro de Imóveis da cidade de Goiânia, no sistema, data do ano de 1976. Já pela informação de um membro da CCB a data é anterior: 27 de abril de 1963. Infere-se das informações coletadas que a CCB já existia bem antes do seu registro. O processo de racionalização propiciou o avanço científico e tecnológico, atributos que várias denominações religiosas viram como oportunidade para expandir sua doutrina entre os fiéis. Na contemporaneidade, os meios midiáticos e de automação tomaram lugares de destaque para auxiliar o que se conhece por mass media 9 , do qual o campo religioso neopentecostal e outras do mesmo 9 Mass media é um fenômeno do qual os estudiosos definem como Meios de Comunicação de Massa (MCM) visa atingir vasta audiência simultaneamente, ou dentro de breve período de tempo centenas de milhares ou milhões de ouvintes, de espectadores, de leitores (BOSI, 2009, p. 36).
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