segunda-feira, 22 de fevereiro de 2021

CCB e Seu Fundamentalismo Pentecostal

 A CCB constitui-se como uma denominação que não segue os mesmos passos das demais do seu mesmo segmento, não fazendo uso das mídias de massa para a propagação dos seus dogmas. Ela adota usos e costumes rígidos e ainda assim apresenta crescimento em sua membresia nas últimas décadas, conforme aponta o IBGE, pelo Censo Demográfico entre 2000 e 2010 no município de Goiânia, nos anexos. A CCB parece estar na “contramão” das estratégias aventadas majoritariamente pela maioria das denominações no sentido de ampliação dos seus espaços de poder. Essa denominação cresce numericamente atendendo certas demandas apresentadas pelos participantes da pesquisa de campo, mostrando sua expansão, conforme se verifica pelo número de templos construídos não só no Brasil, mas em outros países. O conjunto de ofertas religiosas pode deixar os indivíduos confusos quanto às suas escolhas, porém muitas igrejas continuam em ascensão como a CCB, destinando-se a um público específico. Desse modo, no primeiro capítulo, faz-se uma breve abordagem histórica do surgimento da primeira onda do Pentecostalismo no Brasil tendo como centralidade a CCB. A contextualização desse campo religioso abrange a formação, a fundação, o expansionismo - ligado ao seu fundador italiano em busca de seus pares (comunidades italianas pelo mundo) - e suas peculiaridades em relação à estrutura, doutrina, liturgia, seus hábitos e costumes relacionados ao seu ethos religioso. O segundo capítulo apresenta a metodologia aplicada para mostrar o desenvolvimento do estudo e seus resultados. O texto discorre desde a submissão até a aprovação no Comitê de Ética, que serve para resguardar e demonstrar a seriedade da investigação. A coleta de dados se envolve com problemas de ordem emocional de maneira responsável, atendendo ao que exige para o campo empírico. Com o recurso de questionários, foram estruturadas 11 perguntas fechadas, fazendo observação da oralidade das conversas (MEIHY, 1996). Foi utilizada também a aplicação da técnica escuta ativa, ou seja, escutar ativamente, memorizar, para reformular as ideias posteriormente, pois os dados fornecidos pelos membros foram analisados de forma fidedigna. Os participantes relatavam suas experiências na denominação, sendo essencial por ser uma “história anedótica”, ou seja, com pouca fonte escrita/documentada. Assim, o trabalho foi voltado para análise do comportamento da membresia e suas demandas. Diferentemente de uma entrevista, não houve necessidade de os relatos serem transcritos. O recurso metodológico do campo, utilizando-se a ferramenta de questões a serem respondidas, foi de suma importância para a pesquisa, com intuito de chegar ao resultado diante dos objetivos propostos. Um dos maiores desafios da pesquisa se constituiu na abordagem dos participantes, por se mostrarem avessos à tal participação, por orientação de seus líderes. Em qualquer situação, são orientados a pedir direcionamento e aconselhamento de seus atos, isso ora dificultou, ora impediu a apreensão da real motivação de serem membros e frequentadores da CCB. O terceiro capítulo analisou gráficos, relacionando-os aos resultados apreendidos da pesquisa, visando apresentar o levantamento dos dados com o aprofundamento teórico. Juntamente com as ideias weberianas, Bourdieu (1998, p. 35) aborda sobre a prática religiosa como legitimadora do status socioeconômico nas relações de classes, na perspectiva de salvação no contexto do Pentecostalismo e suas vertentes. Os critérios de dons espirituais são tidos como uma característica de institucionalização, como a glossolalia, o dom em falar em línguas ou dom da revelação e domínio. Trabalhar a característica etnocêntrica da agremiação implica a compreender que isso pode estar associado a alguns elementos do fundamentalismo religioso, em consonância do obscurantismo e da intolerância/intransigência por parte de membros de determinada denominação. O fundamentalismo parte da ideia de que são os únicos predestinados ao Reino do céu, assim como a CCB alega. Tal afirmação abre questionamento daquele que confere caráter absoluto ao seu ponto de vista na perspectiva de Boff (2009, p. 49): O fundamentalismo, portanto, não é uma doutrina, mas uma forma de interpretar e viver a doutrina. É assumir a letra das doutrinas e normas sem cuidar de seu espirito e de sua inserção no processo sempre cambiante da história, postura que exige contínuas interpretações e atualizações, exatamente para manter sua verdade originária. Numa retomada do indivíduo em buscar uma determinada denominação religiosa, o que ele experiencia pode ser sua razão de ser e ter uma identidade, um sentido de viver nos aspectos formadores do conceito de religião, segundo Geertz

(2001). O aspecto moral é trabalhado no âmbito da denominação CCB, o ethos do Pentecostalismo é uma característica que foi trazida do Protestantismo, sendo a matriz pentecostal/neopentecostal protestante. A CCB, com seu simbolismo religioso tradicional e seu dogma impositivo ( não há possibilidade de questionar sua doutrina, é indiscutível), faz-se conhecida por usos e costumes que a caracterizam. O ornamento feminino estético tradicional e conservador do véu é uma espécie de identidade. Tal costume infere ser herança do Catolicismo que perdura nos fundamentos doutrinários e litúrgicos dessa comunidade. A CCB se apresenta com suas facetas demandantes da sociedade brasileira em tempos de (des)institucionalização e secularização religiosa, pois mantém sua tradição na atualidade. 

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