Introdução:
A Congregação Cristã no Brasil é vista por alguns como
uma seita, por outros , como um movimento contraditório. Nosso objetivo
nesta lição é demonstrar o caráter sectarista e exclusivista desta
Igreja, fato que nos impele a tratá-la no mínimo como um movimento
contraditório; pois suas doutrinas são fundamentadas em versículos
isoladas das Escrituras e mal interpretados, como também vêem as demais
Igrejas como seitas.
1. Fundador:
Luis Francescon , nascido em
29 de março de l866, na comarca de Cavasso Nuovo, província de Udine,
Itália. Imigrou para os E.U.A. após servir ao exército, chegando à
cidade de Chicago, Estado de Illinois em 1890. No mesmo ano começou a
ter conhecimento do Evangelho através da pregação do irmão Miguel Nardi.
Em 1891 teve compreensão do novo nascimento e aceitou a Cristo como seu
Salvador. Em março de ano seguinte, junto ao grupo evangelizado pelo
irmão Nardi e algumas famílias da Igreja Valdense, fundaram a Primeira
Igreja Presbiteriana Italiana, tendo sido eleito Filippo Grili como
pastor e Francescon como diácono e, após alguns anos, ancião dessa
Igreja.
a) Sua experiência com o novo batismo.
Conforme o próprio
relato de Luis Francescon, após três anos de freqüência e organização da
Igreja Presbiteriana Italiana, enquanto lia a Bíblia Sagrada, em Cl
2,12 "Sepultados com ele no batismo, nele também ressuscitastes pela fé
no poder de Deus, que o ressuscitou dos mortos". No momento da leitura
ouviu duas vezes as seguintes palavras "Tu não obedecestes a este meu
mandamento". A partir daí, inicia o questionamento do batismo por
aspersão praticado pelo Igreja Presbiteriana Italiana.
b) Rompimento com a Igreja Presbiteriana.
Com
a viagem do Pastor Filippo Grilli para a Itália, coube a Francescon,
como ancião, presidir à reunião no dia 6 de setembro de l903 ,(domingo),
oportunidade em que, após 9 anos da revelação acerca do batismo, falou
com a Igreja acerca deste assunto, o que fez, convidando a todos os
membros da Igreja Presbiteriana para assistir ao seu batismo por
imersão. O batismo foi realizado no dia 7 de setembro de l903, onde
compareceram cerca de 25 irmãos, dos quais 18, incluindo Francescon,
foram batizados. Com a chegada do Pastor Filippo Grilli, da Itália,
Francescon não pode fazer outra coisa que pedir seu desligamento daquela
Igreja, e o grupo batizado, juntamente com ele, também se desligou,
mesmo a revelia. Assim estabeleceram uma pequena comunidade evangélica
livre reunindo-se na casa dos irmãos.
c) O Batismo com Espírito Santo:
Em
fins de l907, o grupo liderado por Francescon tomou contato com o
nascente movimento pentecostal, participando das reuniões realizadas na
missão localizada na West North Avenue,943, que tinha como pastor
William H. Durhan, oriundo do movimento Azuza, de Los Angeles. No dia 25
de agosto de l907, naquela missão, Luis Francescon recebeu o Batismo
com Espírito Santo, e algum tempo depois o Pr Durham informou a ele que o
Senhor o tinha chamado para levar sua mensagem à colônia Italiana, e o
movimento foi se expandindo.
2. O Estabelecimento da Igreja no Brasil
Depois
de ter estabelecido o trabalho na Argentina, Francescon e Giacomo
Lombardi dirigiram-se ao Brasil em 8 de março de l910, com destino a São
Paulo. No segundo dia de estada no Brasil encontraram um italiano
chamado Vicenzo Pievani, na Praça da Luz, onde pregaram o evangelho.
Parece, todavia, que de início seu trabalho foi pouco promissor, até que
em 18 de abril, G. Lombardi partiu para Buenos Aires, e Francescon foi
para Santo Antonio da Platina, no Paraná, chegando lá em 20 de abril de
l910, e deixou estabelecido ali um pequeno grupo de crentes
pentecostais, o primeiro grupo desse segmento no Brasil.
a) O trabalho em São Paulo
Ao
retornar em 20 de junho para são Paulo, após um contato inicial com a
Igreja Presbiteriana do Brás, onde alguns membros aceitaram a mensagem
pentecostal, bem como alguns batistas, metodistas e católicos romanos,
surge a primeira "Congregação Cristã" organizada no país. Já, no mês de
setembro, Francescon segue novamente para o Paraná, deixando ali a novel
igreja sem maior respaldo. A partir daí, o trabalho da Congregação
Cristã espalha-se por onde existe colônias italianas, notadamente na
região sudeste do país, principalmente nos Estados de São Paulo e
Paraná, onde até hoje se concentram. Seu fundador, o ancião Louis
Francescon, faleceu em 7 de setembro de l964, na cidade de Oak Park,
Illinois, USA.
b) O desenvolvimento da Igreja
Diante dos relatos
acima, podemos ver que a história da Congregação Cristã não traz maiores
diferenças que possam explicar sua posição sectária de hoje, mas no
decorrer do tempo foram se adequando a certos individualismos . Baseados
na história narrada pelo próprio Francescon, podemos declarar que o
comportamento da congregação cristã hoje é bem diferente de seu
fundador; pois o mesmo mantinha comunhão com irmãos de denominações
diferentes. Gunnar Vingrem narrou em seu diário o encontro com
Francescon em um clima de muita comunhão e espiritualidade em 1920 em
São Bernardo do Campo.
c) Causas do individualismo
Primeiramente,
devemos ter em mente que a Congregação Cristã teve origem num ambiente
teológico, onde dominava a doutrina da predestinação , de onde veio seu
fundador e boa parte de seus primeiros membros. Isso, somado ao fato de
que algumas profecias davam conta de que lhe seriam enviados os que
haveriam de se salvar, além do fato de o ancião Francescon não ficar
continuamente junto aos novos grupos, mas, como ele mesmo escreveu,
esteve em nosso país cerca de dez vezes, em períodos intercalados. Esses
fatos Com certeza causaram grandes vácuos na interpretação e orientação
da liderança nacional, levando a surgir uma interpretação extremista
dos conceitos calvinistas.
3. Doutrinas Da Congregação Cristã no Brasil:
Ao
analisar o pensamento doutrinário da Congregação Cristã no Brasil,
temos a impressão de que seus líderes criaram um Evangelho segundo a
CCB. A maioria de seus adeptos defendem o pensamento errôneo de que a
salvação só é possível na sua própria Igreja: "A gloriosa Congregação".
Desenvolveram inconscientemente a doutrina da auto-salvação, ou da
religião salvífica, e conseqüentemente, por tabela o monopólio da
salvação, com todos os direitos reservados à CCB, uma espécie de
"copyrigth".
a) Sobre o estudo da Bíblia
A CCB ensina que o
Espírito Santo dirige tudo, e não é necessário se preparar, examinar ou
meditar nas Escrituras Sagradas. Sem dúvidas, o Espírito Santo opera
poderosamente na vida de sua Igreja, mas isto não significa que devemos
desprezar o estudo das Escrituras. É uma postura que desvirtua um dos
propósitos de Deus, que é o exame de sua Palavra. "Bem-aventurado o
varão que não anda segundo o conselho dos ímpios, nem se detêm no
caminho dos pecadores, nem se assenta na roda dos escarnecedores. Antes
tem o seu prazer na lei do Senhor, e na sua lei medita de dia e de
noite". ( Sl 1.1); Veja ainda 2 Tm 2.15; Sl 119.105; Pv 7.1-3; Dt 6.6-9;
1 Tm 4.13; 2 Tm 4.13; Pv 9.9; Sl 119.9-16; Sl 19.7-8; Sl 1.1-2. Essas
referências já são suficiente para provar que o pensamento da CCB é
contrário a Palavra de Deus. Os membros da CCB não conhecem a Palavra de
Deus e fazem questão de dizer que não sabem para dar a entender que
tudo que falam provém do Espírito Santo. Uma atitude completamente
contrária a de seu fundador.
b) Sobre o Batismo
A CCB não conhece a
Batismo efetuado por ministros do Evangelho de outras denominações,
mesmo que seja por imersão em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo (
Mt 28.19). Na verdade não dá para concordar com a maneira ou forma pela
qual ela ministra nas águas às pessoas sem preparo algum, todavia não
desmerecemos tal batismo, mas reconhecemos que sua validade depende mais
do batizado. A CCB diz não reconhecer o Batismo de outras denominações
pelos seguintes argumentos: "o batismo de outras denominações cristãs
está errado, porque utilizam a expressão "eu te batizo". A CCB entende
que ao dizer "eu te batizo" é a carne que opera e o homem se coloca na
frente de Deus. "O Batismo só é válido se efetuado com esta fórmula: Em
nome do Senhor Jesus te batizo em nome do Pai, do Filho e do Espírito
Santo". "O Batismo da CCB purifica o homem do pecado". Parece que a CCB,
além de não conhecer a Bíblia, desconhece também, a língua portuguesa.
Que diferença há em dizer: "Eu te batizo" ou "Te Batizo". O sujeito não
está oculto? Além do mais, se, pelo fato de utilizar a expressão "eu te
batizo", estivermos aborrecendo a Deus , então João Batista teria
ofendido a Deus, pois ele dizia "eu vos batizo com água..." Será que a
CCB acha que João Batista era carnal e se colocava na frente de Deus?
c) Sobre o uso do véu para as mulheres
Se
a CCB tivesse adotado a prática de suas mulheres usar o véu, mas não
condenasse as que não usam, não teríamos nada a dizer. Convém salientar
que o uso do vestuário no culto, tal como véu, chapéu, roupas etc,
depende de cada cultura , pois "os costumes se alteram e as exigências
também": Essa questão do véu transformou-se em polêmica por parte de
alguns, mas, porém, basta estudar a questão cultural dos orientais paras
se perceber que é apenas um costume local.
4. Outros erros doutrinários da CCB
De
acordo com o exposto, a CCB não suportaria um exame sério das
Escrituras, fato característico das seitas; porque sua interpretação
foge às regras da hermenêutica sagradas. Tudo que acontece nessa Igreja
está relacionado ao sentimento. É sempre necessário sentir para se
realizar alguma obra ou até mesmo para orar por alguém. Essa teologia do
sentimento afasta o homem de Deus e da Bíblia, como prova sua própria
história.
a) A Saudação da CCB
A CCB nos acusa de saudar com a
"paz do Senhor". Citam para justificar esse conceito a seguinte
expressão: "devemos saudar com a paz de Deus, e nunca com a Paz do
Senhor, porque existem muitos senhores, mas Deus é só um. Essa acusação
da CCB se desfaz em pó com somente um versículo que Paulo escreveu na
primeira carta aos Coríntios 8.5,6, que diz: "Porque, ainda que haja
também alguns que se chamam deuses, quer no céu como na terra( como há
muitos deuses e muitos senhores). Todavia para nós há um só Deus, Pai,
de quem é tudo e para quem nós vivemos; e um só Senhor, Jesus Cristo,
pelo qual são todas as coisas, e nós por Ele". A CCB não consegue
entender que quando saudamos com a paz do Senhor estamos saudando com a
paz do nosso grande Senhor Jesus Cristo. Conf. Jo 14.27.
b) O Ósculo Santo
A
CCB insiste em adotar costumes orientais, muitos deles registrados na
Bíblia, como é o caso do ósculo santo, pensando com isto estar em
posição espiritual superior à dos outros. Esse é um costume que perdura
até hoje no oriente. O ósculo era uma maneira comum de saudar no
oriente, muito antes do estabelecimento do cristianismo. Tem servido
igualmente como parte da expressão judaica em suas saudações, tanto nas
despedidas como também na forma de demonstração geral de afeto. Ver Gn
29.11; 33.4. Também parece ter sido um sinal de homenagem entre os
israelitas conf. 1 Sm 10.1. O ósculo dado aos ungidos de Deus, por
semelhante modo, parece ter-se revestido de significação religiosa, o
que também se verifica entre outras culturas. Quando Paulo recomendou
que se saudasse uns aos outros com ósculo santo, simplesmente estava
falando de um costume existente. Caso fosse no Brasil, certamente seria
mencionado o aperto de mão ou o abraço. Essa é uma questão cultural, que
também não é compreendida pela CCB.
c) O Dízimo:
CCB da a César o
que é de César, mas quando é para dar a Deus inventam muitos argumentos
e obstáculos. Ensinam os Anciãos da CCB que o dízimo é da lei e que é
maldito e hipócrita aquele que dá e aquele que o recebe. A Bíblia ensina
que o dízimo é santo; a CCB ensina que é profano. A Bíblia ensina que o
dizimo é do Senhor (Lv 27.30); a CCB ensina que o dízimo é para
ladrões. Jesus não condenou a prática do dízimo (Mt 23.33); condenou,
sim, os hipócritas que desprezavam os principais preceitos da Lei de
Deus, mas não condenou o dízimo praticado até pelo pai dos crentes,
Abraão.( Gn 14.20). O Autor da epístola aos Hebreus falou sobre a
prática do dizimo na atual dispensação. ( Hb 7.8-9).
Conclusão:
Procuramos
destacar alguns pontos contraditórios da Congregação Cristã, ainda que
sucintamente, mas cremos ser o suficiente para mostrar que essa
denominação é exclusivista. Parece que o céu foi feito só para eles e
que a salvação só existe em sua denominação e em questão de Bíblia só a
interpretação deles é válida. Para eles somente sua liderança é Bíblica,
somente sua maneira de orar é válida e a pregação do evangelho só é
correta através de seus membros. Sem dúvidas , a Congregação Cristã No
Brasil está completamente desviada de seus propósitos iniciais. Precisa
urgentemente voltar ao primeiro amor conf. Ap 2. 4,5
Questionário:
1. Que foi o fundador da CCB?
R: Luis Fracescon.
2. Qual a principal característica da CCB?
R: Sectarista e exclusivista.
3. Qual a posição da CCB sobre o estudo da Bíblia?
R: Ensinam que o Espírito Santo dirige tudo e não é necessário se preparar e examinar as Escrituras.
4. Que diferença há entre: "Eu te batizo" e "Te batizo"?
R: Nenhuma. Apenas o sujeito está oculto na expressão: "te batizo".
5. Prove que o Dízimo não é apenas da Lei.
R:
O dízimo foi praticado antes da Lei ( Gn 14.18-29; 28.20-11); durante a
Lei ( Lv 27-30-34: Ml 3.8-10) e na atual dispensação ( Hb 7.8-9) e foi
aprovado por Jesus Mt 23.23.
6. Por que o ósculo santo não é uma doutrina?
R: Porque é apenas um costume oriental.
SUPRIMENTO PARA PROFESSORES:
Formação da Igreja
No
dia 4 de setembro de l909, Francescon e Giacomo Lombardi (iniciador do
movimento na Itália), embarcam em Chicago, para a cidade de Buenos
Aires, capital da Argentina, em contato com familiares de membros da
Igreja norte-americana, instalaram o trabalho pentecostal entre a
colônia italiana dali. Hoje, a Igreja que ali surgiu foi incorporada
pela Igreja Cristã Pentecostal da Argentina.
Sobre Dízimos
Convém
destacar que o dízimo foi praticado antes da Lei ( Gn 14.18-29;
28.20-11); durante a Lei ( Lv 27-30-34: Ml 3.8-10) e na atual
dispensação ( Hb 7.8-9) e foi aprovado por Jesus Mt 23.23. É estranho
que a CCB combate o dízimo, mas instituíram as seguintes ofertas:
Ofertas da piedade, oferta para compra de terrenos; ofertas para fins de
viagens; ofertas para conservação de prédios e ofertas de votos. Isso
que é hipocrisia, combatem o dízimo bíblico e ao mesmo tempo instituíram
várias ofertas para suprir a ausência do dízimo. Convém ainda destacar
que essas ofertas foram inventados por eles, sem nenhum fundamento
bíblico. A Bíblia fala de dízimos e ofertas, mas não acrescenta nas
ofertas esses nomes por eles acrescentados.
Sobre a liderança da CCB
Para
a CCB, existe somente o ancião e ensinam que todo pastor é ladrão . A
irmandade inteira sai repetindo o assunto, como se fosse um eco do
ancião. Condenam a função de presbítero mas ainda não descobriram que
"Ancião" é a forma hebraica para presbítero no grego. Eles são tão
incoerentes que no parágrafo 10 das doutrinas da CCB, diz: "Nós cremos
que o Senhor Jesus Cristo tomou sobre si nossas enfermidades. Está
alguém entre vós doente? Chame os Presbíteros da Igreja, e orem sobre
ele, ungindo-o com azeite em nome do Senhor..." (Tg 5.14-115). Quanto às
passagens que dizem respeito ao ministério da Igreja encontram-se em:
Ef 4.11; Atos 6; Tt 1.5; Hb 13.7-17 etc. Certamente os membros da CCB as
desprezaram, ou então, ignorantemente, dirão que essas passagens são
espirituais, e não materiais. Só que quando se refere somente a ancião e
diáconos, aí tornam-se misteriosamente materiais.
Sobre a pregação do Evangelho
A
CCB defende que não se deve sair para evangelizar, utilizando-se
novamente de versículos bíblicos fora do contexto. Eis aqui os
versículos citados pela CCB: Mt 6.5; Mt 7.6: Mt 12.18-21. Apegados a
estes versículos a CCB busca desesperadamente justificar sua recusa ao
"ide" do Senhor Jesus. Jesus não ordenou que seus discípulos esperassem,
até que alguém sentisse que deveria aceitar o evangelho. Jesus jamais
disse ao pecador: "Se sentires e fores ao templo será salvo". Ao
contrário, Ele disse a Igreja: ": Ide por todo mundo; pregai o evangelho
a toda criatura".,( Mc 16.15); Veja ainda: At 2.14-36; At 16.25-34; At
17.22-31; At 1.8; 17.17; 16.13; 21.15; Rm 1.14-15; 1 Co 9.16 etc.
Esperamos que a CCB examine melhor as Escrituras e comece a viver um
Evangelho sem máscaras...
Sobre a oração somente de joelhos:
A CCB
diz que somos fariseus por oramos de pé. Se a oração fosse de fato como
dizem, como poderíamos cumprir o que Paulo diz em 1 Ts 5.17 "Orai sem
cessar". É verdade que o texto de Lc 18.11 declara que o fariseu estando
em pé orava e sua oração não foi ouvida. Mas no v. 13 declara que o
publicano achava-se também em pé e sua oração foi ouvida, V.124. Logo,
não é a posição do corpo que influiu na resposta de oração, mas a
situação do coração. ( Is 1.15-16; 9.1-2). A Bíblia aponta várias
posições para oração: Oração de olhos abertos e em pé (Gn 18.22; Jo
11.41-42); oração sentado ( At 2.1-4); oração de cócoras ( 1 Rs 18.42;
Oração no ventre do peixe ( Jn 2.1-3); Oração deitado na cama ( Is
38.2-3; Sl 4).
Fundador:
Observe o testemunho do fundador: "No
mesmo ano, ouvi o Evangelho por meio da pregação do irmão Nardi. Em
dezembro de l891 tive do Senhor a compreensão do novo nascimento". (CCB -
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