COMO RESPONDER AOS ADEPTOS DA CONGREGAÇÃO CRISTÃ NO BRASIL
Toda seita pseudocristã procura encontrar na Bíblia apoio para suas doutrinas errôneas. Satanás é astuto, e com seu cardápio de engano, procura desviar os cristãos não somente através de seitas que negam diretamente a autoridade bíblica, mas de outras que afirmam crer na Bíblia, enquanto introduzem encobertamente doutrinas de perdição.Entre essas últimas está a erroneamente chamada "Congregação Cristã no Brasil"(CCB). Alguns evangélicos desavisados pensam ser a CCB uma igreja evangélica pentecostal, no entanto esta organização religiosa, fundada por um italiano em 1910 no Estado do Paraná, Brasil, perverte doutrinas essenciais do cristianismo, tais como:a doutrina da salvação, do Espírito Santo e da Bíblia. O alvo principal dessa organização sectária é arrebanhar novos adeptos, formando o que preconceituosamente chamam de "um só rebanho, e um só pastor". Afirmam serem os únicos a possuírem doutrinas reveladas diretamente pelo Espírito, e que obedecem todos os mandamentos de Deus. A CCB leva vantagem no engano religioso em relação a algumas seitas por duas particularidades:
1. o fato de procurarem impressionar aqueles a quem querem desencaminhar para sua grei através do misticismo, então atribuem todo acontecimento em sua organização religiosa ao sobrenatural, deixando pouco espaço para o racional;
2. e o fato de serem confundidos com crentes pentecostais, já que seu fundador participou no início desse movimento.
Nosso propósito com esse artigo é equipar os cristãos a responderem os argumentos, sofismas, textos mal interpretados e isolados utilizados pelos adeptos dessa seita para provarem suas falsas doutrinas. Esclarecemos logo de início que o crente em Cristo, quando bem preparado, não deve se intimidar diante dos ataques feitos por qualquer seita que seja, inclusive esta(I Timóteo 2:15,24-26; I Pedro 3:15).
I. Análise das principais passagens bíblicas usadas pela Congregação Cristã no Brasil para provar suas falsas doutrinas
1. Salmo 23:1- “O Senhor é o meu pastor, nada me faltará.”
Este versículo é usado pela CCB para rejeitar o ministério pastoral.
Resposta: Quem escreveu o Salmo 23 foi Davi, antes de ser rei de Israel a sua ocupação era ser pastor de ovelhas. Nesse salmo ele compara o seu relacionamento com Deus com a atitude do pastor para com sua ovelha, o que lhe era muito familiar (I Samuel 16:11e 19, 17:1 e 34). Então temos um retrato metafórico de Deus como um pastor, e de Davi como uma ovelha. O texto não tem nada haver com o ofício de pastor designado por Deus para a Igreja (João 21:15-17; Efésios 4:11-12). Se o fato de Deus ter sido chamado Pastor, anula o ministério pastoral, então a CCB deveria rejeitar o ofício de ancião, pois Deus é também chamado de Ancião (Daniel 7:9, 13 e 22). Ademais o Senhor Jesus é o Sumo Pastor (I Pedro 5:4), se há o Sumo Pastor, há também os sub pastores ou apenas pastores.
2. Eclesiastes 12:12- “E, de mais disto, filho meu, atenta: não há limite para fazer livros, e o muito estudar enfado é da carne.”
Este versículo é usado pela CCB para rejeitar o estudo da Bíblia.
Resposta: A chave para entendermos o livro de Eclesiastes é a expressão “debaixo do sol” (Eclesiastes 1:2 e 3). O livro foi escrito para demonstrar a futilidade da vida, e que o supremo propósito está em servir a Deus (Eclesiastes 12:13). O autor de Eclesiastes tinha em vista não o estudo das Escrituras mas o estudar das coisas seculares do mundo quando diz que “o muito estudar enfado é da carne” (Eclesiastes 12:11) isso fica evidente no próprio contexto de todo o livro de Eclesiastes, no capítulo 1:18 ele diz: "Porque na muita sabedoria há muito enfado; e o que aumenta o conhecimento aumenta a tristeza." Mas qual conhecimento ele esta a falar ? É claro que é somente ao conhecimento do mundo da carne como ele deixa bem transparecer nos versos a seguir: "(12) Eu, o pregador, fui rei sobre Israel em Jerusalém.
(13) E apliquei o meu coração a inquirir e a investigar com sabedoria a respeito de tudo quanto se faz debaixo do céu; essa enfadonha ocupação deu Deus aos filhos dos homens para nela se exercitarem.
(14) Atentei para todas as obras que se fazem debaixo do sol; e eis que tudo era vaidade e desejo vão.
(15) O que é torto não se pode endireitar; o que falta não se pode enumerar.
(16) Falei comigo mesmo, dizendo: Eis que eu me engrandeci, e sobrepujei em sabedoria a todos os que houve antes de mim em Jerusalém; na verdade, tenho tido larga experiência da sabedoria e do conhecimento.
(17) E apliquei o coração a conhecer a sabedoria e a conhecer os desvarios e as loucuras; e vim a saber que também isso era desejo vão." Salomão em Eclesiastes descortina o mundo do ponto de vista de um homem sem Deus, por isso do tom pessimista em que foi escrito, veja :Na sabedoria há enfado e na ciência tristeza (1:15);todo esforço e trabalho são vãos (2:11); tudo é difícil (2:17); aquele que está torto não se pode endireitar (1:15); não há vantagem do homem sobre os animais e há incerteza sobre o destino de ambos (3:20 e 21); o melhor na vida é aproveita-la se regalando nos deleites carnais (2:3, 9:9, 11:8), e o muito estudar é cansativo para a carne (12:12) .
(13) E apliquei o meu coração a inquirir e a investigar com sabedoria a respeito de tudo quanto se faz debaixo do céu; essa enfadonha ocupação deu Deus aos filhos dos homens para nela se exercitarem.
(14) Atentei para todas as obras que se fazem debaixo do sol; e eis que tudo era vaidade e desejo vão.
(15) O que é torto não se pode endireitar; o que falta não se pode enumerar.
(16) Falei comigo mesmo, dizendo: Eis que eu me engrandeci, e sobrepujei em sabedoria a todos os que houve antes de mim em Jerusalém; na verdade, tenho tido larga experiência da sabedoria e do conhecimento.
(17) E apliquei o coração a conhecer a sabedoria e a conhecer os desvarios e as loucuras; e vim a saber que também isso era desejo vão." Salomão em Eclesiastes descortina o mundo do ponto de vista de um homem sem Deus, por isso do tom pessimista em que foi escrito, veja :Na sabedoria há enfado e na ciência tristeza (1:15);todo esforço e trabalho são vãos (2:11); tudo é difícil (2:17); aquele que está torto não se pode endireitar (1:15); não há vantagem do homem sobre os animais e há incerteza sobre o destino de ambos (3:20 e 21); o melhor na vida é aproveita-la se regalando nos deleites carnais (2:3, 9:9, 11:8), e o muito estudar é cansativo para a carne (12:12) .
O crente em Cristo tem o seu propósito “além do sol”.O estudo ou meditação da Bíblia é uma prática espiritual(Josué 1:8; Salmo 1:1-2; II Tessalonicenses 5:21;I Timóteo 4:13,15; II Timóteo 3:16-17), portanto "além do sol".
3. Mateus 6:5- “E quando orardes, não sereis como os hipócritas; porque gostam de orar em pé nas sinagogas e nos cantos das praças, para serem vistos dos homens. Em verdade vos digo que eles já receberam a recompensa.”
Esta passagem é usada pela CCB para afirmar que a oração só é aceitável a Deus se for feita de joelhos.
Resposta: A ênfase da passagem não está na posição do corpo na oração, mas na motivação, o verso 6 nada diz sobre orar de joelhos, o que se contradita não é a posição, mas a motivação do verso 5. O que o Pai vê é o coração e não a posição do corpo na oração. Jesus Cristo mesmo orou em pé (João 11:32, 41 e 42).
4. Mateus 10:19- “E quando vos entregarem, não cuideis em como, ou o que haveis de falar, porque naquela hora vos será concedido o que haveis de dizer.”
Esta passagem é usada pela CCB para rejeitar a atitude dos pregadores evangélicos de estudarem a Bíblia antes de pregarem.
Resposta: Quando analisamos a passagem dentro do seu contexto, verificamos que não há nenhuma alusão ao fato de que o crente deve relaxar o estudo e o amor pelo conhecimento sob a garantia de que o Espírito Santo colocará na sua boca as palavras necessárias no momento da pregação. Esta passagem se refere à maneira como o crente deve se comportar no momento da provação, no caso de vir a ser conduzido aos tribunais e à presença de governadores e reis por causa do nome de Cristo.( II Pedro 3:18; Jeremias 48:10; Provérbios 6:6)
5. Mateus 22:14- “Porque muitos são chamados, mas poucos escolhidos.”
Este versículo é usado pela CCB para rejeitar o ensino bíblico da certeza da salvação.
Resposta: Lendo a passagem toda, a conclusão a que chegamos é que: os que são chamados e não aceitam a Cristo morrerão nos seus pecados, mas os que são chamados e recebem a Jesus, tornam-se a sua escolha e fazem parte dos convidados, na alegria da festa que acontece na casa do Rei. Os escolhidos de Deus são aqueles que receberam o seu Filho como Salvador e foram justificados por ele(Efésios 1:4). Os chamados e os escolhidos têm uma coisa em comum:todos foram chamados. Eles se distinguem porém, pelo fato dos primeiros permanecerem chamados, porque não atenderam o chamado. Os outros porém tornaram-se escolhidos, porque ouviram o chamado do Senhor e o atenderam. Tomemos como exemplo um general, que durante a guerra reúne todos os soldados sob suas ordens. Ele lhes explica uma operação perigosa que tenciona executar. Para essa ação, ele procura voluntários. Ele portanto, chama todos os soldados, mas somente alguns se apresentam e dizem:”Eu quero faze-lo!” Esses poucos são,então,os escolhidos. Outro exemplo, é uma dona de casa que vai ao supermercado. Quando vai comprar algum produto, ela possui alguma base para escolha da mercadoria que vai levar, que pode ser o preço, o valor nutritivo, a qualidade, etc. Assim Deus nos escolhe com base em Seu Filho. Aqueles que estão em Cristo, são os escolhidos.Deus de antemão determinou o meio de salvação e escolha – Jesus Cristo. Com base em nossa atitude para com Ele (fé ou incredulidade) está determinada a nossa escolha ou exclusão (Efésios 1:4-5,13-14 ) Ademais, a certeza da salvação é o testemunho de Deus no crente, e nega-la é chamar Deus de mentiroso(I João 5:10-13; Romanos 8:16).
6. Marcos 7:15: “Nada há, fora do homem, que, entrando nele, o possa contaminar; mas o que sai dele isso é que contamina o homem.”
Esse trecho bíblico é usado pela CCB para provar que a Bíblia não condena a ingestão de bebidas alcoólicas e o cigarro.
Resposta:Lendo o texto todo, podemos ver que o Senhor quis nos ensinar que o pecado procede do interior do homem (Mateus 5:28), ninguém comete um pecado exteriormente sem antes ter consentido interiormente. O pecado se inicia no coração do homem, e depois se transforma em atos exteriores, e não o contrário, o que não é diferente quanto a bebedice e o vicio do cigarro. Quando Adão e Eva comeram do fruto proibido por Deus, o pecado da desobediência procedeu primeiro do coração deles para depois gerar um ato exterior ( a ingestão do fruto). (Ler Gênesis 6:5)
A Bíblia condena o uso de bebidas alcoólicas (Provérbios 20:1, 23:29-35; Gálatas 5:21; I Pedro 4:3; I Coríntios 5:11). Se formos seguir a interpretação dos adeptos da CCB, então porque eles não comem sangue, já que “o que entra neles, não contamina”? Um dos artigos de fé da CCB diz o seguinte – “Nós cremos na necessidade de nos abster das cousas sacrificadas aos ídolos, do sangue, da carne sufocada e da fornicação,...” (Pontos de Doutrina e Fé que foi dada aos santos, página 21, artigo 9). Porque não usam outras drogas, como por exemplo, a maconha, a cocaína e o cracke? Será que os adeptos da CCB se esquecem de que a bebida alcoólica e o cigarro são drogas?
Marcos 16:16- “Quem crer e for batizado será salvo, mas quem não crer será condenado.”
Essa passagem é usada pela CCB para fundamentar sua crença no batismo para regeneração do pecador.
Resposta: É a falta de fé que traz a condenação e não a falta de ser batizado. Nesta passagem ensina-se que a fé é essencial em relação a “ser” ou “não ser” condenado diante de Deus (João 3:18), enquanto que o batismo é um testemunho público aos homens, em relação a salvação que já se efetuou por meio da fé em Cristo. Podemos dizer que a salvação é algo para com Deus e para com os homens, ser salvo diante dos homens é uma questão de demonstrar por atos a mudança que se efetuou interiormente (ler a passagem toda, principalmente os versos 17-18, onde a ênfase está nos sinais exteriores, Hebreus 2:4), e diante de Deus é uma questão apenas de crer. Os adeptos da CCB se assemelham aos judaizantes que perturbavam a igreja primitiva, enquanto os judaizantes pregavam que sem a circuncisão a salvação não era efetuada (Atos 15:1), os adeptos da CCB pregam que sem o batismo a salvação não é efetuada. O interessante é que o batismo cristão é comparado por Paulo a circuncisão judaica (Colossenses 2:11-12). Essa pregação da CCB é um outro evangelho. (Gálatas 1:7-9)
Lucas 18:11- “O fariseu, posto em pé, orava de si mesmo para si mesmo, desta forma:Ó Deus graças te dou porque não sou como os demais homens, roubadores, injustos e adúlteros, nem ainda como este publicano.”
Esse versículo é usado pela CCB para condenar as orações que são feitas em pé.
Resposta: O verso 13 do mesmo capítulo declara que o publicano achava-se também em pé e sua oração foi ouvida (v.14). Logo, não é a posição do corpo que influi na resposta a oração, mas a situação do coração (Salmo 51:17).
7. João 3:5- “Na verdade, na verdade te digo que aquele que não nascer da água e do Espírito, não pode entrar no reino de Deus.”
Esse versículo é usado para fundamentar a crença de que o batismo é para a regeneração.
Resposta: A “água” simboliza a Palavra de Deus (Tiago 1:18; Efésios 5:26; I Pedro 1:23). As “águas batismais” são físicas, e Jesus não estava falando de acontecimentos físicos, mas espirituais (João 3:4-6). Quando ouvimos a Palavra de Deus o Espírito atua em nosso coração, e quando recebemos a Jesus nascemos de novo (João 3:14-18). O Espírito e a Palavra atuam em conjunto, o Espírito é Deus, e a Palavra é a Palavra do próprio Deus, não podemos separar um do outro. A regeneração é uma obra espiritual operada pelo Espírito no espírito do homem, é a comunicação da natureza divina ao homem pela operação do Espírito Santo por intermédio da Palavra.
8. João 10:16- “Ainda tenho outras ovelhas, não deste aprisco; a mim me convém conduzi-las; elas ouvirão a minha voz; então haverá um rebanho e um Pastor.”
A CCB toma a expressão “um Pastor” do versículo citado e deduz que Jesus condenou e não instituiu o ofício de pastor.
Resposta: Lendo a passagem toda, vemos que a ênfase está na obra de redenção de Cristo (ver versos 15-18). As “outras ovelhas” referem-se aos crentes gentios que se unirão ao verdadeiro Israel, Cristo não será apenas um Salvador nacional, mas mundial. A expressão “aprisco” na passagem refere-se a Israel. “Um rebanho” à Igreja universal com sua cabeça – Cristo, o supremo Pastor. No aspecto da redenção só há um Pastor, no aspecto de apascentar e liderar existem alguns cristãos que são chamados para o ministério pastoral (Efésios 4:11; João 21:15-17; I Pedro 5:4; Jeremias 3:15). A expressão "um só" é também utilizada em outros trechos bíblicos como por exemplo Efésios 4:4-6, e a forma de a entendermos está relacionada intimamente com o seu contexto. Em Efésios quando lemos "um só batismo" e "uma só fé" está querendo dizer que "só há um tipo de fé" e "um só tipo de batismo"? É claro que não! Existem vários tipos de fé: a fé natural(que todos seres humanos possuem), a fé doutrinária(conjunto de doutrinas), a fé como dom(ou dom da fé),e a fé salvadora(relacionada a redenção). Que "fé" Paulo faz menção como "uma só fé"? A última das que citamos, pois esta única fé nos faz parte da Igreja ou Corpo de Cristo. Quanto ao batismo, em Hebreus 6:2 lemos que há a doutrinas dos batismos(note que está no plural), isso significa que há vários tipos de batismo, tais como: batismo nas águas, batismo no Espírito Santo, batismo de sofrimento, batismo em Cristo ou no Corpo. A qual destes Paulo se refere? Novamente ao último que citamos. Ao crermos somos automaticamente batizados espiritualmente no Corpo de Cristo.É incoerente e irresponsável tomar a expressão "um só" Pastor para atacar o ministério pastoral, dizendo que não existem outros pastores além de Jesus, o correto é dizer que não existem outros pastores no sentido em que Jesus é, ou seja, no aspecto redentivo, mesmo porque só Jesus morreu pelos pecados dos homens.Assim como não podemos dizer que só existe "um tipo de fé" e "um só tipo de batismo", mas sim que no sentido de nos introduzir na experiência do Corpo de Cristo só existe uma só fé e um só batismo,ou seja, a Igreja é unida como um só corpo e mantida no mesmo por meio dessa única fé e desse único batismo. Podemos entender que Jesus é único como Pastor, Apóstolo, Evangelista, Profeta, Bispo e Mestre no sentido de que Ele é o próprio Deus que se tornou homem para nos redimir, enquanto que em um sentido ministerial existem os pastores, apóstolos, evangelistas, profetas, bispos e mestres (Efésios 4:11).
9. Atos 4:13- “Então eles, vendo a ousadia de Pedro e João, e informados de que eram homens sem letras e indoutos, se maravilhavam; e tinham conhecimento que eles haviam estado com Jesus.”
A CCB usa esse versículo para combater o treinamento bíblico que os ministros evangélicos recebem.
Resposta:Será que a expressões "sem letras e indoutos" significam "analfabetos e despreparados" como quer a CCB? Não! Se adotássemos esse tipo de "interpretação" estaríamos indo contra o restante da Bíblia, e contra a própria cultura judaica na qual Pedro e João viviam. É preciso entender de uma vez por todas que a cultura judaica não é a mesma que a brasileira. Na área da educação os israelitas proporcionavam educação esmerada para os filhos, o que incluía instrução religiosa bem como treinamento em habilidades práticas de que necessitariam no mundo das atividades diárias. Eles criaram salas de aula e haviam professores qualificados para instruir todas as crianças da aldeia. A educação religiosa dos filhos era da responsabilidade dos pais (Deuteronômio 11:19; 32:46). A principal preocupação dos pais era que os filhos viessem a conhecer o Deus vivo. Em hebraico, o verbo “conhecer” significa estar intimamente envolvido com uma pessoa. Isso quer dizer que esse conhecimento era profundo, envolvendo o intelecto, a vontade e as emoções. No caso dos apóstolos, eles teriam por certo, todo o preparo básico de uma criança normal, e ainda os maravilhosos anos passados aos pés do Grande Mestre. Não eram, portanto ignorantes, no sentido em que entendemos hoje, a palavra. Os opositores estavam se referindo aqui, à ignorância dos apóstolos, quanto aos ensinamentos dos saduceus(seita religiosa judaica,Atos 23:8 compare com 4:1-2,6) que eles consideravam indispensáveis, assim como muitos hoje menosprezam a cultura teológica como se de nada valesse em vista das outras áreas do conhecimento humano. Um outro exemplo que podemos citar é a rejeição da pregação de um crente diante de uma seita religiosa, enquanto o crente fala da sabedoria divina, escrita na Bíblia, os líderes das seitas ficam indignados pelo fato de eles serem ousados e não terem a autorização da seita, e não pertencerem a mesma.Podemos até mesmo considerar a atitude dos adeptos da CCB ao considerarem os evangélicos como "ignorantes e faltos de entendimento" por não pertencerem a sua organização religiosa.Quando um adepto da CCB vê um evangélico pregando ou evangelizando com alegria, ele toma o mesmo como "alguém ignorante e que não possui entendimento", isso por não pertencer a sua seita. O apóstolo Paulo, Pedro e João davam muita importância para a questão da instrução e do preparo (II Timóteo 2:2,15; I Timóteo 4:13-15; Romanos 12:7; Hebreus 5:14; I Pedro 3:15; II Pedro 1:5-10; I João 4:1), portanto não eram homens despreparados. Ademais, além de Pedro e João terem sido instruídos e preparados durante cerca de três anos e meio pelo maior Mestre de todos os tempos- Jesus; eles sabiam ler e escrever,sendo ambos escritores de cartas que levam seus nomes na Bíblia (I Pedro 1:1; II Pedro 1:1, 3:1;I João 1:4; II João 5; III João 13; Apocalipse 2:1) portanto não eram analfabetos.
10. I Coríntios 1:26 -"Porque, vede, irmãos, a vossa vocação, que não são muitos os sábios segundo a carne, nem muitos os poderosos, nem muitos os nobres que são chamados."
Usam deste verso para condenarem os pastores evangélicos que se preparam para o exercício do ministério.
Resposta: Perceba que esse verso fala da condição do crente antes da conversão. Aqueles que sabiam que eram pecadores, ou seja, os de classe baixa, miseráveis, ignorantes, moralmente corruptos e marginalizados , estavam dispostos a aceitarem o evangelho, pois conheciam a dureza da vida e estavam desprovidos das facilidades e bens que o mundo oferecia( Veja: Mateus 21:32, 9:12-13, 21:31) , enquanto que os "nobres", "sábios segundo a carne" e "poderosos" se julgavam "bons" e não viam necessidade alguma em aceitar o evangelho e colocar-se ao lado daquele que fora crucificado pelos "poderosos do mundo". No entanto, após a conversão o quadro mudava, aqueles que eram criminosos e corruptos deixavam o crime e a imoralidade, os miseráveis eram ajudados e sustentados pela igreja, e os ignorantes ganhavam e cresciam em conhecimento. O texto não ensina que o crente após a conversão deve continuar vivendo da maneira em que vivia antes de conhecer a Cristo.
11.I Coríntios 2:4- “A minha palavra, e a minha pregação não consistiu em palavras persuasivas de sabedoria humana, mas em demonstração de Espírito e de poder.”
A CCB usa esse versículo para mostrar que não devemos nos apegar a “sabedoria humana” que ao ver deles é o estudo e treinamento bíblico.
Resposta: O que os adeptos da CCB precisam aprender é que não podemos separar a Palavra de Deus do Espírito de Deus (II Pedro 1:21; João 6:63). Portanto, por termos o Espírito Santo dentro de nós, a nossa reação espontânea é nos aprofundarmos na Palavra de Deus por meio do estudo ou meditação.
Ao lermos a passagem toda, podemos ver que a “sabedoria do mundo” a que Paulo se refere não é o estudo ou treinamento bíblico, mas as idéias e ensinos humanos contrários a pura revelação da Palavra de Deus (I Coríntios 1:18-25).Por exemplo: enquanto a sabedoria do mundo dita que o dinheiro deve ser o objetivo primário da vida, a sabedoria divina registrada na Bíblia deixa claro que a prioridade é para o reino de Deus (Mateus 6:33), e o amor ao dinheiro é a raiz de muitos males (I Timóteo 6:9,10). Paulo usa as expressões “palavra”(Cor 1:18), “sabedoria de Deus”(v.21) , “revelação do Espírito”(2:10) e “poder de Deus”(1:18; 2:4-5) como sinônimas, dando a entender um evidente contraste com a “sabedoria do mundo”.Tudo o que Deus nos revelou, temos preservado em Sua Palavra – a Bíblia. A nossa pregação bem com nosso estudo está embasado na revelação, sabedoria ou palavra de Deus, não em nenhuma lenda, mito ou sabedoria humana.(Veja:Jeremias 23:9; Romanos 1:16; Salmo 119:130;Provérbios 3:21-22; 10:31; 31:26).
É inadmissível que um grupo religioso que se intitula “cristão” tenha uma atitude tão contrária ao estudo da Bíblia!
12. I Coríntios 14:34 e 35 - “conservem-se as mulheres caladas nas igrejas, porque não lhes é permitido falar; mas estejam submissas como também a lei o determina. Se porém, querem aprender alguma cousa, interroguem, em casa, a seus próprios maridos; porque para a mulher é vergonhoso falar na igreja.”
Essa passagem é usada pela CCB para desconsiderar o ministério feminino.
Resposta: Paulo em 11:15, já se referiu à mulher que ora e profetiza na Igreja. Quando se diz:em casa, a seus próprios maridos (v.35), isso indica imediatamente que o apóstolo está pensando no comportamento de algumas mulheres casadas de Corinto. Ao que parece Paulo estava confrontando problemas de tagalerice e falta de submissão da parte dessas mulheres. Se formos com base nesse texto pensar que a mulher tem de parar de falar em todos os sentidos, então as mulheres da CCB não poderiam participar do momento de "testemunhança" e nem ao menos “chamar” ou pedir os hinos.
13. II Coríntios 3:6 – “O qual nos fez também capazes de ser ministros dum novo testamento, não da letra, mas do espírito; porque a letra mata e o espírito vivifica.”
Com base nesse versículo os adeptos da CCB não estudam a Bíblia.
Resposta: A “letra que mata” não é o estudo da Bíblia (Salmo 119:50,93, 107 e 154; Provérbios 10:14; João 6:63). De acordo com o texto a “letra que mata” é aquela gravada em pedras (verso 7), ou seja a lei de Moisés. A “letra mata” porque por meio dela ninguém será justificado, ao contrário aqueles que querem se justificar por meio das obras da lei estão condenados, assim os homens são reconhecidos como pecadores e colocados sob o juízo da morte, a justificação só se recebe por meio da fé em Jesus Cristo, que por meio de Seu Espírito habita em nós dando-nos vida(II Coríntios 3:9, Gálatas 3:21 e 22). Os adeptos da CCB estão sob condenação, porque apesar de não ensinarem a guarda de toda lei, procuram se justificar por dois meios: a obediência que devotam as suas doutrinas, e por fazerem parte de uma organização religiosa, que consideram o caminho verdadeiro.
14. Filipenses 2:10- “...para que ao nome de Jesus se dobre todo o joelho, nos céus, na terra e debaixo da terra.”
Este versículo é usado pela CCB para provar o ensino de que as orações só devem ser feitas de joelhos.
Resposta: Se formos seguir a linha de raciocínio da CCB então as orações dos paraplégicos e doentes graves não são ouvidas, pois não podem se ajoelhar. O trecho bíblico citado, assim como os de Isaías 45:23 e Romanos 14:11 tratam do mesmo assunto – a exaltação final e máxima de Cristo (Apocalipse 5:13). Como as pessoas “debaixo da terra” poderão se ajoelhar a não ser na ressurreição dos mortos?
15. Filipenses 3:8- “E, na verdade, tenho também por perda todas as coisas, pela excelência do conhecimento de Cristo Jesus, meu Senhor; pelo que sofri a perda de todas as coisas, e as considero como esterco, para que possa ganhar a Cristo.”
Com base nesse trecho os adeptos da CCB afirmam que não é necessário estudar a Bíblia, que a preparação por meio do estudo não passa de “esterco”.
Resposta: Paulo ao escrever esse trecho não menosprezou o estudo ou treinamento bíblico, o que ele considerou como perda e esterco foi o seu passado sem Cristo (versos 4 – 7). Ao contrário ele valoriza o conhecimento de Cristo Jesus no início do trecho.
16. Colossenses 3:17- “E , quando fizerdes por palavras ou por obras, fazei tudo em nome do Senhor Jesus, dando por ele graças a Deus Pai.”
A CCB usa essa passagem para “provar” que o batismo deve ser feito com a fórmula “em nome de Jesus”.
Resposta: Fazer tudo em nome do Senhor Jesus de acordo com todo o capítulo 3, é falarmos e agirmos de maneira que venha glorificar o Senhor (verso 23). O que Paulo tinha em mente não era ensinar os cristãos a recitar uma “fórmula mágica” como os pagãos fazem (ver Atos 19:13-16). Se os adeptos da CCB estivessem certos na interpretação distorcida que dão a esse versículo, eles mesmos estariam com culpa, pois não recitam em tudo o que vão falar ou fazer a frase “em nome do Senhor Jesus”!!!
17. I Timóteo 5:23 – “Não bebas mais água só, mas usa de um pouco de vinho, por causa do teu estômago e das tuas freqüentes enfermidades.”
A CCB usa este versículo para mostrar que o “crente” pode beber bebidas alcoólicas.
Resposta: A Bíblia condena o uso de bebidas alcoólicas (Provérbios 20:1; 23:29-35; Gálatas 5:21; I Pedro 4:3; I Coríntios 5:11). Não somente condena o fim do processo destrutivo a que o álcool leva, ou seja, a embriagueis, mas também o início. Afinal, o bêbado não se embriaga no primeiro copo, assim é com todo tipo de pecado, todo o pecado antes de se consumar tem um processo que começa no interior do homem (Mateus 5:28; Marcos 7:20-23). O crente é chamado para tirar o “mal pela raiz”, se abstendo de toda aparência do mal (I Tessalonicenses 5:22).
A palavra vinho na Bíblia é “oinos” e pode referir-se a dois tipos bem diferentes de suco de uva: (1) suco de uva não fermentado, e (2) vinho fermentado e embriagante. O primeiro não é condenado por Deus, mas o segundo sim. No trecho em pauta Paulo orientou Timóteo de modo especial a que tomasse “um pouco de vinho” por questões de saúde. As vezes usa-se esse versículo para mostrar que é possível beber, no entanto, o que ele prova é o contrário. Se fosse hábito de Timóteo beber vinho, porque Paulo precisou escrever-lhe recomendando que bebesse um pouco de vinho?Timóteo como muitos cristãos, achou por bem se abster dos dois tipos de vinhos, por causa dos tropeços ( I Coríntios 10:24,31; Romanos 14:13,21). Por certo a recomendação referia-se ao vinho não embriagante, e seu uso era medicinal, aja visto que estava relacionado aos problemas estomacais de Timóteo. A bebida alcoólica leva tantos a cair, que aquele que tenta ajudar ao seu próximo a não tropeçar certamente não lhe dará o exemplo, bebendo diante dele.
A Bíblia sistematicamente exige que sejamos sóbrios (leia com cuidado 1 Tessalonicenses 5:6; 2 Timóteo 4:5; 1Pedro 4:7; 5:8). Entre as primeiras conseqüências da bebida são a ausência de inibições, o enfraquecimento do autocontrole, a falta de juízo. Essas conseqüências ocorrem bem antes da pessoa começar a perder o controle das habilidades motoras, a falar arrastadamente etc. O diabo está sempre procurando-nos tentar; para enfrentar a essas tentações, o filho de Deus deve estar profundamente alerto e sóbrio em todo tempo.
A Bíblia sistematicamente exige que sejamos sóbrios (leia com cuidado 1 Tessalonicenses 5:6; 2 Timóteo 4:5; 1Pedro 4:7; 5:8). Entre as primeiras conseqüências da bebida são a ausência de inibições, o enfraquecimento do autocontrole, a falta de juízo. Essas conseqüências ocorrem bem antes da pessoa começar a perder o controle das habilidades motoras, a falar arrastadamente etc. O diabo está sempre procurando-nos tentar; para enfrentar a essas tentações, o filho de Deus deve estar profundamente alerto e sóbrio em todo tempo.
18.Tiago 2:26 - "Porque assim como o corpo sem o espírito está morto, assim também a fé sem as obras é morta."
Citam a passagem para afirmar que a fé não é suficiente para a salvação.
Resposta: Enquanto Paulo escreveu Romanos e Gálatas para mostrar que a salvação é unicamente pela fé, e as obras não nos salvam, nem as feitas antes nem depois da regeneração; Tiago escreveu sua carta dando ênfase ao relacionamento entre os irmãos(os já salvos) na vida da igreja. Estes deveriam"tratar todos de maneira igual(2:1,9)", "ajudar os necessitados"(2:14-16), "evitar as difamações e todo mau uso da língua"(3:9-12), e "as contendas"(4:1). Paulo tratou da questão da fé relacionada a redenção, e Tiago falou de outro tipo de fé, a relacionada ao comportamento cristão. Quando cita as expressões "salvação" e "justificação", Tiago não as liga a redenção eterna, mas ao testemunho de um relacionamento cristão sadio. Isso é evidente quando reconhecemos que essas duas palavras são usadas em outras porções bíblicas com outros sentidos (Veja:I Timóteo 2:14-15; Números 14:30; Ester 2:14; Lucas 9:13; Romanos 14:14; I Coríntios 7:5; Mateus 11:19; Gênesis 44:16; Atos 19:40,etc).Como filhos de Deus, salvos, devemos nos relacionar de maneira adequada com os nossos irmãos, na comunidade cristã, crendo e falando, mas também vivendo, este é o ponto levantado na epístola de Tiago, e também nas epístolas de João, não é uma questão de salvação eterna, mas de comportamento cristão. Conhecendo isso de antemão podemos afirmar que aqueles que utilizam-se de Tiago para afirmar que a salvação depende de obras não são cristãos.
II.Respostas aos principais argumentos e sofismas utilizados pela Congregação Cristã no Brasil
Argumentos usados pelos adeptos para provarem ser a CCB a única igreja verdadeira.
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ARGUMENTO 1(Argumento Místico) – “A Congregação Cristã no Brasil não foi levantada por homens, mas pelo Espírito Santo, por isso é a única igreja verdadeira”
RESPOSTA: Esse é um argumento utilizado por quase toda totalidade de seitas heréticas para validar e dar força ao seu movimento ou organização religiosa. Testemunhas de Jeová, Mórmons, Espíritas, Igreja de Cristo de Boston, e outras utilizam do mesmo argumento. Jesus Cristo advertiu os seus discípulos de que surgiriam muitos falsos profetas que enganariam a muitos (Mateus 24:11). Da mesma forma os seus apóstolos alertaram a Igreja para não dar crédito a qualquer espírito (I João 4:1), de que muitos viriam para inquietar os cristãos com suas falsas doutrinas (Gálatas 1:8-9, 5:12) e de que o próprio Satanás se transfigura em anjo de luz (II Coríntios 11:13-15;I Timóteo 4:1).
ARGUMENTO 2 (Argumento da apostasia) – “É mais fácil os membros das denominações cristãs virem para a Congregação Cristã no Brasil, do que o contrário.”
RESPOSTA: Isso não acontece apenas em relação a CCB, mas a todas as seitas heréticas. Crentes imaturos (podemos incluir também alguns pastores) que apesar de terem até muitos anos em uma igreja, ainda não tiveram uma experiência genuína com Cristo, por isso são facilmente arrastados por seitas como essa.
No Antigo Testamento lemos em Jeremias 2:11 – “Houve alguma nação que trocasse os seus deuses, posto não serem deuses? Todavia o meu povo trocou a sua glória pelo que é de nenhum proveito.” E no Novo Testamento lemos em I Timóteo 4:1 – “Ora, o Espírito afirma expressamente que, nos últimos tempos alguns apostatarão da fé, por obedecerem a espíritos enganadores e a ensinos de demônios." (Veja ainda Mateus 24:24).
Uma tática de proselitismo muito comum usada pelos adeptos da CCB para desencaminharem os cristãos para o seu movimento é de afirmarem a eles que “mais cedo ou mais tarde virão fazer parte da CCB”, “que não adianta relutar porque ‘Deus’ revelou e assim o quer, e não existe outro caminho a não ser a CCB”, tais falsas profecias são faladas com tal convicção que os menos desavisados e imaturos acreditam. Tal atitude na verdade revela o pensamento extremamente exclusivista e fanático da CCB, distanciando-a ainda mais do puro evangelho de Cristo. Em Jeremias 14:14 o Senhor nos adverte que: “Os profetas profetizam falsamente em meu nome; nunca os enviei, nem lhes dei ordem, nem lhes falei: visão falsa, e adivinhação, e vaidade, e o engano do seu coração é o que eles vos profetizam.”
Jesus declara : “Acautelai-vos, porém dos falsos profetas, que vêm até vós vestidos como ovelhas, mas interiormente são lobos devoradores”(Mateus 7:15). E João completa dizendo que “amados, não creiais a todo espírito, mas provai se os espíritos são de Deus; porque já muitos falsos profetas se têm levantado no mundo.” (I João 4:1).
Os evangélicos que apostatam da fé e se unem a CCB e a qualquer outra seita, de acordo com o ensino de I João 2:19, apenas provam que nunca foram genuinamente convertidos.
ARGUMENTO 3 (Argumento dos sinais e maravilhas) – “Na CCB são dados muitos testemunhos de milagres que provam ser ela a obra de Deus.”
RESPOSTA: Operação de milagres não prova que determinado movimento pertence ou não a Deus. Existem seitas que atraem as pessoas justamente por essa característica, um exemplo é a Seicho-No-iê. Uma das táticas de proselitismo dos adeptos da CCB são enumerar os “milagres e maravilhas” e acontecimentos sobrenaturais que supostamente acontecem no seu grupo religioso para assim atrair os evangélicos. Vale a pena lembrar que os demônios são especialistas em falsificar sinais e milagres para manter as pessoas no engano (Mateus 24:24; Deuteronômio 13:1-3; II Tessalonicenses 2:9; Apocalipse 13:12-13, 16:14).
ARGUMENTO 4 (Argumento da uniformidade doutrinária) – “Na CCB existe união e uniformidade doutrinária o que não acontece nas igrejas evangélicas.”
RESPOSTA: É interessante notar que todos os argumentos utilizados pelos adeptos da CCB, são os mesmos usados pelas demais seitas heréticas. Quanto a questão da união e da uniformidade doutrinária (ou seja, todos crêem nas mesmas doutrinas) isso é encontrado também em seitas como as Testemunhas de Jeová, movimento de Boston, Seicho-no-iê e outras,o que não prova que esses movimentos são de Deus.
O que prova se um movimento é de Deus ou não, é sua atitude para com o evangelho. Se pregam o evangelho genuíno é de Deus, mas se pregam outro evangelho isso evidência uma origem satânica(Veja: Gálatas 1:6-9; Atos 15:1,9,11; I Coríntios 15:1-3; Romanos 1:16-17). Em pontos doutrinários essenciais os evangélicos possuem a mesma crença (Deus, Jesus, Espírito Santo, Bíblia, Evangelho, Salvação,etc), a divergência encontra-se em pontos doutrinários secundários, formas de administração e em usos e costumes.(Veja o princípio deixado por Paulo em Romanos 14:5-6). Como disse certa feita o cristão Agostinho – “Nas coisas essenciais, unidade; nas secundárias, liberdade; mas em todas as coisas – amor!”
Argumentos para afirmarem suas doutrinas
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Argumento 1: "O pecado imperdoável é o adultério, em nossa congregação não permanece aquele que está nesse pecado."
Resposta: Onde o adepto da CCB encontrou tal ensinamento na Bíblia? Mesmo no Antigo Testamento onde alguns pecados, entre eles o adultério, eram puníveis de apedrejamento, houve exceções, como por exemplo, no caso de Davi(Salmo 32:5). Em João 8:1-11, temos o relato da atitude misericordiosa de Jesus para com a mulher apanhada em adultério. O fato de citarem experiências para validar esse ensino, não o justifica. Um dos motivos que Deus nos deu Sua Palavra, a Bíblia, é para verificarmos se determinadas experiências são válidas ou não (I João 2:26; 4:1-3)
Argumento 2: "Não devemos testemunhar com as palavras, mas com a vida."
Resposta: Se o testemunho da vida fosse suficiente, todas as pessoas que tiveram contato com Jesus deveriam ter-se convertido. Ele foi o único ser humano que levou uma vida irrepreensível. Mas até mesmo ele fez questão de entregar mensagens verbais. Jesus nos ordenou dizendo: "Ide por todo o mundo, e pregai o evangelho a toda criatura"(Marcos 16:15). Os discípulos deveriam ser testemunhas até os confins da terra(Atos 1:8). E Paulo declarou:"...e como crerão naquele de quem não ouviram? e como ouvirão, se não há quem pregue?...como está escrito:Quão formosos os pés dos que anunciam a paz, dos que anunciam coisas boas."(Romanos 10:14-15)
Argumento 3: "Quem tem o Espírito Santo não precisa ficar estudando a Bíblia?"
Resposta: Compreenda que foi o próprio Espírito Santo que inspirou a Bíblia, e ordenou que nós a estudássemos(I Pedro 1:21; I Timóteo 4:13,15; I Tessalonicenses 5:21; Gálatas 4:16). O Espírito Santo é chamado de Espírito da Verdade, e é dito que nos guiaria a toda a verdade (João 14:17, 16:13). Então não é do Espírito Santo o ensino de que não precisamos estudar a Bíblia. Afinal, a fé sem as obras é morta (Tiago 2:26).
Argumento 4: "Deus não é de confusão, então só existe uma igreja verdadeira, e essa é a CCB."
Resposta:
Se as igrejas genuinamente cristãs adotassem esse ponto de vista preconceituoso, então sim haveria confusão. Imagine a denominação Batista afirmando que só os batistas eram a igreja verdadeira porque somente todos os seus pontos de vistas eram corretos, ou quem sabe, a Assembléia de Deus, ou a Metodista, e outras.Isso geraria então a maior confusão! No entanto a convivência entre as diversas denominações não é assim, porque? Porque sabemos que unidade não é o mesmo que uniformidade. Podemos para finalizar essa questão afirmar não só para a CCB, mas para toda seita que adota o mesmo ponto de vista, que:
Um dos ensinos bíblicos que os cristãos procuram preservar apesar de tantas dificuldades que enfrentam é a unidade, dizer que não nos preocupamos com isso é pura insensatez; entretanto essa unidade não é denominacional, mas espiritual, conforme Jesus e Paulo declararam(João 17:21-23; Efésios 4:3-6); além disso o fato das seitas serem unidas em seus respectivos movimentos não é prova de que contam com a aprovação de Deus, mesmo porque "os filhos deste mundo são mais prudentes na sua geração do que os filhos da luz"(Lucas 16:8); a dita unidade das seitas não é do Espírito, pois, gira em torno de falsos ensinos e doutrinas antibíblicas, e muitas vezes essa unidade é buscada como meio de se justificarem diante de Deus, enquanto que nossa justiça é unicamente Cristo; as questões de diferença doutrinaria entre as denominações evangélicas giram em torno de questões secundárias(liturgia, usos e costumes, formas de administração),e não de doutrinas essenciais(Bíblia,Jesus, Salvação, pecado;etc). Existe sim apenas uma igreja verdadeira, e esta é composta por todos os que são lavados e remidos no sangue de Jesus Cristo. Na verdade quem promove a confusão é a CCB, pois procura enganar os mais ingênuos tentando se passar por uma igreja cristã.
Argumento 5: "Não precisamos evangelizar, porque as pessoas vem a CCB porque são atraídos pela verdade."
Resposta: Realmente os adeptos da CCB não evangelizam, eles fazem proselitismo. Não pregam para os perdidos, mas procuram aqueles que são cristãos para desencaminhá-los para a CCB. Isso é uma forte característica de seita herética. A Bíblia nos ensina a evangelizar e não a fazer proselitismo ( Marcos 16:15; Atos 8:4-5; Mateus 23:15; Romanos 15:20). Então as "pessoas" que vem até a CCB são os evangélicos(principalmente os novos convertidos que possuem a fé muito frágil), resultado do proselitismo desonesto da CCB, e vem não porque são atraídos pela verdade, mas porque são enganados pela mentira,pelos falsos ensinos dessa seita. É muito fácil "pescar em aquário", vai pescar no rio Tiete para ver se é fácil!
Argumento 6: "Na CCB não possuímos nenhum ministro ou pastor, nenhum homem tem destaque em nosso meio."
Resposta: Isso não é verdade, basta apenas comparamos a estrutura da CCB com as igrejas evangélicas.Os evangélicos não vêem seus lideres como "porta vozes" de Deus infalíveis como acontece na CCB. Enquanto nós reconhecemos que os pastores, apesar de serem ministros biblicamente constituídos por Deus, podem errar(Tiago 3:1-2; Gálatas 2:11-14; Atos 17:11; I Pedro 4:11; I Coríntios 14:29; I Timóteo 6:3)os adeptos da CCB por mais que neguem, endeusam os anciãos, por considerarem que os mesmos falam palavras determinadas diretamente pelo Espírito Santo, infalíveis. Esse foi um ponto condenado pelos reformadores em relação a Igreja Católica Romana, que tinham a palavra do Papa como ditada pelo Espírito e infalível, e assim procede a CCB com os seus "papas". Enquanto a Bíblia nos ensina que Deus constituiu alguns cristãos para serem líderes, ministros e pastores( Efésios 4:11-12, 3:7;I Tessalonicenses 3:2; Colossenses 4:7; Romanos 12:7-8)que devem ser honrados(Romanos 16:7; I Coríntios 16:15-16;I Timóteo 5:1; Hebreus 13:7,17; I Pedro 5:1), a CCB nega e institui a doutrina antibíblica e herege da Igreja Romana de verem seus anciãos como comunicadores diretos do Espírito Santo.
III. Informações adicionais sobre a Congregação Cristã no Brasil
Não fazem cerimônias de casamento nos templos
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“Não é permitido realizar casamento nas Casas de Oração da Congregação Cristã no Brasil.” (“Pontos de Doutrina e da Fé que uma vez foi dada aos santos”, página 8)
Comentário: Para os adeptos da CCB a Igreja ou a Casa do Senhor é um prédio feito de tijolos, que por ser sagrado, não pode ser usado para cerimônia de casamento. A Bíblia nos mostra que “o Altíssimo não habita em templos feitos por mãos de homens” (Atos 7:48-50, 17:24-25), nós somos a casa de oração ou casa espiritual de Deus (I Pedro 2:5).
Por isso, não há nenhum problema em usar o local onde a Igreja se reúne para realizar cerimônias de casamento, mesmo porque, o casamento é uma cerimônia espiritual.
Ceia do Senhor realizada com um só cálice
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“A Santa Ceia deve ser efetuada com um só pão e partido com a mão, e também com um só cálice, não alterando o que é determinado na Palavra de Deus.” (idem, página 7)
Comentário: Estão alterando a Palavra de Deus as igrejas evangélicas que celebram a ceia com vários cálices? De acordo com a CCB , sim. Nos textos de Mateus 26:26-28; Marcos 14:22-25; Lucas 22:19-20 e I Coríntios 11:23-26 não há um mandamento expresso para se utilizar um só cálice. Nada de método é sagrado, pão e fruto da vide são exigidos por Jesus, o comer e o beber em lembrança da paixão do Calvário. Mas o método de faze-lo, não é ordenado. O simbolismo ensina princípios, não dá valor mágico à métodos. Seguindo a linha de raciocínio da CCB teríamos de nos batizar em rio ou em piscinas públicas como Jesus e os discípulos foram batizados (Mateus 3:13-17; Marcos 1:9-11; Atos 8:26-39, 2:2:37-41), afinal o método era esse. Ademais, a expressão usada por Jesus em relação ao cálice é bebei “dele” todos, e não “nele”.(Marcos 14:23)
Não realizam apresentação de crianças nos templos
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“Não se encontra na Palavra de Deus que o recém nascido deva ser apresentado ao Senhor pelo Ancião ou Cooperador do Ofício Ministerial, porém por seus pais nos seus próprios lares. Há um só mediador entre Deus e os homens, que é Cristo Jesus que o abençoará.” (idem, página 9)
Comentário: O menino Jesus não foi apresentado em seu lar (Lucas 2:22). Quando os pastores evangélicos apresentam crianças, não querem tomar o lugar de Deus no dar a benção, afinal eles apresentam a Deus, para Ele abençoar. Será que a CCB reprova a atitude de Simeão, que de acordo com o texto bíblico – “Simeão os abençoou...” (Lucas 2:34)?
Os adeptos não podem tirar fotografias nos cultos
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“Nos serviços espirituais não se pode admitir que irmãos nossos fotografem, todavia quanto a estranhos à nossa fé, não se pode impedir que o façam.” (idem, página 15)
Comentário: Tal ensino não se encontra na Bíblia.
Os ofícios ministeriais
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“A unção pertence ao ancião e na sua ausência ao Cooperador de Ofício Ministerial ou ao Diácono.” (idem, página 5)
Comentário:De acordo com a Bíblia não existe o ofício de Cooperador de Ofício Ministerial, é pura invenção da CCB. Ser cooperador, tem haver com atitude e não com ofício. Paulo cooperava para o progresso do evangelho, e cada cristão deve seguir o exemplo – “Tudo faço por causa do evangelho, com o fim de me tornar cooperador com ele.” (I Coríntios 9:23); “Portando, devemos acolher esses irmãos, para nos tornarmos cooperadores da verdade.” (III João 8). Timóteo além de pastor, foi chamado de cooperador por Paulo.(Romanos 16:21).
Sobre a questão da unção, a CCB ataca as igrejas evangélicas porque nelas todos os cristãos podem ungir. Mas na CCB a unção não é restrita apenas ao ancião, o “Cooperador de Ofício Ministerial” e o diácono também podem ungir. Então se “erramos” em deixarmos outras pessoas ungirem fora o pastor, eles também erram. O grande problema da CCB é tomar versículos isolados da Bíblia, estabelecer doutrinas em cima deles, e atacar as igrejas que não concordam com seu ponto de vista. Esse tipo de radicalismo é totalmente contra o Espírito de Cristo. No mesmo texto de Tiago 5, no verso 16, temos uma ordem em relação a oração, que envolve toda igreja – “orai uns pelos outros, para que sareis.” O fato de citar os presbíteros ou pastores como os primeiros responsáveis pela unção dos enfermos, não exclui a responsabilidade do restante da Igreja.
A questão da hierarquia
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“Não havendo assim hierarquia na Igreja de Deus.” (idem, página 17)
Comentário:Os adeptos da CCB afirmam não possuir hierarquia. De acordo com o dicionário Aurélio a palavra hierarquia significa:
[Do b.-lat. hierarchia, 'hierarquia eclesiástica' (< gr. hierós, 'sagrado', + gr. arché, 'comando', 'autoridade', + gr. -ía), retomando a prosódia gr.]
S. f.
1. Ordem e subordinação dos poderes eclesiásticos, civis e militares.
2. Graduação da autoridade, correspondente às várias categorias de funcionários públicos; classe.
3. Fig. Série contínua de graus ou escalões, em ordem crescente ou decrescente; escala: 2
4. Inform. Na orientação a objetos (q. v.), organização de classes [ v. classe (21) ] , que indica suas subordinações com relação à herança (5 e 6).
5. Rel. Ordem e subordinação dos diferentes coros dos anjos. [Var.: jerarquia. ] (o grifo é meu)
Hierarquia revela ordem e submissão. Na CCB, existe sim hierarquia! As mulheres são claramente submissas aos homens, porque –
(1) Não podem exercer atividades ministeriais, sob a evasiva de que “a mulher deve permanecer calada” na igreja.
(2) Não podem tocar os instrumentos musicais que preferirem, só é permitido o órgão.
(3) “É necessário usar de prudência ao se freqüentar casas quando as irmãs se encontram sós, assim como não se deve viajar a sós com elas, salvo em casos muito excepcionais.” (idem, página 8) (o grifo é meu)
(4) Na CCB existem também atribuições de ofícios – ancião, cooperador de ofício ministerial, diácono, encarregado de orquestra, porteiro e a irmandade em geral.
Cães
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“Cães são aqueles que tentam derrubar o povo de Deus, danificar a obra e dividir o corpo de Cristo com um espírito contrário ao espírito do Senhor. As exortações não foram feitas a animais, porém aos fiéis que são membros do corpo da Igreja de Deus.” (idem,página 16)
Comentário: Suponhamos que um adepto da CCB descubra que sua organização religiosa não é cristã, e se converta. Para o restante da CCB ele está “acabado” e é totalmente desconsiderado, a estrutura do tratamento imposto a ele, é a mesma encontrada em outras seitas pseudocristãs, como as Testemunhas de Jeová e a Igreja de Cristo Internacional(movimento de Boston). Por isso ex-adeptos da CCB não conseguem evangelizar os que ainda pertencem a seita.
Não comemoram o Natal, e repudiam o símbolo da cruz
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Comentário:Assim como as Testemunhas de Jeová os adeptos da CCB não comemoraram o Natal e repudiam o símbolo da cruz.
(1) Sobre o Natal: Tacham de festa mundana, e aqueles que comemoram são idólatras.
O primeiro Natal foi comemorado em Lucas 2:8-20 pelos anjos e pastores, portanto não é uma “festa mundana”. O fato de não sabermos o dia e mês certos do nascimento de Jesus não invalida a comemoração, a ênfase está na comemoração e não na data. Suponhamos que uma criança seja adotada, e não possua registro de nascimento, e a família separa um determinado dia e mês do ano para comemorar o seu aniversário, isso ao contrário do que se possa pensar, demonstra consideração, e não mundanismo ou idolatria.
Em relação a idolatria, esse pensamento da CCB é uma absurdo. Nenhum evangélico se prostra diante de uma árvore de Natal ou de qualquer outro símbolo para adora-los!
(2) Sobre o símbolo da cruz: A explicação da CCB é a seguinte – “A cruz é um instrumento de morte, se um assassino matasse seu melhor amigo, você ficaria honrando ou mesmo utilizando a arma do crime? A cruz matou Cristo, deve-se honrar a arma do crime?" Por isso rejeitam o símbolo da cruz, deixando de utilizá-lo como símbolo do cristianismo, rejeitando até mesmo o uso em lápides de cemitério.
Ao contrário do que a CCB possa pensar, os cristãos não idolatram a cruz como os católicos, nós adoramos a Cristo que morreu por nós na cruz. Mas nem por isso deixamos de usar a cruz em ilustrações ou como símbolo do cristianismo, porque de acordo com a Bíblia, a cruz que era um símbolo de maldição se tornou um símbolo de reconciliação (Veja as seguintes passagens:Gálatas 6:14; I Coríntios 1:17 e18; Colossenses 2:14; Efésios 2:16;Filipenses 3:18). Paulo falou muito sobre a cruz, e o significado desta para o cristão, no entanto, não ensinou aquilo que a CCB ensina(I Coríntios 1:18, 2:2). Ademais, tanto a cruz como o peixe foram símbolos cristãos que durante séculos representaram o cristianismo. Falta para a CCB conhecimento bíblico e histórico.
Saudação somente “na paz de Deus”
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Os adeptos da CCB criaram um tipo de saudação peculiar, e atacam todos aqueles que utilizam outro tipo de saudação.
Comentário: O que vamos discutir aqui é um costume, e como tal, algo pequeno, mas que infelizmente a CCB transforma em doutrina fundamental e ataca as denominações cristãs que adotam outro tipo de saudação diferente da criada por eles, essa é a razão de fazermos o nosso comentário sobre esse ponto.
Não existe na Bíblia uma ordem expressa para adotarmos um determinado tipo de saudação. As igrejas cristãs geralmente utilizam diversos tipos de saudação, tais como: “a paz do Senhor” e “graça e paz” ou simplesmente “bom dia”, “boa tarde” e “boa noite”. Mas a CCB insiste em afirmar que somente a saudação nos dizeres “a Paz de Deus” é correta, e que as outras estão erradas. O argumento geralmente usado, é que “a paz do Senhor” é errado porque existem muitos senhores, e que as demais saudações são muito vagas.
Esse tipo de pensamento da CCB está errado por diversos motivos:
(1) Como já falamos, não existe um mandamento para usarmos determinado tipo de saudação.
(2) Se o argumento que eles utilizam é de que há muitos “senhores”, também podemos dizer que há muitos “deuses”, inclusive Satanás é chamado de “deus” (II Coríntios 4:4).
(3) Muitas vezes eles dizem que devemos dizer “a paz do Senhor Jesus” completando a frase, então eles deveriam também completar “a paz de Deus o Pai” (Ver I Tessalonicenses 1:1; II Tessalonicenses 1:2; etc). Afinal, o nome cristão para Deus é Pai!
(4) Se há dúvida da parte deles sobre o Senhor da nossa expressão, então eles teriam de duvidar também do Senhor citado na estrofe do hino 429 –
“1.A minha alma sente paz no Senhor”,
Paz celestial, paz eternal;
A minha alma sente paz no Senhor,
Paz que não tem igual.”
(Hinos de Louvores e Súplicas a Deus, hino 429)
(5) Será que Pedro, Tiago e Judas saudaram vagamente nas cartas que escreveram?(Veja Tiago 1:1; I Pedro 1:2; II Pedro 1:2 e Judas 2)
(6) Para finalizar, na Bíblia é deixado bem claro que: “Porque , ainda que haja alguns que se chamem deuses, quer no céu quer na terra (como há muitos deuses e muitos senhores).Todavia para nós há um só Deus, o Pai, de quem é tudo e para quem nós vivemos; e um só Senhor, Jesus Cristo, pelo qual são todas as coisas, e nós por Ele.” (I Coríntios 8:5 e 6). Então não há mais discussão!
Sono da alma após a morte
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Crêem os adeptos da CCB que após a morte o homem cai em um estado de inconsciência até a ressurreição. Para “provar” tal ensinamento eles utilizam dois argumentos: a morte na Bíblia é comparada ao sono, e a alma é o sangue(não tendo assim existência separada do corpo).
Comentário: As expressões bíblicas “dormir” ou adormecer” são usadas quando se referem a morte como figuras de linguagem, e sempre em relação ao corpo. “Dormir” ou “adormecer” são figuras de linguagem apropriadas para o corpo, uma vez que a morte é apenas temporária, aguardando apenas a ressurreição, ocasião em que o corpo será “despertado”. Além disso, tanto o ato de dormir quanto a morte possuem a mesma postura – o corpo permanece deitado. A Bíblia é muito clara quando ensina que a alma do crente( e o seu espírito) sobrevive a morte (Lucas 12:4), ela está conscientemente presente com o Senhor (II Coríntios 5:8) em um lugar melhor (Filipenses 1:23). De um modo semelhante, a alma do descrente está em um lugar de tormento consciente (Mateus 25:41; Lucas 16:22-26).
A alma é juntamente com o espírito uma parte imaterial e imortal existente dentro do homem (Mateus 10:28; Apocalipse 6:9-11;Filipenses 1.23; II Coríntios 5:1,2, 6,8; Mateus 22:31-32; I Reis 17:21-22; Gênesis 35:18; III João 2; I Tessalonicenses 5:23; Hebreus 4:12). Tal como as Testemunhas de Jeová, a CCB entende que a alma é o sangue, isso para negar a doutrina bíblica da imortalidade da alma. No entanto devemos ver que várias palavras são empregadas na Bíblia com idéias diferentes, em sentido figurado. A sinédoque, por exemplo, é uma figura de linguagem em que se toma o gênero pela espécie, a espécie pelo gênero, o todo pela parte, a parte pelo todo, o plural pelo singular, o singular pelo plural. Quando usamos “os mortais” ao invés de “os homens”, “10.000 tetos” no lugar de “10.000 casas”, “mil almas” ao invés de “mil habitantes”. É neste sentido que a Bíblia emprega a palavra “alma” no sentido de sangue, pessoa, vida, coração(Dt. 12:23-35; Lv. 17:14; Gn. 46:22,27; Lv 22:3; Dt. 2:30), pois se não fosse figurado, como poderia ser sangue, pessoa, vida e coração ao mesmo tempo? Ou seria uma coisa ou seria outra. Para os adeptos da CCB a alma humana é então semelhante à dos animais, que pode ser destruída, no entanto a Bíblia ensina que a alma humana é imortal, invisível e foi criada pelo próprio Deus (Gênesis 2:7, 35:18; Atos 7:59; Filipenses 1:21; Lucas 23:42,43, 16:19-31; Hebreus 12:22,23; Apocalipse 7:9,14; Eclesiastes 12:7; II Coríntios 5:1,6,8; Mateus 10:28) Jesus disse: “a minha alma está cheia de tristeza até a morte”(Mateus 26:38), substitua a palavra “alma” por “sangue” e veja que absurdo. Então alma não é sinônimo de sangue como querem os adeptos da CCB.
· IV.Outras informações, costumes e ensinos estranhos
"Tende cuidado, para que ninguém vos faça presa sua, por meio de filosofias e vãs sutilezas, segundo as tradição dos homens,..., ninguém vos domine a seu bel-prazer, com pretexto de humildade e culto dos anjos, metendo-se em coisas que não viu; estando debalde inchado na sua carnal compreensão"Colossenses 2:8,18
(a) Os adeptos da CCB que morrem, não podem ser cremados;
(b) Orações feitas somente de joelhos;
(c) Possuem um sistema de contribuição próprio, o adepto da CCB contribui para:
· oferta da piedade;
· oferta para compra de terrenos;
· oferta para fins de viagem;
· oferta para conservação de prédios;
· oferta de votos.
(d) Possuem um hinário intitulado “Hinos de Louvores e Súplicas a Deus”.
(e) Usam a Bíblia somente na versão de “João Ferreira de Almeida Atualizada”
(f) Anualmente realizam as chamadas “Assembléias” onde ouvem muitas testemunhanças e relatórios de expansão da seita para outras regiões.
(g) O adepto usa a expressão minha “comum” para designar a igreja na localidade que freqüenta.
(i) Existem igrejas criadas por ex-adeptos da CCB – Congregação Cristã no Brasil Renovada, Igreja Cristã Renovadora, Crista Universal Independente e Congregação Cristã Época da Graça.
(j) Publicam livros de registros com os endereços dos templos no Brasil e em pouquíssimas localidades no exterior, acessíveis aos adeptos.
(l) Os jovens e crianças possuem reuniões especiais para eles, o culto de “jovens e menores”.
(m) Cerimônias fúnebres são proibidas no templo.
(n) Não possui registro de membros.
(o) Não faz coleta pública.
(p) O adepto vai ao templo em média três vezes por semana.
(q) Não tem mecanismos formais para comunicação, exceto uma circular bimensal que anuncia as datas e locais dos próximos batismos.
(r) Não distribuem folhetos, revistas e jornais.
(s) O adepto da CCB deve se abster de participar de festas de casamentos de pessoas não pertencentes a CCB, sob a alegação de participar de coisas sacrificadas aos ídolos.
(t) São instruídos a não assistirem televisão, pois acreditam que a mesma é do diabo.
(u) É pecado as mulheres cortarem os cabelos, ou mesmo aparar as pontas.
(v) Nos templos internamente acima do púlpito há os dizeres “Em Nome do Senhor Jesus” , e na saída do templo uma placa com os dizeres da “revelação” recebida pelo fundador Louis Francescon – “Jesus é a cabeça da Igreja o Espírito Santo é a lei para guia-la em toda Verdade; sua organização é a caridade de Deus no coração de seus membros que é o vínculo da perfeição. Onde esses três não governam é satanás quem governa em forma de homem para seduzir o povo de Deus com sabedoria humana.”
(w) Pedidos de oração por estranhos só são atendidos se o “Espírito Santo determinar”.
(x) Proibidos o culto de vigília de fim de ano.
(y) Procuram vestir os melhores trajes para ir ao templo, principalmente por ocasião da ceia anual, onde só os adeptos podem participar.
(z) Louis Francescon nasceu em 29 de março de 1866, em Cavasso Nuovo, Província de Udine-Itália, e sua morte se deu em 07 de setembro de 1964, na cidade de Oak Parks, Illinois-Estados Unidos.
Que possamos dar ouvidos à advertência bíblica: “Não vos deixeis levar em redor por doutrinas várias e estranhas, porque bom é que o coração se fortifique com graça, e não com manjares, que de nada aproveitam aos que a eles se entregam.” (Hebreus 13:9)
VI.Como evangelizar os adeptos da Congregação Cristã no Brasil
(1) Coisas a serem lembradas em relação aos adeptos da CCB:
Primeiramente, deve-se reconhecer que a Congregação Cristã no Brasil não é uma igreja cristã, mas uma seita herética, e como tal prega um outro evangelho (Gálatas 1:7-9).
O combate acirrado que a CCB tem com as igrejas evangélicas, colocam-na também na categoria de seita anticristã. Portanto os seus adeptos estão perdidos, e precisam conhecer o Salvador Jesus, para serem salvos e terem a certeza da vida eterna (João 3:36).
Adquira conhecimento das doutrinas falsas pregadas pelos adeptos da CCB, e como refuta-las biblicamente. Veja os outros estudos sobre essa seita neste site.
Saiba que os adeptos da CCB tentam aparentar o que não são, na verdade são pessoas vazias do amor de Deus, que não conhecem a alegria em Cristo e nem sequer possuem a convicção de salvação, tudo o que possuem são doutrinas e tradições religiosas que os deixam psicologicamente convictos e presos a um sistema religioso fanático e errôneo. A Bíblia nos adverte em relação àqueles que possuem “aparência de piedade” ( Mateus 7:15;II Timóteo 3:5; Tito 1:16; Marcos 7:6-7), tais enganadores são comparados por Judas em sua carta a “nuvens sem água”, cuja aparência engana os desavisados prometendo algo que na prática não são capazes de fornecer a uma alma sedenta (Judas 12).
Não vá aos cultos da CCB, ao invés disso,se for o caso convide aos adeptos para visitarem sua denominação evangélica. Saiba que todos os adeptos da CCB são orientados a não visitarem as denominações evangélicas, mas são estimulados a trazerem evangélicos para sua seita, a fim de conhecerem toda a "verdade". Quando com astúcia alguns deles para lhe atraírem à CCB, disserem que você não quer visitar a mesma porque é "um irmão separado"(mesma tática da Igreja Católica), convide-os para visitar sua denominação evangélica, ouvindo a negativa deles, você desmascarará essa tática. Se os evangélicos são os irmãos separados porque a CCB registrou em seu manual de doutrina uma ordem para seus adeptos não visitarem "outras igrejas", e faz com que os evangélicos que se unem a mesma neguem a Jesus, aceitando um rebatismo?
(2) Coisas a serem lembradas no momento do evangelismo:
Esteja convicto da sua experiência com Cristo, e procure conhecer as principais doutrinas da Bíblia, tais como: salvação pela fé, a justificação, o pecado, a Igreja, Deus, Jesus Cristo,a Palavra de Deus, e o Espírito Santo.
Em seu diálogo com o adepto da CCB não faça ataques pessoais, demonstre o amor de Cristo no seu falar, afinal devemos amar as pessoas e rejeitar apenas as suas falsas doutrinas. Tenha muita paciência, afinal os adeptos da CCB e de tantas outras seitas, enxergam você como um instrumento do maligno, sobre esse ponto não se desanime, visto que os religiosos pensavam assim também do próprio Cristo (Veja Mateus 12:24,27; Lucas 11:15; João 7:20, 8:48,52, 10:20, 15:20, Mateus 5:11). Muitas vezes os adeptos da CCB irritam o crente, tentando fazer com que perca a calma, justificando assim seus argumentos. Devemos então acatar o conselho bíblico que nos ensina a "ser tardio para se irar, porque a ira do homem não opera a justiça de Deus", e "instruindo com mansidão os que resistem" (Tiago 1:19-20; II Timóteo 2:25).
Não enfatize sua denominação, mas o Senhor Jesus Cristo, que é o caminho, a verdade e a vida (João 14:6).Pregue o evangelho a eles, pois não o conhecem.
Procure evangelizar apenas um adepto da CCB por vez, somente evangelize dois ou mais quando for inevitável.
Ore durante o dialogo em espírito, repreendendo o maligno, e ore muito pela salvação de quem você quer ganhar para Cristo.
Não de crédito, e não fique impressionado quando o adepto da CCB contar-lhe "testemunhos" e supostos "casos sobrenaturais" para impressioná-lo. Lembre-se que a experiência não valida a Bíblia, mas a Bíblia que valida a experiência. Na maior parte dos casos, esses testemunhos não são confiáveis, por conterem exageros, e são resultado do fanatismo gerado por suas falsas doutrinas. Muitos deles possuem erros doutrinários sérios, levando o adepto a crer mais em lendas e sinais, do que na Bíblia. Além disso, "casos sobrenaturais" são encontrados na quase totalidade de religiões e seitas, principalmente as que possuem tendências espíritas. Cremos na Bíblia, e portanto cremos em milagres, no entanto, toda moeda verdadeira, possui sua antagonista falsa, e desta não precisamos! Todo sinal e milagre glorifica o Senhor, até mesmo o Espírito Santo veio para glorificar a Jesus (João 15:26, 16:14). O crente é chamado para exercer fé, e não para ser crédulo e acreditar em lendas inventadas por homens, e manipuladas pelo adversário.
Tenha consciência de quem convence o homem do pecado é o Espírito Santo (João 16:8 e 9). Jogamos a semente e regamos, mas Ele produz o crescimento (I Coríntios 3:7 e 8).
Infelizmente como acontece com seitas que se caracterizam por um “fechamento de mente” pela estrutura fechada que apresentam, os adeptos da CCB ao verem erros em sua organização preferem ir para o mundo rejeitando qualquer tipo de fé, ao invés de se voltarem para Jesus Cristo e serem salvos. Não desanime no entanto com tal fato, sua responsabilidade é independente da reação do teu ouvinte, é jogar a semente da Palavra de Deus naqueles corações famintos de Cristo.
Reforçando tudo o que já foi visto lembremos também das palavras de Walter Martin, no seu clássico “O Império das seitas”:
“Um dos primeiros pensamentos que se apresentam ao crente que tenta evangelizar algum adepto de uma seita é o de que esse indivíduo pertence a uma “raça” especial, imune às técnicas de evangelismo pessoal empregadas, além do bom conhecedor da Bíblia, preparado para confundir o crente comum, quando não doutrina-lo. Trata-se de uma forte barreira psicológica na mente de muitos crentes. Embora haja alguns traços de verdade nessa imagem, o fato é que nós a criamos com base em alguma experiência anterior, direta ou indireta, com o simpatizante da seita, na qual não nos saímos muito bem. Muitas vezes somos derrotados, nos sentimos frustrados e envergonhados. De modo geral, isso nos deixa reticentes, com receio de que essa situação se repita.
O cristão deve mostrar com base na Bíblia, o absurdo da autojustificação, ou esforço humano como um meio de se obter a redenção.
Antes de tentar evangelizar um adepto de uma seita, o crente deve procurar uma base comum entre ambos, e continuar a conversa a partir daí.
Um dos aspectos mais importantes na evangelização das seitas é a paciência que se deve ter com seus seguidores.
As seitas estão sempre dando ênfase a Bíblia, mas a despeito dessa atitude, todas elas, sem exceção, se apresentam como infalíveis intérpretes da Palavra de Deus. E fazem isso de maneira tão sutil, que o discípulo nem se apercebe que a principal fonte de autoridade de suas crenças não são as Escrituras, mas a interpretação que sua própria seita faz do texto bíblico.“
Finalizando,também no mesmo livro, no capítulo 3 intitulado “A Estrutura Psicológica das Seitas” o autor nos dá traços psicológicos comum aos adeptos de seitas, eis um resumo, que podemos aplicar aos adeptos da CCB:
(1) O sistema doutrinário das seitas se caracteriza por um fechamento da mente. Eles não buscam uma avaliação cognitiva racional dos fatos. As crenças ocupam um compartimento fechado na mente do adepto, que, uma vez inteiramente submisso ao padrão de autoridade de sua organização, nunca mais questiona nada, nem tem mais dúvidas.
(2) Forte antagonismo contra os cristãos. A quase totalidade das seitas ensina a seus discípulos que todos aqueles que se opõem às suas crenças só podem estar motivados por uma influência satânica, preconceitos cegos e grande ignorância.
(3) Intolerância para com qualquer forma de pensamento que não a sua. A base de suas tese quase sempre é, como alegam eles, de origem sobrenatural.
(4) O isolamento.
VI.Conclusão
Infelizmente a grande maioria dos adeptos da CCB são ex-evangélicos, que rejeitaram suas denominações de origem, e passaram a pregar a “verdade” que descobriram na novel seita (I Timóteo 4:1). Isso não é de admirar, pois é traço comum nas principais seitas pseudocristãs do país e do mundo. Que possamos orar pela salvação de cada adepto da CCB, lembrando que Jesus também morreu por eles. E que possamos mostrar-lhes a correta atuação do Espírito Santo em nossas vidas (João 15:26 e 27, 16:14) exaltando o Nome que está acima de todo nome, inclusive acima do nome - CCB, e que é o único nome pelo qual importa que sejamos salvos – JESUS! (Atos 4:12).
Enquanto a CCB não reavaliar suas falsas doutrinas e radicalismo, mudando-os, deixando de apregoar seus ensinos enganosos, não podemos apóia-la, e muito menos acreditar que compartilha de uma fé comum ao cristianismo.
“...mas há alguns que vos inquietam e querem transtornar o evangelho de Cristo. Mas ainda que nós mesmos ou um anjo do céu vos anuncie outro evangelho além do que já vos tenho anunciado, seja anátema. Assim como já vo-lo dissemos, agora de novo também vo-lo digo. Se alguém vos anunciar outro evangelho além do que já recebestes, seja anátema.” Gálatas 1:7-9
Jesus disse em Mateus 22:29 – “Errais, não conhecendo as Escrituras nem o poder de Deus”. Esse é o caso da Congregação Cristã no Brasil e de outras seitas heréticas .
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