Um dos conceitos mais aberrantes - dentre outros - na cultura oral dos ensinamentos extrabíblicos existentes na denominação deste humilde autor, é o chamado cair da graça.
Argumentam os imprudentes e levianos defensores deste ensinamento que, cair da graça, é o ato de cometer o "pecado de morte" - pecado este que não existe, conforme provamos nas Escrituras Sagradas, aqui, com o artigo "Afinal, o que é pecado de morte?".
Acredito que esta heresia, mais uma vez, é fruto da irresponsabilidade e negligencia dos ministros que pregam esta aberração, em função de não examinar as Escrituras (Mateus 22.29) implicando assim, no défice em manejar bem a palavra da verdade (II Timóteo 2.15).
O que é cair da graça afinal? Bem, para respondermos a pergunta, vamos analisar o texto Bíblico, o qual deve ser o mesmo, que foi indevidamente aplicado a este desvario.
Para entender o significado desta advertência tão severa, será necessário compreendermos o contexto pelo qual foi escrito a carta aos Hebreus.
A epístola aos Hebreus, foi escrita a fim de provar aos cristãos judeus, isto é, àqueles que haviam abandonado a religião e os ritos do judaísmo, para se converterem a fé cristã, que Jesus era maior do que tudo o que antes viera; sendo as coisas anteriores apenas “sombra” - ou arquétipos - dos bens que haveriam de se materializarem em Cristo (Hebreus 10.1-3). Tudo o que ficara para trás não deveria ser “retomado” sob pena de que o sacrifício de Jesus tivesse sido em vão, pisando assim, no sangue de Jesus.
A advertência de Hebreus 6.4-6, foi direcionada aos cristãos - judeus que estavam desistindo da fé na Graça do Senhor Jesus, e retornando aos ritos, práticas, crenças e legalismos do judaísmo.
Portanto, este cair não é sinônimo de uma falta grave ou pecado moral. Pois, se assim fosse, todos nós estaríamos perdidos (Romanos 3.23).
O cair aqui não pode em hipótese alguma, significar pecado moral ou alguma falta grave, pois se não, as Escrituras estaria contradizendo muitos pontos; vejamos alguns:
"Se dissermos que não temos pecado, enganamo-nos a nós mesmos, e não há verdade em nós". (I João 1.
"Se dissermos que não pecamos, fazemo-lo mentiroso, e a sua palavra não está em nós". (I João 1.10)
"Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados, e nos purificar de toda a injustiça". (I João 1.9)
"Porque sete vezes cairá o justo, e se levantará; mas os ímpios tropeçarão no mal". (Provérbios 24.16)
"Os passos de um homem bom são confirmados pelo Senhor, e deleita-se no seu caminho. Ainda que caia, não ficará prostrado, pois o Senhor o sustém com a sua mão". (Salmos 37.23-24)
"E se o meu povo, que se chama pelo meu nome, se humilhar, e orar, e buscar a minha face e se converter dos seus maus caminhos, então eu ouvirei dos céus, e perdoarei os seus pecados, e sararei a sua terra".(II Crônicas 7.14)
Creio que os versos mencionados, sejam o suficiente para demonstrar que o significado de cair na epístola aos Hebreus não é o mesmo que pecar!
"Se dissermos que não temos pecado, enganamo-nos a nós mesmos, e não há verdade em nós". (I João 1.
"Se dissermos que não pecamos, fazemo-lo mentiroso, e a sua palavra não está em nós". (I João 1.10)
"Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados, e nos purificar de toda a injustiça". (I João 1.9)
"Porque sete vezes cairá o justo, e se levantará; mas os ímpios tropeçarão no mal". (Provérbios 24.16)
"Os passos de um homem bom são confirmados pelo Senhor, e deleita-se no seu caminho. Ainda que caia, não ficará prostrado, pois o Senhor o sustém com a sua mão". (Salmos 37.23-24)
"E se o meu povo, que se chama pelo meu nome, se humilhar, e orar, e buscar a minha face e se converter dos seus maus caminhos, então eu ouvirei dos céus, e perdoarei os seus pecados, e sararei a sua terra".(II Crônicas 7.14)
Creio que os versos mencionados, sejam o suficiente para demonstrar que o significado de cair na epístola aos Hebreus não é o mesmo que pecar!
O significado de cair aqui, é o mesmo cair dos cristãos da Galácia:
O que se está falando neste texto de Hebreus é o pecado de apostasia! Os cristãos hebreus estavam abandonando a sua fé em Jesus Cristo, e voltando aos velhos ritos do judaísmo (sacrifícios, circuncisões, observâncias à lei de Moisés, etc.), ou seja, eles estavam voltando ao antigo sistema de culto, o mesmo sistema que havia assassinado o nosso Senhor Jesus Cristo. Os hebreus estavam rejeitando o único sacrifício capaz de purificar dos pecados, pelos sacrifícios de animais! A epístola aos Hebreus adverte que: “não há outro sacrifício” (Hebreus 10.26), “a salvação é pela fé e não mais pelas obras da lei”, “Jesus é muito mais do que a arca da aliança”, “Jesus é muito mais que os sacerdotes do templo”...; de modo que voltando ao antigo sistema, eles estavam caindo da graça. Este era o perigo daquela época: trocar o sangue precioso e imaculado do nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo, pelo sangue de bodes e carneiros.
Pelo contexto apresentado nesta analise, está doutrina também se aplica para todos nós, muito embora não sejamos judeus; e sabe como? Quando por um mísero orgulho, presunção ou sentimento de “santidade”, tentamos alcançar a salvação por méritos próprios praticando boas obras, quando na verdade a salvação é dom gratuito de Deus mediante a fé no sacrifício da cruz, nunca é pelas boas obras (Efésios 2:8-9). A salvação é resultado da obra de Cristo, e não das boas obras do crente, isto é, o crente prática boas obras para demonstrar a sua salvação.
Este era o cair dos cristãos - judeus, era o de, justificar-se dos seus pecados mediante as obras da lei, com seus méritos próprios!
Portanto, Cair da Graça é: colocar liturgias, dogmas, preceitos ou conceitos eclesiásticos; doutrinas, tradições, costumes, e ou práticas da lei como fundamentais para a salvação; é prevaricar com a Graça.
Se assim não fora, não teria o apóstolo Paulo assim proferido:
“Separados estais de Cristo, vós os que vos justificais pela lei; da graça tendes caído.” (Gálatas 5.4)
Ora, daqui pra frente, sempre que alguém disser para você que um irmão "caiu" da graça, saiba o seguinte:
Cai quem deixa a fé e a consciência da Graça de Deus; não quem em fraqueza busca a misericórdia pedindo perdão pelos seus pecados.
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