terça-feira, 12 de junho de 2018

Aproximações entre Assembléia de Deus e Congregação Cristã

Aproximações entre Assembléia de Deus e Congregação Cristã


Os estudiosos acadêmicos do pentecostalismo, parece-me, são consensuais na classificação da Assembléia de Deus e da Congregação Cristã em sua modalidade “Clássica”.
As origens são muito próximas e a doutrina muito semelhante (embora, claro, poucos admitam – de ambos os lados). A falta de contato e de diálogo deixa, por outro lado, as práticas litúrgicas cada vez mais diferentes. Há ministérios, como de Madureira, o segundo maior, que já se distancia da própria tradição assembleiana (ordenação para pastoras, aproximação ao ecumenismo, etc.).
No entanto, explicações históricas indicam que, no nascedouro, poucas diferenças haviam entre a Congregação Cristã e a Assembléia de Deus.
Exemplo disso foi o contato amigável entre Francescon e Vingren, dois pioneiros no pentecostalismo brasileiro, em Santo André-SP. Ou, ainda, Daniel Berg compartilhar a liderança de uma congregação com Domingues de Sá (primeiro ancião da CCP), em Porto, Portugal.
As animosidades entre as duas denominações tem também um histórico. Em 1927, Berg montou um ponto de pregação em São Paulo. Um grupo de irmãos da CCB fez parte dos primeiros crentes da Assembléia de Deus paulistana. Em 1932, o mesmo Berg, em conflito com Domingues de Sá, estabeleceu um novo grupamento pentecostal português, fundando a Assembléia de Deus Pentecostal do Porto.
No andar da história, e não obstante a tanta semelhança esposada em suas origens, os grupos trataram logo de mostrar (em negrito e sublinhado) as diferenças entre si. É assim, pois, entendido o ensinamento, na década de 1960, de apenas considerar como irmãos aqueles que se batizam na CCB e, por outro, as inúmeras publicações organizadas pela AD sublinhando o caráter herético da CCB.
Se, por um lado, as referidas denominações vivam muito bem sem cogitar, mesmo a longo prazo, uma fusão (ou coisa do gênero), é importante que, além do reconhecimento histórico e doutrinário comum que une as duas agremiações, se avance no sentido de respeito mútuo. Ambas fazem parte do projeto de Deus de resgate das almas perdidas, sendo instrumentos para evangelização e congraçamento dos salvos em Cristo.

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