domingo, 19 de maio de 2024

CCB BRAS FEZ AMEAÇA DE MORTE A IRMÃO QUE DESCOBRIU UM GRANDE SEGREDO

 


HISTÓRIA COMPLETA 


 A mãe da Congregação Cristã no Brasil ! Descoberta EUA

Mensagem por Admin Qui Jun 09, 2022 12:25 am

Existe uma denominação nos Estados Unidos, pelo menos 60 anos mais antiga que a CCB, portanto, pioneira, à qual a CCB assemelha-se muito, chamada Igreja
Apostólica da América (Apostolic Christian Church of America)
estabelecida em solo americano em 1847 no interior de Nova Iorque.

Daí fica a pergunta que não se quer calar:
TERIA FRANCESCON PLAGIADO A LITURGIA E DOUTRINA DESTA DENOMINAÇÃO E A IMPORTADO À AMERICA DO SUL SOB O RÓTULO RESTAURACIONISTA DE GRAÇA
REVELADA?
Leiam o artigo no link: http://atos.wordpress.com/2011/03/12/igreja-apostlica-crist-da-amrica/#comments
Após lerem, poderão concluir por sí mesmos acerca da estreita probabilidade de que Francescon tenha se inspirado profundamente nesta denominação,
pois as "semelhanças" são impressionantes! Todo crente da CCB deveria antes de chamar as dissidências de sua denominação pelo pejorativo de
"cópia barata, parar e repensar acerca de sua provável origem, pois antes que Francescon imaginasse em se converter ao Evangelho, a Igreja Apóstolica da América já existia, com todo o aparato de exclusivismo e liturgia, que a CCB tentou diferenciar-se durante um século das demais
igrejas evangélicas, inclusive com aquele conhecido "pão quentinho" - a revelação da Palavra. Atalaia


Igreja Apostólica Cristã da América 12/03/2011
A Apostolic Christian Church of America (Igreja Apostólica
Cristã da América) é uma denominação organizada em meados do século XIX, com origens na Igreja Batista Evangélica Suiça, pastoreada por Samuel
Froehlich.
A primeira igreja em solo americano foi organizada em Croghan, uma
pequena cidade do interior do estado de Nova Iorque, em 1847. Até 1917
a
denominação era conhecida como Igreja Evangélica Batista. Atualmente, conta com quase cem congregações nos Estados Unidos, concentradas principalmente na região centro-nordeste.Há ainda igrejas afiliadas no Japão (2), Portugal (2) e México (4).

A mãe da CCb será ChurchTopPic2

Igreja Apostólica Cristã da América em Forrest. Fonte da imagem: www.forrestachchurch.org.
É impressionante a semelhança entre essa igreja e a Congregação Cristã. A ortodoxia doutrinária é semelhante (bíblia como Palavra de Deus, nascimento virginal de Jesus Cristo, Cristo como verdadeiro homem e verdadeiro Deus, salvação somente pela fé em Jesus Cristo, etc.) e as
práticas litúrgicas são praticamente as mesmas. Primeiro, então, a doutrina oficial publicada no site www.apostolichristian.org, em tradução livre; depois, breve apresentação das práticas litúrgicas.

Doutrina

1. A Bíblia é a Palavra de Deus, inspirada e infalível dada por Ele ao homem. O Novo Testamento serve como base da doutrina cristã para a Igreja.

2. Há um só Deus eterno, o Criador de todas as coisas, que subsiste em três pessoas: o Pai, o Filho e o Espírito Santo.

3. Jesus Cristo, o Filho de Deus, foi gerado pelo Espírito Santo e nascido da Virgem Maria. Ele viveu uma vida sem pecado.

4. O homem foi criado à imagem de Deus, mas o pecado o separou de Deus. Todos que atingirem a idade da razão são responsáveis ​​por seus atos pecaminosos.

5. Jesus Cristo, ao dar Sua vida na cruz do Calvário, derramando Seu sangue precisoso, tornou-se nosso Remidor. Ele foi sepultado e ressuscitou ao terceiro dia para nossa justificação.

6. Ambos os salvos e os perdidos serão ressuscitados: os salvos para a vida eterna e os perdidos para a danação eterna.

7. A fé na obra redentora de Cristo no Calvário resulta em
arrependimento. É o começo, portanto, de uma vida cristã autêntica. Os
frutos do arrependimento são um coração contrito e humilhado, a oração, a
confissão a Deus na presença do homem, abandono de todos os pecados, e um espírito de perdão.


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A mãe da CCb será Header

Igreja Apostólica Crista da América em Fairbury, Illinois. Fonte da imagem: http://fairburyacchurch.org/.

8. Uma verdadeira conversão é evidenciada por um renascimento
espiritual, a restauração da paz entre Deus e o homem, o fruto da ação do Espírito e da obediência à Palavra de Deus.

9. Na sequência de um testemunho de fé e de conversão, é realizado um pacto de fidelidade a Deus. Assim, é feito o batismo de fé (por imersão), administrado em nome do Pai, Filho e Espírito Santo.

10. O crente está selado com o Espírito Santo da promessa. Esta é reconhecida e simbolizada em uma oração de consagração (o batismo seguinte) pela imposição das mãos do presbítero. Como um membro do corpo de Cristo, o crente experimenta crescimento espiritual e edificação
dentro da igreja.

11. A Igreja do Novo Testamento aparece em dois aspectos distintos:

A. Uma irmandade de homens e mulheres convertidos
(conhecidos como Irmãos e Irmãs), com Cristo como Cabeça, funcionando de acordo com os ensinamentos do Novo Testamento.

B. A Igreja gloriosa, a noiva de Cristo, incluindo todos os santos de
todas as idades, para se manifestar plenamente no retorno de Jesus
Cristo.
12. Irmãos que estão sãos na fé, doutrina e exemplo, servem como anciães, ministros e professores. Eles são escolhidos a partir da congregação para a promoção do Evangelho da graça de Deus para todas as pessoas.

13. O pão e o fruto da videira, na Sagrada Comunhão, simbolizam o corpo e o sangue de Cristo. É servida a ceia em uma comunhão fechada (apenas para os membros da igreja local) após o auto-exame realizado pelos membros.

14. O ósculo santo, um beijo da caridade, é praticada entre os irmãos como um símbolo do amor de um pelo outro.

15. Irmãs usam um véu cobrindo a cabeça durante a oração e adoração, como um símbolo de sua submissão, de acordo com a ordem da Criação de Deus.

16. Os crentes vivem separados, santificados e vidas não estão
conformados com o mundo. A disciplina de membros que pecaram é administrada para seu bem-estar espiritual e para a preservação da igreja.

17. As autoridades constituídas são respeitadas e obedecidas.
Participam do exército com status de não-combatentes. Os juramentos não são feitos, mas a verdade é afirmada.

18. O casamento é uma união vitalícia ordenado por Deus, na qual um homem e uma mulher, se unem em uma só fé e comunhão ao Senhor pelo Santo Matrimónio.

19. Embora o dom da vida eterna é uma posse presente de cada crente verdadeiro, é possível para um crente, de sua própria vontade, abandonar sua fé, voltar ao pecado, e, consequentemente, perder a vida eterna com Cristo.

20. Construída no nome do Senhor Jesus Cristo, a Igreja é um corpo intimamente unido de crentes. Cada membro partilha das alegrias e tristezas do outro no verdadeiro espírito de fraternidade. A igreja pretende crescer no amor de Cristo e da compreensão da Sua Palavra. A Igreja estende um gracioso convite a todos para que venham, e adorem em espírito e verdade.

Práticas litúrgicas
1. Dos ministros não são exigidos nenhuma formação teológica
especial, não sendo, portanto, graduados em escolas ou centros de treinamento bíblico.

2. Os serviços são dirigidos por um ancião, que não recebe nenhuma compensação financeira por isso.

3. Os sermões não são preparados previamente. Antes dos serviços, o ministro ora a Deus solicitando inspiração para exortação do texto bíblico a ser ministrado.

4. O canto é congregacional: todos os membros entoam os hinos. Não há apresentações individuais.

5. Nos templos, a oração é feita de joelho. Simboliza, assim dizem, o curvar do coração ante nosso Poderoso e Majestoso Senhor.

6. As mulheres se cobrem com véus nos cultos de adoração, em conformidade com I Cor. 11.

7. Homens e mulheres sentam-se separadamente nos templos. Assegura,
segundo eles, maior comodidade aos crentes solteiros e viúvos essa distinção por gênero. No entanto, em ocasiões especiais, como funerais e casamentos, essa regra pode ser relaxada.

8. A primeira oração do serviço de culto é feita pelo ancião; a última é aberta aos membros.

9. São realizados dois cultos aos domingos (manhã e tarde). No intervalo, é oferecido um almoço para todos os participantes.

10. Não existe contribuição financeira obrigatória. Quando há
necessidade, a mesma é comunicada do púlpito e os membros ofertam, voluntariamente, o valor que sentir tocado por Deus em caixas localizadas nos corredores da igreja.

11. Praticam o ósculo santo (irmãos com irmãos e irmãs com irmãs) como simbolo do amor fraternal em Cristo Jesus.

12. Recomendam a adoção de vestuário modesto, sem influências da moda sensual e ostensiva contemporânea.

13. Não é recomendado o uso de jóias e maquiagem para as mulheres.

14. Homens devem manter seus cabelos curtos; diferentemente das mulheres, que devem manter seus cabelos longos.

15. Há algumas restrições quanto a dança, música secular, televisão, cinema, teatro, alcool e fumo.

16. Antes do culto propriamente dito, costuma-se ter, na igreja, um momento musical, variando de 15 a 30 minutos, dependendo da congregação
local.

17. Com exceção do ramo Nazareno (vide dissidências abaixo), todas as igrejas não estimulam o uso de barba pelos irmãos.

18. Costuma-se “levar saudação” quando for frequentar outra igreja. Essa saudação pode ser individual ou coletiva.

19. O casamento com membros de outras denominações não é recomendado.

20. Os membros não são encorajados a visitar outras denominações.

Dissidências

Igreja Apostólica Cristã – Nazarenos (Apostolic Christian Church – Nazarean)
Desde sua pioneira organização, é possível identificar quatro
principais dissidências. A principal delas teve origem na primeira década do século XX e, depois de muitas discussões, deu origem a Igreja
Apostólica Cristã – Nazarenos.

No centro da disputa estava o costume de usar barba/bigodes. Muitos europeus que migraram para os EUA mantinham esse costume – permitido pela igreja europeia e não estimulado pela igreja americana.

Um breve parêntesis: essa denominação manteve os laços
com as igrejas europeias e, por essa razão, há quem diz que a relação de dissidência é inversa, isto é, é a ACCA que se separou da ACC-N, sendo essa última a igreja-mãe. Todavia, o fato da maioria das igrejas manter-se sob a placa ACCA praticamente colocou a ACC-N como dissidente,
e é esse o entendimento do presente texto.

Hoje, a Igreja Apostólica Cristã – Nazarenos possui mais de cinquenta
congregações nos Estados Unidos, e algumas igrejas em Portugal (16) e
Argentina (14). Financia missionários no Brasil em Guarapuava (PR),
Macapá (AP), Pombos (PE), Nepomuceno (MG), Castanhal (PA), Santarem
(PA), Altamira (PA) e Parintins (AM). As Igrejas da Paz brasileiras tem
origem no trabalho missionário de um ministro desse grupo.

A mãe da CCb será 02TC01
Apresentação do Coral. Igreja Apostólica Cristã – Nazarenos de Woodcliff Lake, New Jersey. Fonte da imagem: www.wclacc.org

Comparada com o maior ramo da Apostolic Christian Church (a Apostolic
Christian Church of America), a Apostolic Christian Church – Nazarean
possui maior liberalidade nos costumes. Principalmente nas igrejas do
oeste americano, não é tão incomum uma irmã frequentar a praia ou usar
calças, por exemplo. Práticas evangélicas comuns a outras denominações
também passaram a ser adotadas, como formação teológica dos líderes,
preparação de sermões e uso facultativo do véu. Em todo caso, a ACC-N
possui um governo mais congregacionalista, o que permite diferenças
entre as várias congregações do grupo. Portanto, não há uniformidade
nesses costumes, possuindo as congregações locais relativa liberdade
para deliberarem sobre esses assuntos.

Curiosamente, a denominação não faz tanta questão assim de se
diferenciar nominalmente da Igreja Apostólica Cristã (vide foto da
Igreja Cristã Apostólica de Seville, Ohio, em que exclui o Nazareno de
sua identificação).

A mãe da CCb será New_sign
Fonte da imagem: http://www.medinaacc.org/

Igreja Apostólica Cristã Alemã (The German Apostolic Christian Church)

Em 1932, anciães da igreja na Europa escreveram para a igreja
americana listando práticas e tradições a serem seguidas pelas igrejas.
Apenas uma pequena fração da igreja resolveu acatar o teor das cartas
enviadas.

Dessa forma, cerca de oito a dez igrejas no meio oeste americano se
organizaram na Igreja Apostólica Cristã Alemã. Conservaram, inclusive, a
língua alemã. Para muitos historiadores, a língua estava no cerne da
questão (Melton, J. Gordon. The Encyclopedia of American Religions: Vol
1).
Martin Steidinger, um dos anciães que liderou o movimento, dizia que a
perda da lingua alemã levaria a perda da caridade e ao retorno as
práticas mundanas. As primeiras igrejas a firmarem o movimento estavam
localizadas em Sabetha, Kansas; Silverton e Portland, Oregon; e várias
cidades de Illinois.

Atualmente, a denominação tem passado por um estado variando da
estagnação a retração. Exemplo disso é a venda de um de seus templos,
localizado em Peoria (Illinois), uma espaçosa e bela construção. Nessa
mesma cidade ainda se encontra templos da ACC-N e da ACCA, demonstrando o
impacto fragmentador que a divisão teve no seio da igreja nos Estados
Unidos.

Caracterizam-se pelo rigor ascético, sendo muito conservadores tanto
no estilo de vida quanto na forma de culto. Continuam a falar em alemão e
as mulheres somente usam o cabelo em coque ou partido ao meio.
Estima-se que hajam em torno de trezentos membros em todos os Estados
Unidos, hoje.

A igreja mãe, para diferenciar da dissidente, se distinguiu pelo qualificativo “of America”, presente em seu nome até hoje.

Igreja Cristã Nazarena, ou Congregação Cristã Nazarena (Nazarene Christian Congregation ou Nazarene Christian Church)

A mãe da CCb será Image_thumb
Nazarene Christian Congregation em Akron, Ohio. Fonte da imagem: Google Street View

É uma denominação de origem eslava, mais apropriadamente iugoslava.
Fortemente perseguidos pelo governo comunista do Marechal Tito, muitos
migraram para os Estados Unidos. Nos Estados Unidos existem poucas
igrejas. A maior parte delas se concentram, ainda hoje, no que era a
antiga Iugoslávia. Para maiores informações, consulte essa dissertação
de mestrado: http://www.c3.hu/~bocs/teza.htm.

Igreja Cristã Apostólica (Christian Apostolic Church)
Formada em 1955, é uma dissidente da Igreja Apostólica Cristã Alemã.
Não deve ser confundida com uma denominação homônima, pentecostal e
unicista. Atualmente, apenas três igrejas compõem essa denominação.
Possuem ensinamentos rígidos sobre divórcio, controle de natalidade e
ensino superior.

Finalizando…
Como se pode ver, as semelhanças entre a Apostolic Christian Church e
a Congregação Cristã são muitas. O fato de ambas situarem-se a parte da
comunidade evangélica em geral trouxe, para as mesmas, rótulos de exclusivismo e sectarismo.
No entanto, o credo doutrinário tanto de uma quanto de outra se
harmoniza com o que costumeiramente se atribui a ortodoxia cristã.

Para melhor entender a igreja norte-americana, uma sugestão é acessar o site oficial da igreja (www.apostolicchristian.org), para a igreja principal, ou www.apostolicchristianfoundation.org, para a ramificação nazarena. Para aqueles que não se satisfazerem com as informações oficiais, uma dica é visitar o forum http://apostolicchristiandiscussion.yuku.com/forums.
Lá, vários membros da igreja esclarecem sobre o funcionamento e
práticas da igreja. Um site ligado ao movimento anabatista (Bible Views)
oferece também informações sobre a ACC e pode ser conferido no link http://www.bibleviews.com/AC.html . Para quem gosta de fotos de igrejas, é só acessar esse álbum do Flick: http://www.flickr.com/groups/apostolicchristianchurches/ . Para informações gerais, consulte a página referente a igreja na wikipedia.
Gostohttp://atos.wordpress.com/2011/03/12/igreja-apostlica-crist-da-amrica/#commentsOne

PARTE  2 


Igreja Apostólica Cristã da América

A Apostolic Christian Church of America (Igreja Apostólica Cristã da América) é uma denominação organizada em meados do século XIX, com origens na Igreja Batista Evangélica Suiça, pastoreada por Samuel Froehlich.

A primeira igreja em solo americano foi organizada em Croghan, uma pequena cidade do interior do estado de Nova Iorque, em 1847. Até 1917 a denominação era conhecida como Igreja Evangélica Batista. Atualmente, conta com quase cem congregações nos Estados Unidos, concentradas principalmente na região centro-nordeste.Há ainda igrejas afiliadas no Japão (2), Portugal (2) e México (4).

Igreja Apostólica Cristã da América em Forrest. Fonte da imagem: www.forrestachchurch.org.

É impressionante a semelhança entre essa igreja e a Congregação Cristã. A ortodoxia doutrinária é semelhante (bíblia como Palavra de Deus, nascimento virginal de Jesus Cristo, Cristo como verdadeiro homem e verdadeiro Deus, salvação somente pela fé em Jesus Cristo, etc.) e as práticas litúrgicas são praticamente as mesmas. Primeiro, então, a doutrina oficial publicada no site www.apostolichristian.org, em tradução livre; depois, breve apresentação das práticas litúrgicas.

Doutrina

1. A Bíblia é a Palavra de Deus, inspirada e infalível dada por Ele ao homem. O Novo Testamento serve como base da doutrina cristã para a Igreja.

2. Há um só Deus eterno, o Criador de todas as coisas, que subsiste em três pessoas: o Pai, o Filho e o Espírito Santo.

3. Jesus Cristo, o Filho de Deus, foi gerado pelo Espírito Santo e nascido da Virgem Maria. Ele viveu uma vida sem pecado.

4. O homem foi criado à imagem de Deus, mas o pecado o separou de Deus. Todos que atingirem a idade da razão são responsáveis ​​por seus atos pecaminosos.

5. Jesus Cristo, ao dar Sua vida na cruz do Calvário, derramando Seu sangue precisoso, tornou-se nosso Remidor. Ele foi sepultado e ressuscitou ao terceiro dia para nossa justificação.

6. Ambos os salvos e os perdidos serão ressuscitados: os salvos para a vida eterna e os perdidos para a danação eterna.

7. A fé na obra redentora de Cristo no Calvário resulta em arrependimento. É o começo, portanto, de uma vida cristã autêntica. Os frutos do arrependimento são um coração contrito e humilhado, a oração, a confissão a Deus na presença do homem, abandono de todos os pecados, e um espírito de perdão.

Igreja Apostólica Crista da América em Fairbury, Illinois. Fonte da imagem: http://fairburyacchurch.org/.

8. Uma verdadeira conversão é evidenciada por um renascimento espiritual, a restauração da paz entre Deus e o homem, o fruto da ação do Espírito e da obediência à Palavra de Deus.

9. Na sequência de um testemunho de fé e de conversão, é realizado um pacto de fidelidade a Deus. Assim, é feito o batismo de fé (por imersão), administrado em nome do Pai, Filho e Espírito Santo.

10. O crente está selado com o Espírito Santo da promessa. Esta é reconhecida e simbolizada em uma oração de consagração (o batismo seguinte) pela imposição das mãos do presbítero. Como um membro do corpo de Cristo, o crente experimenta crescimento espiritual e edificação dentro da igreja.

11. A Igreja do Novo Testamento aparece em dois aspectos distintos:

A. Uma irmandade de homens e mulheres convertidos (conhecidos como Irmãos e Irmãs), com Cristo como Cabeça, funcionando de acordo com os ensinamentos do Novo Testamento.

B. A Igreja gloriosa, a noiva de Cristo, incluindo todos os santos de todas as idades, para se manifestar plenamente no retorno de Jesus Cristo.

12. Irmãos que estão sãos na fé, doutrina e exemplo, servem como anciães, ministros e professores. Eles são escolhidos a partir da congregação para a promoção do Evangelho da graça de Deus para todas as pessoas.

13. O pão e o fruto da videira, na Sagrada Comunhão, simbolizam o corpo e o sangue de Cristo. É servida a ceia em uma comunhão fechada (apenas para os membros da igreja local) após o auto-exame realizado pelos membros.

14. O ósculo santo, um beijo da caridade, é praticada entre os irmãos como um símbolo do amor de um pelo outro.

15. Irmãs usam um véu cobrindo a cabeça durante a oração e adoração, como um símbolo de sua submissão, de acordo com a ordem da Criação de Deus.

16. Os crentes vivem separados, santificados e vidas não estão conformados com o mundo. A disciplina de membros que pecaram é administrada para seu bem-estar espiritual e para a preservação da igreja.

17. As autoridades constituídas são respeitadas e obedecidas. Participam do exército com status de não-combatentes. Os juramentos não são feitos, mas a verdade é afirmada.

18. O casamento é uma união vitalícia ordenado por Deus, na qual um homem e uma mulher, se unem em uma só fé e comunhão ao Senhor pelo Santo Matrimónio.

19. Embora o dom da vida eterna é uma posse presente de cada crente verdadeiro, é possível para um crente, de sua própria vontade, abandonar sua fé, voltar ao pecado, e, consequentemente, perder a vida eterna com Cristo.

20. Construída no nome do Senhor Jesus Cristo, a Igreja é um corpo intimamente unido de crentes. Cada membro partilha das alegrias e tristezas do outro no verdadeiro espírito de fraternidade. A igreja pretende crescer no amor de Cristo e da compreensão da Sua Palavra. A Igreja estende um gracioso convite a todos para que venham, e adorem em espírito e verdade.

Práticas litúrgicas

1. Dos ministros não são exigidos nenhuma formação teológica especial, não sendo, portanto, graduados em escolas ou centros de treinamento bíblico.

2. Os serviços são dirigidos por um ancião, que não recebe nenhuma compensação financeira por isso.

3. Os sermões não são preparados previamente. Antes dos serviços, o ministro ora a Deus solicitando inspiração para exortação do texto bíblico a ser ministrado.

4. O canto é congregacional: todos os membros entoam os hinos. Não há apresentações individuais.

5. Nos templos, a oração é feita de joelho. Simboliza, assim dizem, o curvar do coração ante nosso Poderoso e Majestoso Senhor.

6. As mulheres se cobrem com véus nos cultos de adoração, em conformidade com I Cor. 11.

7. Homens e mulheres sentam-se separadamente nos templos. Assegura, segundo eles, maior comodidade aos crentes solteiros e viúvos essa distinção por gênero. No entanto, em ocasiões especiais, como funerais e casamentos, essa regra pode ser relaxada.

8. A primeira oração do serviço de culto é feita pelo ancião; a última é aberta aos membros.

9. São realizados dois cultos aos domingos (manhã e tarde). No intervalo, é oferecido um almoço para todos os participantes.

10. Não existe contribuição financeira obrigatória. Quando há necessidade, a mesma é comunicada do púlpito e os membros ofertam, voluntariamente, o valor que sentir tocado por Deus em caixas localizadas nos corredores da igreja.

11. Praticam o ósculo santo (irmãos com irmãos e irmãs com irmãs) como simbolo do amor fraternal em Cristo Jesus.

12. Recomendam a adoção de vestuário modesto, sem influências da moda sensual e ostensiva contemporânea.

13. Não é recomendado o uso de jóias e maquiagem para as mulheres.

14. Homens devem manter seus cabelos curtos; diferentemente das mulheres, que devem manter seus cabelos longos.

15. Há algumas restrições quanto a dança, música secular, televisão, cinema, teatro, alcool e fumo.

16. Antes do culto propriamente dito, costuma-se ter, na igreja, um momento musical, variando de 15 a 30 minutos, dependendo da congregação local.

17. Com exceção do ramo Nazareno (vide dissidências abaixo), todas as igrejas não estimulam o uso de barba pelos irmãos.

18. Costuma-se “levar saudação” quando for frequentar outra igreja. Essa saudação pode ser individual ou coletiva.

19. O casamento com membros de outras denominações não é recomendado.

20. Os membros não são encorajados a visitar outras denominações.

Dissidências

Igreja Apostólica Cristã – Nazarenos (Apostolic Christian Church – Nazarean)

Desde sua pioneira organização, é possível identificar quatro principais dissidências. A principal delas teve origem na primeira década do século XX e, depois de muitas discussões, deu origem a Igreja Apostólica Cristã – Nazarenos.

No centro da disputa estava o costume de usar barba/bigodes. Muitos europeus que migraram para os EUA mantinham esse costume – permitido pela igreja européia e não estimulado pela igreja americana.

Um breve parentesis: essa denominação manteve os laços com as igrejas européias e, por essa razão, há quem diz que a relação de dissidência é inversa, isto é, é a ACCA que se separou da ACC-N, sendo essa última a igreja-mãe. Todavia, o fato da maioria das igrejas manter-se sob a placa ACCA praticamente colocou a ACC-N como dissidente, e é esse o entedimento do presente texto.

Hoje, a Igreja Apostólica Cristã – Nazarenos possui mais de cinquenta congregações nos Estados Unidos, e algumas igrejas em Portugal (16) e Argentina (14). Financia missionários no Brasil em Guarapuava (PR), Macapá (AP), Pombos (PE), Nepomuceno (MG), Castanhal (PA), Santarem (PA), Altamira (PA) e Parintins (AM). As Igrejas da Paz brasileiras tem origem no trabalho missionário de um ministro desse grupo.

Apresentação do Coral. Igreja Apostólica Cristã – Nazarenos de Woodcliff Lake, New Jersey. Fonte da imagem: www.wclacc.org

Comparada com o maior ramo da Apostolic Christian Church (a Apostolic Christian Church of America), a Apostolic Christian Church – Nazarean possui maior liberalidade nos costumes. Principalmente nas igrejas do oeste americano, não é tão incomum uma irmã frequentar a praia ou usar calças, por exemplo. Práticas evangélicas comuns a outras denominações também passaram a ser adotadas, como formação teológica dos líderes, preparação de sermões e uso facultativo do véu. Em todo caso, a ACC-N possui um governo mais congregacionalista, o que permite diferenças entre as várias congregações do grupo. Portanto, não há uniformidade nesses costumes, possuindo as congregações locais relativa liberdade para deliberarem sobre esses assuntos.

Curiosamente, a denominação não faz tanta questão assim de se diferenciar nominalmente da Igreja Apostólica Cristã (vide foto da Igreja Cristã Apostólica de Seville, Ohio, em que exclui o Nazareno de sua identificação).

Our New Sign

Fonte da imagem: http://www.medinaacc.org/

Igreja Apostólica Cristã Alemã (The German Apostolic Christian Church)

Em 1932, anciães da igreja na Europa escreveram para a igreja americana listando práticas e tradições a serem seguidas pelas igrejas. Apenas uma pequena fração da igreja resolveu acatar o teor das cartas enviadas.

Dessa forma, cerca de oito a dez igrejas no meio oeste americano se organizaram na Igreja Apostólica Cristã Alemã. Conservaram, inclusive, a língua alemã. Para muitos historiadores, a língua estava no cerne da questão (Melton, J. Gordon. The Encyclopedia of American Religions: Vol 1).

Martin Steidinger, um dos anciães que liderou o movimento, dizia que a perda da lingua alemã levaria a perda da caridade e ao retorno as práticas mundanas. As primeiras igrejas a firmarem o movimento estavam localizadas em Sabetha, Kansas; Silverton e Portland, Oregon; e várias cidades de Illinois.

Atualmente, a denominação tem passado por um estado variando da estagnação a retração. Exemplo disso é a venda de um de seus templos, localizado em Peoria (Illinois), uma espaçosa e bela construção. Nessa mesma cidade ainda se encontra templos da ACC-N e da ACCA, demonstrando o impacto fragmentador que a divisão teve no seio da igreja nos Estados Unidos.

Caracterizam-se pelo rigor ascético, sendo muito conservadores tanto no estilo de vida quanto na forma de culto. Continuam a falar em alemão e as mulheres somente usam o cabelo em coque ou partido ao meio. Estima-se que hajam em torno de trezentos membros em todos os Estados Unidos, hoje.

A igreja mãe, para diferenciar da dissidente, se distinguiu pelo qualificativo “of America”, presente em seu nome até hoje.

Igreja Cristã Nazarena, ou Congregação Cristã Nazarena (Nazarene Christian Congregation ou Nazarene Christian Church)

image

Nazarene Christian Congregation em Akron, Ohio. Fonte da imagem: Google Street View

É uma denominação de origem eslava, mais apropriadamente iugoslava. Fortemente perseguidos pelo governo comunista do Marechal Tito, muitos migraram para os Estados Unidos. Nos Estados Unidos existem poucas igrejas. A maior parte delas se concentram, ainda hoje, no que era a antiga Iugoslávia. Para maiores informações, consulte essa dissertação de mestrado: http://www.c3.hu/~bocs/teza.htm.

Igreja Cristã Apostólica (Christian Apostolic Church)

Formada em 1955, é uma dissidente da Igreja Apostólica Cristã Alemã. Não deve ser confundida com uma denominação homônima, pentecostal e unicista. Atualmente, apenas três igrejas compõem essa denominação. Possuem ensinamentos rígidos sobre divórcio, controle de natalidade e ensino superior.

Finalizando…

Como se pode ver, as semelhanças entre a Apostolic Christian Church e a Congregação Cristã são muitas. O fato de ambas situarem-se a parte da comunidade evangélica em geral trouxe, para as mesmas, rótulos de exclusivismo e sectarismo. No entanto, o credo doutrinário tanto de uma quanto de outra se harmoniza com o que costumeiramente se atribui a ortodoxia cristã.

Para melhor entender a igreja norte-americana, uma sugestão é acessar o site oficial da igreja (www.apostolicchristian.org), para a igreja principal, ou www.apostolicchristianfoundation.org, para a ramificação nazarena. Para aqueles que não se satisfazerem com as informações oficiais, uma dica é visitar o forum http://apostolicchristiandiscussion.yuku.com/forums. Lá, vários membros da igreja esclarecem sobre o funcionamento e práticas da igreja. Um site ligado ao movimento anabatista (Bible Views) oferece também informações sobre a ACC e pode ser conferido no link http://www.bibleviews.com/AC.html . Para quem gosta de fotos de igrejas, é só acessar esse álbum do Flick: http://www.flickr.com/groups/apostolicchristianchurches/ . Para informações gerais, consulte a página referente a igreja na wikipedia.

18 comentários sobre “Igreja Apostólica Cristã da América

    1. Boa tarde, venho por este meio convidá los a conhecer a Pousada Mutran, localizada na cidade de Amparo, interior de São Paulo, em meio à área verde e belas paisagens, estarão em um ambiente cuidadosamente pensado para seu lazer, nosso site é http://www.pousadamutran.com.br acessem e confira. Estamos a disposição para recebe los com prazer em nossa Pousada.

  1. “A disciplina de membros que pecaram é administrada para seu bem-estar espiritual e para a preservação da igreja.”

    Isso também deveria ser nossa praxis.

    Abraço.

  2. existe noticias que a congregação cristã no brasil PODE SER
    UMA COPIA DA IGREJA APÓSTOLICA CRISTÃ DA AMERICA
    eu estou muito confuso com tudo isso a cada dia que passa
    surgem mais indicios que a ccb não tão unica quanto muitos
    acreditam ser

    1. Irmâ Sara ñ precisa ficar preocupada pois a CCB é uma igreja verdadeira de Cristo,
      Se existe outra igreja com a mesma doutrina devemos nos alegrar pois Deus guiou os seus fundadores tb com guiou o irmão Francescon.
      Simplesmente sirva a Deus com sinceridade na Congregação,Pois se Deus te converteu na CCB é porque ele tem plano para ti nessa denominação
      Deus Abenções

    1. Donizete, falta mais uma na sua lista: Igreja Cristã Evangélica na Romênia. Pode pesquisar na internet, inclusive congregamos na Congregação Cristã no Brasil em 02/02/2013 (Municipal/Carapicuiba-SP) e estavam presentes no culto 6 presbisteros (anciães) da Romênia, procure pesquisar também sobre este assunto.

    1. Não chamei esta denominação de falsa e sim que o Sr Francisconi a prageou, criando uma parecida que é a CCB !!!
      Alem do mais denominação que prega que batismo e uso e costume salva, a palavra do ancião acima da bíblia e não admoesta os fiéis a estudar e meditar na palavra de Deus, e que ela é o bom caminho, coloca a água antes o sangue, isto é batiza pessoas inconversas para depois a obra da salvação ser realizada e muitas doutrinas confusas e sem respaldo na na bíblia, não passa de uma seita herética e que esta conduzindo milhões ao inferno !!!

  3. A igreja Evangélica na Romênia não tem nada haver com a CCB, a mesma no Brasil é chamada de igreja Evangélica Casa de Oração ou Igreja Cristã Casa de Oração ou simplesmente a Igreja dos Irmãos e em outros países-também são chamados de Assembleia dos irmãos ou irmãos unidos, este movimento surgiu na Inglaterra no seculo 18, e espalhou pelo mundo, bem antes de surgir a CCB ou mesmo a Assembleia Cristã de Chicago nos EUA, berço da Congregação Cristã !!!

  4. Existe templos no Brasil ?
    Qual endereço?
    Fiquei encantado e queria conversar com um anciao desta denominação para maiores esclarecimentos.
    Meu telefone:(48)999542263
    Paulo Roberto Vieira.

  5. Eu gostaria de receber uma visita de um casal membro da igreja mãe :igreja apostólica crista da América.
    Meu endereco:
    Brasil-santa catarina-garopaba.
    Rodovia SC 434 km 10
    Bairro:areias de palhocinha
    Casa número 2802.
    Cep:88495000
    Ponto de referencia:
    Ao lado da rebocal.
    Meu telefone:(48)999542263
    Paulo Roberto Vieira

    1. Jesus disse:Quem não é contra mim,é por mim.nada podemos contra a verdade, a não ser pela verdade…
      Desde que essa verdade se enquadre dentro das palavras do senhor jesus.
      Existem igrejas que vivem para alimentar o ventre dos pregadores…
      Enquanto que a CCB da vida ao povo.
      Infelizmente o povo paga para ser crente,enquanto que na CCB Deus paga para o povo servi -lo com vida eterna.

    2. PARTE 3  PREFACIO  

  6. Igreja Cristã Apostólica da América

    Esta página consiste em duas partes: uma Boas-Vindas e uma Declaração de Fé .
    Um livro e outros artigos são mencionados no final.


    BEM-VINDO À NOSSA IGREJA


    “Porque ninguém pode lançar outro fundamento além do que já foi posto, o qual é Jesus Cristo” (1 Coríntios 3:11)

    Em geral

    Obrigado por frequentar a Igreja Cristã Apostólica e/ou fazer perguntas sobre ela. Esperamos que este livro o ajude a compreender melhor a igreja e as suas distinções, uma vez que se destinam a expressar muitos aspectos da Palavra de Deus e do Seu plano redentor para a humanidade.

    Ao ler esta breve explicação sobre a igreja, por favor, perceba que você é sempre bem-vindo para visitar nossas igrejas e fazer perguntas sobre qualquer aspecto da igreja e sobre o maravilhoso Plano de Salvação de Deus. Uma Declaração de Fé e outros materiais escritos estão disponíveis se desejar aprofundar estas questões de fé.

    Informações adicionais estão disponíveis em nosso ministério local ou escrevendo para Apostolic Christian Publishing Co., West Cruger Road, Eureka, Illinois 61530.

    Mais uma vez... muito obrigado pela sua pergunta e que Deus o abençoe ricamente!

    PREFÁCIO

    Este livreto pretende dar uma breve descrição da Igreja Cristã Apostólica. Ele fala das origens da igreja, apresenta um breve resumo de sua doutrina, dá a sua compreensão do maravilhoso plano de salvação de Deus e explica certos aspectos de sua adoração.

    Muitas vezes, à medida que várias pessoas entram em contacto com a Igreja Cristã Apostólica, tornam-se interessadas em muitos aspectos das suas crenças e práticas. A igreja, ao aplicar diligentemente os padrões do Novo Testamento à vida quotidiana e à adoração e também ao praticar uma profunda reverência para com Deus, levanta questões relativas à sua interpretação literal das Escrituras.

    Esperamos que aqueles que lerem este livreto tenham muitas de suas perguntas respondidas. No entanto, todos os interessados ​​são encorajados a assistir a uma assembleia cristã apostólica e aprender, através da observação e da audição, qual é a verdadeira pulsação deste corpo de cristãos.

    A salvação através de Jesus Cristo é o maior tesouro do homem. A Igreja Cristã Apostólica procura fazer o máximo para ajudar a explicar este maravilhoso dom de Deus, e reza diligentemente para que outros também se voltem para Deus em verdadeiro arrependimento, experimentem a paz com Deus e o homem, e o dom da vida eterna.

    I. DESCRIÇÃO

    A Igreja Cristã Apostólica acredita e promove as doutrinas do evangelho encontradas na Bíblia. Procura seguir os padrões de santidade estabelecidos nas Sagradas Escrituras.

    A igreja consiste em aproximadamente oitenta congregações em vinte estados. Isto inclui duas pequenas igrejas no Canadá e duas no Japão. O número total de membros é de aproximadamente 11.000. Crianças e adultos não batizados (chamados de “amigos da verdade”) constituem outros 9.000. Assim, cerca de 20.000 pessoas frequentam a Igreja Cristã Apostólica.

    A igreja realiza cultos de adoração em muitos campi universitários em vários estados, a fim de ensinar as Sagradas Escrituras a pessoas que frequentam universidades.

    A igreja também está envolvida em muitas atividades para beneficiar a humanidade. Todas essas atividades são feitas em nome de Cristo. Uma organização chamada World Relief recolhe pessoalmente tanto ajuda financeira como material para distribuição às pessoas necessitadas em todo o mundo. Também faz distribuições através de uma variedade de organizações aprovadas.

    Um Comitê Missionário nacional foi estabelecido para aproveitar as oportunidades de divulgar a Palavra de Deus. Existe uma organização chamada Projetos de Trabalho para ajudar a administrar esforços de caridade, por meio dos quais irmãos individuais se juntam a equipes de trabalho em projetos especiais para ajudar os necessitados e oprimidos.

    Milhares de Escrituras são distribuídas anualmente através da distribuição da Bíblia Cristã Apostólica. Nos últimos anos, os esforços para divulgar a Palavra de Deus desta maneira aumentaram acentuadamente. Os desembolsos anuais quadruplicaram no passado recente.

    A igreja opera dez lares de idosos para idosos em cinco estados. Estão incluídos nesta obra cerca de duzentas unidades de apartamentos para idosos que não necessitam de cuidados especializados. Além disso, a igreja opera um belo e moderno Lar para Deficientes em Morton, Illinois, e um espaçoso e agradável Lar para Crianças em Leo, Indiana. Essas instalações fornecem apoio físico, emocional e espiritual para pessoas com deficiência e crianças carentes. Além disso, um programa pré-escolar funciona em Athens, Alabama.

    Embora a igreja esteja envolvida numa infinidade de actividades de caridade para ajudar os pobres e necessitados, a sua descrição mais precisa reside na sua devoção à Palavra de Deus e no seu compromisso contínuo com a gloriosa causa de Cristo. A sua principal intenção é pregar, ensinar e viver o evangelho de Cristo para que outros também ouçam e respondam afirmativamente a esta mensagem de salvação - e algum dia, pela maravilhosa graça de Deus, entrem no portal do céu.

    II. ORIGEM

    A igreja foi fundada no início da década de 1830 por Samuel Froehlich, um jovem seminarista na Suíça, que havia experimentado uma conversão bíblica. Sentindo-se guiado por Deus, ele começou a pregar as verdades simples da Bíblia. No final das contas, cerca de 110 congregações foram formadas em trinta e cinco anos em vários países europeus. A intenção de Froehlich era organizar uma igreja baseada numa interpretação literal da Palavra de Deus. Ele enfatizou o versículo, ..... ensinando-os a observar todas as coisas que eu lhes ordenei." (Mat. 28:20). A igreja, embora reconheça o trabalho de Froehlich, dá glória a Deus por todas essas realizações.

    Froehlich foi um pregador erudito e enérgico que, apesar de grandes probabilidades e muitas decepções, transmitiu poderosamente a mensagem de salvação. Ele também era hábil em persuasão, especialmente em visitas pessoais, e dessa forma atraiu muitos ao padrão bíblico de arrependimento. Suas atitudes e entendimento bíblico foram moldados, em parte, pelos reformadores radicais do século XVI, conhecidos como Anabatistas, cujo lema doutrinário era “Sola Scriptura”. Isto significava que somente as Escrituras constituíam o único fundamento verdadeiro para a doutrina e a vida – e deveriam ser seguidas. A igreja continuou ao longo dos anos a seguir diligentemente os ensinamentos do Novo Testamento e a considerar toda a Palavra como infalível e inerrante.

    Os Anabatistas foram os primeiros reformadores da Europa do século XVI a ensinar e praticar o batismo de adultos ou "batismo de crentes" em oposição ao batismo infantil. Froehlich também instituiu a prática do batismo de adultos em suas igrejas. Na Europa, a igreja era conhecida como Batista Evangélica. Mais tarde, tornou-se conhecido como Cristão Apostólico na América. Este nome foi escolhido porque a igreja segue os ensinamentos de Cristo e dos Apóstolos.

    A Igreja Cristã Apostólica encontrou presença na América em 1847, quando uma igreja foi organizada no Condado de Lewis, Nova York. O local ficava na área de Croghan-Naumburg. Outra igreja foi formada um ano depois em Sardis, Ohio, na região sudeste daquele estado.

    A partir deste início, na América, a igreja cresceu, principalmente nas férteis áreas agrícolas do meio-oeste. À medida que os imigrantes vieram da Europa (principalmente das igrejas de Froehlich) e novos convertidos foram acrescentados nos Estados Unidos, a igreja floresceu. Os primeiros ministros, preparados e inspirados por Froehlich na Europa, eram zelosos em pregar a Palavra na América.

    A partir da década de 1920, a maioria das novas igrejas formadas na América foram fundadas em áreas metropolitanas. Isso ocorreu porque muitos dos descendentes da igreja buscaram oportunidades profissionais em outras áreas além da agricultura. Assim, hoje a Igreja Cristã Apostólica consiste em uma mistura de igrejas urbanas e rurais. Embora a maioria das igrejas maiores ainda existam em cidades e vilarejos rurais (há algumas exceções), é interessante notar a presença hoje de igrejas cristãs apostólicas em grandes cidades - como Washington, DC, Los Angeles, Chicago, Denver, Portland, Sarasota, Fort. Lauderdale, Detroit, Phoenix, Kansas City, Filadélfia e Indianápolis.

    III. DOUTRINA

    A doutrina da igreja é baseada em uma interpretação literal da Bíblia que é reconhecida como inspirada por Deus, infalível e inerrante. Os ensinamentos do Novo Testamento são seguidos cuidadosamente e conselhos e conselhos são buscados em exemplos encontrados no Antigo Testamento.

    Acredita-se que a salvação é obtida pela graça através da fé em Jesus Cristo. A verdadeira fé incorpora o componente da obediência que instrui uma alma a fazer como o Senhor Jesus enfaticamente ensinou: “Arrependam-se, porque o reino dos céus está próximo” (Mateus 4:17). O padrão bíblico de arrependimento é observado, o que inclui tristeza segundo Deus (2 Coríntios 7:10) por uma vida pecaminosa passada, confissão de pecados (Mat. 3:6, Atos 19:18), restituição por erros passados ​​(Mat. 5). :23, 24) e tornando-se morto para o pecado (1 Pedro 2:24). A maravilhosa e incomparável graça de Deus é dada àqueles que são humildes de coração (Tiago 4:6), juntamente com a paz e o perdão de Deus.

    Após a conversão, um crescimento nas graças cristãs e a manifestação do fruto do Espírito, o novo convertido dá então um testemunho da sua fé e experiência de conversão à congregação. Isto é seguido pelo batismo nas águas por imersão. (Mateus 3:13-17). O batismo simboliza o sepultamento da velha natureza pecaminosa na morte de Cristo, e a subseqüente elevação de uma alma das águas batismais como uma nova criatura em Cristo Jesus (Romanos 6:3-4). Isto é seguido pela imposição de mãos através da qual um presbítero da igreja ora pelo novo membro como a confirmação oficial da presença do Espírito Santo no coração do crente (Atos 8:17-19).

    O novo membro está assim formalmente unido à igreja, que é o corpo de Cristo. Espera-se que ele adote plenamente os padrões doutrinários e de estilo de vida da igreja que são baseados na Palavra de Deus. Uma vida de paz e alegria segue à medida que se segue os caminhos da santidade e santificação bíblica. Apesar das provações e da potencial tristeza e tentação, a graça de Deus é suficiente para que os corações humildes recebam felicidade e contentamento (1Tm 6:6) na expectativa do céu – se forem verdadeiros e fiéis até o fim da vida. A abnegação (Mateus 16:24), a separação do pecado e das obras infrutíferas (2 Coríntios 6:14-18), a inconformidade com o mundanismo (Romanos 12:2) são partes integrantes da caminhada de vida cristã.

    4. ESTILO DE VIDA

    Como nova criatura em Cristo, o crente se dedica a uma vida de zelo, compromisso e crescimento na compreensão da Palavra de Deus. Ele se esforça para ser não apenas um “ouvinte” da Palavra, mas também um “cumpridor” da Palavra. Conseqüentemente, seu estilo de vida foi planejado para seguir os padrões encontrados na Bíblia. Estas estão muitas vezes em desacordo com as formas contemporâneas às quais o crente deve resistir.

    As Escrituras constituem a base para o estilo de vida de uma pessoa. Porque a Palavra é infalível e isenta de erros, suas mensagens e mandamentos são seguidos pela igreja. Os padrões da Bíblia não são opcionais. Todos os seus ensinamentos são “proveitosos para ensinar, para redarguir, para corrigir, e para instruir na justiça” (2 Timóteo 3:16). Todos os seus ensinamentos são essenciais para uma vida piedosa. Um verdadeiro crente evita a tendência moderna de dividir a Palavra em “essenciais” e “não essenciais”, sentindo que categorizar uma parte da Palavra de Deus como não essencial é elevar-se acima de Deus.

    O estilo de vida gira em torno dos motivos de (1) tornar-se mais semelhante a Cristo, (2) redimir o tempo e (3) fazer aquelas coisas que dão frutos para a glória de Deus e nosso Salvador.

    A vida de um verdadeiro cristão reflete a Luz (isto é, a virtude e a santidade de Cristo) no discipulado diário. A luz de Cristo é observável, tanto interior como exteriormente. A santidade interior é composta pelo fruto do Espírito: amor, alegria, paz, longanimidade, mansidão, bondade, fé, mansidão e temperança (Gálatas 5:22-23). A santidade exterior distingue-se pela moderação, discrição e moderação no vestuário. Evitam-se roupas dispendiosas (1 Timóteo 2:9) e a conformidade com estilos extravagantes e ridículos de vestuário. (Romanos 12:2). A distinção de gênero no vestuário e na aparência geral está de acordo com a vontade de Deus. Para as mulheres, a piedade exterior é refletida por uma aparência casta e não sensual. (1 Pedro 3:2). Cabelos longos presos em um estilo modesto, juntamente com a ausência de acessórios cosméticos e joias, refletem uma santidade e humildade interior (1 Timóteo 2:9; 1 Coríntios 11:15). Os homens também mantêm um comportamento exterior que é consistente com os temas da sobriedade e da discrição. Cabelos longos são evitados. Uma aparência limpa e respeitosa reflete um coração cheio de sinceridade espiritual e seriedade. Os homens evitam trajes chamativos e esportivos.

    V. ADORAÇÃO

    O culto de adoração nas igrejas cristãs apostólicas reflete a reverência especial dos irmãos por Deus e por Cristo. Uma atitude especial em relação à onipotência (Ap 19:6) e à santidade (Sl 99:5-9) de Deus é demonstrada de muitas maneiras.

    Todos os aspectos da adoração têm como objetivo aproximar os adoradores de Deus e aprofundar a apreciação humana de Seus caminhos. Assim, todos os procedimentos de adoração (ou seja, ler as Escrituras, pregar, cantar e orar) têm como objetivo dar a Deus, e não ao homem, reconhecimento supremo e glorificar Seu nome. Por exemplo, a igreja segue o ideal da Bíblia na apresentação de sermões. O Apóstolo Paulo foi explícito ao afirmar que ele não pregava às suas igrejas “com excelência de palavra ou de sabedoria” (1 Coríntios 2:1) e que “a minha palavra e a minha pregação não consistiram em palavras persuasivas de sabedoria humana, mas na demonstração do Espírito e de poder" (1 Coríntios 2:4). Em vez disso, ele decidiu não saber nada, exceto Jesus Cristo e este crucificado (1 Coríntios 2:2). Assim, os ministros não são treinados no conhecimento humano em seminários ou faculdades bíblicas, e o conhecimento mundano não é considerado importante. A igreja sente fortemente que a fé não deve basear-se na sabedoria dos homens, mas no poder de Deus (1 Coríntios 2:5). Se a pregação fosse feita com sabedoria de palavras, “a cruz seria anulada” (1 Coríntios 1:17). Os ministros são escolhidos dentre as congregações e servem mandatos por tempo indeterminado. São homens de boa reputação, com bom entendimento e fidelidade às Escrituras, e são leais no apoio às doutrinas da igreja. Eles servem sem remuneração salarial. Mais de um ministro serve uma igreja, sendo a média de três a cinco.

    Os ministros não selecionam textos bíblicos nem preparam esboços de sermões antes do culto (em ocasiões especiais, como casamentos, funerais ou feriados, podem escolher um texto bíblico apropriado). Em vez disso, ministros e presbíteros oram e meditam na Palavra durante a semana. Para a sua mensagem, eles abrem as Escrituras aleatoriamente enquanto estão diante da congregação e usam esses textos para a sua mensagem. Parece que Deus sabe muito melhor do que o ministro o que a congregação precisa ouvir. O ministro, portanto, depende humildemente do Espírito Santo para inspiração, orando para ser usado como um instrumento para o benefício e edificação dos adoradores.

    Cantar também é simples e sagrado no estilo “a cappella”. Toda música tem como objetivo focar em Deus. A intenção da adoração não é entreter, mas enriquecer e glorificar a Deus. Todos os paroquianos cantam. Não há solistas individuais nem grupos corais durante o culto de adoração, para que toda honra e glória possam se concentrar claramente em Deus, e não no homem.

    No santuário, a oração é oferecida a Deus ajoelhado. Este estilo prostrado simboliza a humanidade falível "curvando-se" de coração e mente diante de um Deus e Pai todo-poderoso, misericordioso e infalível. Linguagem de oração como "Tu, Tu, Teu e Teu" - tanto na oração quanto na música - pretende oferecer uma reverência mais profunda nas mentes dos adoradores, em oposição ao mais informal e contemporâneo "Você e seu".

    Os membros do sexo feminino usam um véu sobre a cabeça durante a oração e adoração de acordo com as Escrituras (1 Coríntios 11:5). Isto reflete a ordem de Deus (1Co 11:3-13). Os membros do sexo masculino oram com a cabeça descoberta (1Co 11:7).

    Homens e mulheres sentam-se separadamente durante os cultos regulares. No entanto, isso às vezes é relaxado em ocasiões especiais, como casamentos e funerais. Embora nenhuma Escritura reflita esta prática, tanto a tradição judaica como a cristã o fazem. Esta prática foi universalmente observada em ambas as religiões, começando com a adoração no templo até o final do século XIX. Assentos separados durante o culto contribuem para um melhor canto "a cappella" e ajuda viúvas, viúvos e membros solteiros a se sentirem mais confortáveis ​​ao sentarem-se com crentes do seu próprio sexo. Também contribui para menos distração de gênero.

    Durante a primeira parte do culto, a oração é oferecida pelo ministro que conduz o culto. Perto do final do culto, porém, qualquer irmão da congregação pode ser convidado a orar. Todos os membros do sexo masculino podem participar na oração e no anúncio das canções. Isto é feito porque a igreja acredita no “sacerdócio de todos os crentes” (1 Pedro 2:5; 1 Pedro 2:9). É costume realizar dois cultos no domingo. Após o culto matinal, é servido um almoço ao meio-dia, seguido de um período de comunhão. Segue-se outro culto de adoração.

    Todos são bem-vindos para almoçar, incluindo visitantes e convidados. Os membros assistem a ambos os cultos e todos - amigos, visitantes e convidados - são incentivados a comparecer também. As coletas de caridade não são solicitadas através da entrega de um prato de coleta após os cultos. Ninguém é pressionado ou deveria sentir-se obrigado a fazer contribuições financeiras. Em vez disso, quando as coletas são destinadas a projetos especiais, elas são anunciadas no púlpito e as doações são colocadas em “caixas de caridade” localizadas nos corredores da igreja. Irmãos e amigos doam de livre e espontânea vontade, à medida que se sentem guiados pelo Espírito de Deus.

    A comunhão, embora não seja uma parte formal do culto de adoração, é, no entanto, complementar à adoração. Os irmãos, quando se reúnem para adoração, têm um sentimento caloroso, semelhante ao de Cristo, uns pelos outros. Os membros cumprimentam-se assim com um beijo sagrado (dentro do seu próprio género). Isto é ensinado cinco vezes no Novo Testamento (Romanos 16:16; 1 Coríntios 16:20; 11 Coríntios 13:12; 1 Tessalonicenses 5:26; 1 Pedro 5:14). É uma bênção para o coração humilde e convertido, pois é uma expressão de amor e bondade para com os outros na família da fé.

    VI. FRATERNIDADE

    Existe um vínculo de amor e proximidade entre os cristãos apostólicos - talvez um sentimento de afeição semelhante tão profundo como existe entre qualquer denominação religiosa americana; e esta estima pelos irmãos estende-se de congregação em congregação dentro da denominação. Esta estreita comunhão é muito especial e preciosa para os cristãos apostólicos.

    Isto ocorre porque a igreja acredita no ensino bíblico de unidade e unicidade. Os cristãos apostólicos acreditam que a igreja é o corpo de Cristo e que Cristo é a cabeça (Efésios 5:23; Efésios 2:20). Os dois são inseparáveis. O individualismo, tão proeminente na sociedade, está em conflito com as verdades da fraternidade unificada ensinadas pela Palavra. Assim, assim como um corpo físico (que tem muitas partes ou membros), a igreja é um corpo espiritual com muitos membros. Este corpo espiritual está unido, não dividido (1Co 1:10). A Bíblia dá à igreja grande autoridade, não apenas para “ligar e desligar” (Mateus 18:18), mas para instruir e encorajar (Hebreus 13:7, 17; Atos 15).

    Os irmãos e irmãs na igreja devem amar uns aos outros como Cristo nos amou (João 13:34). Eles devem submeter-se uns aos outros no temor de Deus (Efésios 5:21). Eles devem respeitar a consciência um do outro (1Co 8:9-13; Romanos 14:21). Além disso, eles são solicitados, por meio das Escrituras, a encorajar (exortar) (Romanos 12:8; 1 Timóteo 4:13; 2 Timóteo 4:2) uns aos outros e, se necessário, corrigir (admoestar) uns aos outros (Romanos 15). :14; 2 Tes. 3:14-15). Tudo isso é feito com amor e gentileza, com a intenção de fortalecer o membro individual e, portanto, todo o corpo. Da mesma forma, os crentes devem ser “perfeitamente unidos” (1 Coríntios 1:10) e “devidamente enquadrados”. (Efésios 4:16, Efésios 2:21). Eles devem guardar os mesmos julgamentos espirituais (1 Coríntios 1:10) e andar de acordo com a mesma regra (Filipenses 3:16).

    Seguir este padrão bíblico de ordem divina resulta em grande medida de amor e união. Em Cristo e no Seu corpo, a igreja (que são inseparáveis), o crente encontra conforto, contentamento, inspiração e unidade do Espírito.

    VII. MISSÃO

    A missão da igreja é difundir a Palavra de Deus através da pregação, do ensino e de um exemplo vivo. Ao pregar a Palavra, a igreja e o indivíduo podem melhor “batalhar pela fé que uma vez foi entregue aos santos” (Judas 3). O motivo de cada membro individual é refletir a Luz de Cristo, obedecer à Palavra e testemunhar a mensagem de Cristo, tanto por meio de boas obras (1 Pedro 2:12) quanto por estar pronto para dar expressões verbais de sua fé quando perguntou (1 Pedro 3:15).

    Os esforços missionários têm visto a abertura de muitas novas igrejas na América, juntamente com sessões de pregação e ensino entre irmãos da igreja em campi universitários.

    Após a Segunda Guerra Mundial, os esforços missionários resultaram no estabelecimento de algumas igrejas no Japão. Recentemente, os presbíteros da igreja viajaram para a Índia para exercer influência doutrinária em uma missão médica e evangélica naquele país sobre o qual a igreja tem tutela.

    Os esforços missionários são mais proeminentes, no entanto, numa base individual, trazendo conhecidos para a igreja e permitindo-lhes ouvir a Palavra e observar o amor semelhante ao de Cristo e a ordem piedosa encontrada entre os irmãos. Os pais reconhecem que um dos maiores campos missionários está no lar com os filhos. O trabalho missionário de grupo específico é canalizado através de um comitê missionário nacional.

    VIII. PROPÓSITO

    A razão da existência de um crente é glorificar a Deus. O principal objetivo da vida de um crente é seguir a Deus e fazer a Sua vontade. Um verdadeiro crente vive e anda no Espírito e crucificou a carne com suas afeições e concupiscências (Gálatas 5:24, 25).

    O motivo e o propósito de um crente é envolver-se em atividades edificantes que edifiquem o homem interior e espiritual. Ele ainda trabalha para melhorar e promover o reino de Deus e para fortalecer a igreja no amor (Efésios 4:16).

    "Portanto, irmãos, somos devedores, não à carne, para vivermos segundo a carne. Porque, se viverdes segundo a carne, morrereis; mas se pelo Espírito mortificardes as obras do corpo, vivereis" ((Romanos 8:12-13).

    “Estou crucificado com Cristo; contudo, vivo; contudo, não eu, mas Cristo vive em mim; e a vida que agora vivo na carne, vivo-a pela fé no Filho de Deus, que me amou e se entregou a si mesmo por mim” (Gl 2:20).

    “A religião pura e imaculada para com Deus e o Pai é esta: Visitar os órfãos e as viúvas nas suas tribulações e guardar-se imaculado das impurezas do mundo” (Tiago 1:27).

    IX. GOVERNANÇA

    O corpo da igreja reconhece Cristo como o cabeça da igreja, o primogênito entre os irmãos e a principal pedra angular. No entanto, num sentido terreno, um grupo de aproximadamente cinquenta Anciãos locais constitui um Conselho Nacional de Anciãos que, na forma de uma liderança servil, exerce orientação doutrinária e autoridade para o benefício das várias congregações locais. O comité de liderança deste conselho funciona numa base rotativa, pelo que nenhuma autoridade contínua será atribuída a qualquer pessoa ou pequeno grupo.

    X. ESPERANÇA

    O motivo principal do cristão é atingir a meta de alcançar o portal do céu. O crente se vê como um “peregrino” e estrangeiro (1 Pedro 2:11) nesta curta vida terrena que está caminhando por um caminho “estreito” (Mateus 7:14) para a vida eterna no céu. As Escrituras usam adjetivos explícitos como “peregrinos”, “estrangeiros” e “caminho estreito”, e a igreja os leva a sério.

    Como filho de Deus, o foco está nas coisas invisíveis do Espírito. Somente as coisas espirituais durarão para sempre. O sistema de valores de um crente diminui a importância das coisas materiais e terrenas – como riqueza, status e facilidade – porque elas eventualmente desaparecerão e poderão corroer a determinação espiritual de alguém. Um crente tem um alcance e uma visão espiritual que não se limita à vida presente, mas abrange aquelas coisas que têm valor eterno. A afeição de alguém está colocada nas coisas do alto, não nas coisas da terra (Colossenses 3:1, 2).

    A bendita esperança do céu é tornada possível pela morte e sangue derramado de Jesus Cristo. À medida que o homem se rende a Ele em verdadeiro arrependimento, se converte (pela Sua graça) e depois segue obedientemente os padrões de uma vida piedosa, ele pode nutrir a esperança da vida eterna no céu! As delícias do céu são tão grandes que “as coisas que os olhos não viram, e os ouvidos não ouviram, e não subiram ao coração do homem, são as que estão preparadas para aqueles que o amam” (1 Coríntios 2:9).

    A doutrina da igreja e os seus subsequentes padrões de estilo de vida são todos concebidos para ajudar o crente peregrino a alcançar as belezas do céu.

    “Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a eternidade” JOÃO 3:16

    do livreto de boas-vindas




    DECLARAÇÃO DE FÉ
    Igreja Cristã Apostólica da América

    1. A Bíblia é a Palavra inspirada e infalível de Deus para o homem. O Novo Testamento serve como fundamento da doutrina da Igreja Cristã Apostólica. A versão autorizada da King James é adotada. João 1:1, II Tm. 3:16, II Ped. 1:20-21, Apocalipse 22:18-19.

    2. Existe um Deus eterno, o Criador de todas as coisas, que existe em três pessoas: o Pai, o Filho e o Espírito Santo. Gênesis 1:1, Mat. 28:19, Cl 1:16-17, Apocalipse 1:8.

    3. Jesus Cristo. o Filho de Deus, foi gerado pelo Espírito Santo e nasceu da Virgem Maria. Ele viveu uma vida sem pecado. É. 7:14, Mat. 1:23, Heb. 1:1-8, 7:26.

    4. O homem foi criado à imagem de Deus, mas pela transgressão do homem, ele se separou de Deus. Todos os que atingem a idade da responsabilidade são responsáveis ​​pelos seus atos pecaminosos. Gênesis 1:20, Gênesis 3, João 3:3, Rom. 3:10, 12, 23.

    5. Jesus Cristo deu a Sua vida na cruz do Calvário e o Seu precioso sangue foi derramado como resgate por todos. Ele foi sepultado e ressuscitou no terceiro dia para nossa justificação. ROM. 4:25, Rom. 5:8, 1 Cor. 15:3-4, 1Tm. 2:6, eu Ped. 1:18-19.

    6. Tanto os salvos como os perdidos serão ressuscitados: os salvos para a vida eterna e os perdidos para a condenação eterna. Dan. 12:2. João 3:16, João 5:28-29, II Ped. 3:7-9, Apocalipse 20:12-15.

    7. A fé na obra redentora de Cristo no Calvário, que resulta em arrependimento, é o início de uma verdadeira vida cristã. Os frutos do arrependimento são um coração humilde e contrito, oração, tristeza segundo Deus, confissão a Deus na presença do homem, abandono de todo pecado, restituição e um espírito perdoador. Sal. 34:18, Pro. 28:13, Mat. 3:6-8, Mat. 18:21-35, Lucas 14:33, Lucas 19:8, Atos 17:30, Atos 19:18, ii Cor. 7:10, Efé. 2:8-9, Heb. 11:6,1 João 1:9.

    8. Uma verdadeira conversão é evidenciada por um renascimento espiritual, pela restauração da paz com Deus e com o homem, pelo fruto do Espírito e pela obediência à Palavra de Deus. ROM. 5:1, Gál. 5:22-26, 1 Ped. 1:23, 1 João 2:3-6.

    9. Após um testemunho de fé e de conversão, é feita uma aliança de fidelidade a Deus. O batismo de fé (por imersão) é administrado em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo, Mat. 28:19, Rom. 6:3-4, Heb. 10:16-17, I Ped. 3:21.

    10. O crente é selado com o Espírito Santo da promessa. Isto é reconhecido e simbolizado numa oração de consagração (após o batismo) pela imposição de mãos do presbítero. Como membro do corpo de Cristo, o crente experimenta crescimento espiritual e edificação dentro da igreja. ROM. 12:5; Ef. 1:13, 4:15; Eu Tim. 4:14; Heb. 6:1-2.

    11. A Igreja do Novo Testamento aparece em dois aspectos distintos:

    a. Uma comunhão de homens e mulheres convertidos (conhecidos como Irmãos e Irmãs), com Cristo como Cabeça, funcionando de acordo com os ensinamentos do Novo Testamento. Matt. 18:20; Eu Cor. 1:10; Cl 1:18.

    b. A gloriosa Igreja, a Noiva de Cristo, incluindo todos os santos de todas as épocas, se manifestará plenamente no retorno de Cristo Jesus. Eu Cor. 15:52; Ef. 5:27; Eu Tess. 4:16-17.

    12. Os irmãos que são sólidos na fé, na doutrina e no exemplo servem como élderes, ministros e professores. Eles são escolhidos na congregação para a promoção do Evangelho da graça de Deus a todas as pessoas. Matt. 28:19-20; Ef. 4:11-12; II Tm. 2:2; Heb. 13:7, 17.

    13. O pão e o fruto da videira na Sagrada Comunhão simbolizam o corpo e o sangue de Cristo. Uma comunhão fechada é observada pela igreja após o auto-exame dos membros. Eu Cor. 10:16; 11:17-32; II Cor. 6:14-18.

    14. A Santa Saudação, um beijo de caridade. é praticado entre os irmãos como um símbolo de amor mútuo, Rom. 16:16; Eu Cor. 16:20; Eu animal de estimação. 5:14.

    15. As Irmãs usam um véu ou cobertura para a cabeça durante a oração e adoração como símbolo da sua submissão de acordo com a ordem da Criação de Deus. Eu Cor. 11:1-16.

    16. Os crentes vivem vidas separadas e santificadas e não estão conformados com o mundo. A disciplina dos membros que erram é administrada para o seu bem-estar espiritual e para a preservação da igreja. Matt. 18:15-17; João 17:14-16; ROM. 12:2; 1 Cor. 5; Garota. 6:1; Eu Tess. 5:22; II Tes. 3:6, 14-15; Tiago 1:14-15; 4:4; 1 animal de estimação. 1:14-15; I João 2:15-17.

    17. A autoridade governamental é respeitada e obedecida. Os membros servem nas forças armadas como não combatentes. Juramentos não são feitos, mas a verdade é afirmada. Matt. 22:21; Lucas 3:14; ROM. 13:1-10; Eu Tim. 2:1-2; Heb. 12:14; Tiago 5:12; 1 animal de estimação. 2:12-14.

    18. O casamento é uma união vitalícia ordenada por Deus, na qual um homem e uma mulher pensam da mesma forma. fé e comunhão estão unidas no Senhor no Santo Matrimônio. Marcos 10:9; Eu Cor. 7:39; Ef. 5:21-33; Cl 3:18-19; Tito 2:2-6, 1 Ped. 3:1, 7.

    19. Embora o dom da vida eterna seja uma posse presente de todo verdadeiro crente, é possível que um crente, por sua própria vontade, abandone a sua fé. retornar ao pecado e, conseqüentemente, perder a vida eterna com Cristo. Matt. 25:24-30; João 3:36; João 15:1-7; ROM. 6:16, 8:35-39; Eu Cor. 9:27; Eu Tim. 1:18-20, 4:1; II Animal de estimação. 2:22; 1 João 5:11-13; Apocalipse 2-10, 3:5.16, 21.

    20. Edificada sobre o Senhor Jesus Cristo, a igreja é um corpo unido de crentes que partilham as alegrias e tristezas uns dos outros no verdadeiro espírito de fraternidade. A igreja procura crescer no amor de Cristo e na compreensão de Sua Ala. A igreja estende um gracioso convite a todos para virem e adorarem em espírito e em verdade. Lucas 24:47; João 4:24; Eu Cor. 1:10; 1 Cor. 12:25-26. Ef. 4:16; Fil. 1:21.


    GOVERNO DA IGREJA CRISTÃ APOSTÓLICA

    Local

    1. Cristo é o cabeça da igreja, o pastor principal; e toda autoridade flui Dele. Ef. 1:22-23; Col. 1:18-20;1 Ped. 5:4.

    2. Solicita-se orientação da congregação para preencher cargos de ensino e liderança, seja por voto ou sugestão pessoal. A decisão da nomeação cabe ao presbítero, responsabilidade dada a Timóteo pelo apóstolo Paulo. II Tm. 2:2.

    3. O presbítero (bispo) e os diáconos são escolhidos de acordo com as instruções e à luz das qualificações dadas em I Tim. 3 e Tito 1:5-9. O sentimento da congregação de apoio a um irmão ministrador para tais deveres é obtido por votação. As decisões sobre a nomeação de presbíteros e diáconos ordenados cabem ao corpo nacional de presbíteros. Atos 6:2-6.

    4. Deveres dos presbíteros e diáconos

    a. Um presbítero é o administrador dos assuntos espirituais da igreja. Ele realiza os ritos (batismo, imposição de mãos, comunhão, casamento), aconselha convertidos e membros e desempenha todos os deveres ministeriais. Heb. 13:7, 17; Eu animal de estimação. 5:1-5.

    b. Um diácono serve como assistente do presbítero e desempenha todas as funções ministeriais. Atos 6:1-6.

    5. A disciplina dos membros que erram é administrada para o seu bem-estar espiritual e para a preservação da igreja. O presbítero é responsável por administrar a disciplina na assembleia dos crentes com o seu apoio e em seu benefício. Eu Cor. 5; Garota. 6:1; II Tes. 3:6, 14-15; Eu Tim. 5:20.

    Confessional

    1. Existem aproximadamente 50 anciãos activos que se reúnem semestralmente para tratar de assuntos de governação nacional.

    2. A autoridade doutrinária cabe a este corpo de presbíteros que depende da inspiração do Espírito Santo e da Palavra para orientação.

    3. Não há hierarquia dentro do corpo de presbíteros. Cada um tem igual autoridade e responsabilidade, excepto que uma comissão rotativa de cinco anciãos eleitos por este órgão trata da correspondência, prepara a agenda e conduz reuniões ordenadas, e responde às necessidades especiais da congregação local.

    4. O corpo de presbíteros é responsável pela aprovação dos candidatos a presbíteros e diáconos ordenados e pelo estabelecimento dos principais projetos da igreja.

    5. Existe ampla comunicação e cooperação entre os mais velhos. Há visitas frequentes entre igrejas e assistência em deveres como comunhão, audição de testemunhos, serviços de ordenação e muitos outros assuntos importantes.

    Esta é uma página da Web não oficial. Para mais informações sobre nossa igreja entre em contato:

    Apostolic Christian Publishing Co.,
    805 West Cruger Road
    PO Box 52
    Eureka, Illinois 61530.

    Comitê de Missão Cristã Apostólica
    Caixa 23356
    Overland Park, KS 66223
    913-681-3796

    Para aprender mais sobre o ensino da Bíblia sobre arrependimento, fé, discipulado, redenção, etc. leia Redenção Realizada por meio de Cristo – Um Estudo dos Ensinamentos da Bíblia sobre Redenção. A seguir estão dois artigos interessantes, The Christian Veiling e The Christian's Appearance , que a maioria dos cristãos ignora hoje. Muitos outros artigos podem ser encontrados em nossa página inicial .

    Convidamos especialmente os irmãos e irmãs cristãos apostólicos e amigos a lerem sobre a Redenção Realizada. . . livro e os artigos. Estes apresentam visões bíblicas históricas sustentadas pelos cristãos apostólicos.


    Nossa página inicial é www.bibleviews.com . Apresenta uma testemunha menonita anabatista (conservadora). A Igreja Cristã Apostólica é considerada parte do movimento Anabatista.

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Site mãe CCB     https://www.apostolicchristian.org/statement-of-faith

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